Soluções financeiras: qual a mais indicada para cada situação?

Por Redação IQ 360

Em um mundo marcado por inovações e avanços que acontecem em ritmo acelerado, o desenvolvimento de “soluções” é algo que se tornou bastante comum e, no contexto econômico, isso não é diferente. Soluções financeiras são procedimentos desenvolvidos para suprir lacunas de utilização ou aplicação, oferecendo opções mais interessantes para as pessoas.

O que isso quer dizer na prática? Imagine uma situação hipotética em que uma pessoa precisa de um investimento de baixo risco, a longo prazo e deseja obter a mais alta rentabilidade possível. Boas soluções financeiras giram em torno de atender essa demanda em vez de somente utilizar modelos tradicionais de investimento, como a caderneta de poupança.

Tendo isso em mente, é hora de pensar: se existem tantas soluções financeiras, como posso saber qual é aquela que mais se adéqua ao meu tipo de perfil de consumo e investimento? 

Essa pergunta é completamente necessária antes de começar a fazer qualquer tipo de transação. E, para ajudar você a encontrar a melhor resposta, preparamos uma lista das possibilidades mais conhecidas e como elas podem ser úteis para você. Confira!

Soluções financeiras: como escolher?

Empréstimos (curto, médio e longo prazo)

Soluções financeiras podem ser boas tanto para quem precisa investir quanto para quem precisa obter um empréstimo. Nesse último caso, juros baixos, prazos extensos e possibilidade de amortizar parcelas e juros são pontos essenciais.

A primeira coisa a se entender é que um empréstimo representa um risco para a instituição credora. Quanto maior o risco, maiores serão as taxas cobradas. O tempo de pagamento, por exemplo, é um dos maiores exemplos de fatores que influenciam o risco: um empréstimo emergencial, concedido sem análise prévia tão detalhada quanto outras modalidades, oferece um risco muito mais alto ao banco.

Logo, empréstimos de curto prazo, com quantias mais baixas e com condições mais rígidas, costumam ser mais comuns e ter juros menores. 

No médio prazo, já é possível considerar opções com atrativos maiores, que tenham taxas interessantes e que não pesem no orçamento mensal. Como o período torna-se considerável, já é possível pensar em condições de amortização e, por isso, vale a pena já incluir essa negociação no ato do empréstimo.

Quando se fala em longo prazo, as condições de financiamento tornam-se ainda mais amplas. Financiamentos, por exemplo, são concessões de empréstimo a longo prazo, já que trabalham com um montante pago em muitos anos. Nesse caso, as parcelas baixas e os juros diluídos ao longo de muitos meses e anos são as chaves para a redução do risco, permitindo empréstimos mais interessantes.

Antes de fazer qualquer tipo de empréstimo, vale a pena efetuar uma simulação de vários credores. Isso porque até a mesma modalidade de crédito pode ter taxas e condições muito diferentes entre bancos e instituições.

Consórcios e crediários

A concessão de empréstimos e crédito não acontece somente por credores e bancos, mas também por instituições que oferecem a possibilidade de compra direta do bem desejado. Ou seja, não se trata de concessão de um determinado valor uma compra específica, mas sim de uma forma de pagamento facilitado para o consumidor.

O crediário é uma das mais populares soluções nesse sentido e é interessante sobretudo para quem precisa de um bem com certa urgência e não tem como pagar à vista. O crediário costuma ter taxas mais altas do que a de financiamentos e prazo menor. No entanto, ele tem a vantagem de permitir a compra imediata e de receber pouca resistência por parte da empresa. Muitas delas já possuem planos facilitados, com análise de crédito relativamente simples, e condições interessantes.

Bens mais caros, como imóveis e veículos, costumam ser figuras carimbadas na modalidade. Eles também podem ser adquiridos por uma concessão de crédito e não são um investimento, como muitos pensam. Inclusive, para reduzir as taxas e obter parcelas mais vantajosas, muitas pessoas recorrem aos consórcios ao pensar em adquirir esse bem.

Basicamente, um grupo de pessoas se une para um objetivo comum e cria um fundo de poupança coletivo. Se 24 pessoas querem um veículo, todas elas contribuem mensalmente para o fundo e a liberação do bem acontece em ordem de sorteio. Ou seja, se trata de uma espécie de poupança forçada, construída de modo grupal, e não de um investimento. Muitas vezes o rendimento dessa poupança equivale ao pagamento e taxas administrativas e, outras vezes, é revertido para os clientes.

Em resumo, o consórcio é interessante para quem não precisa da compra imediata e para quem não tem disciplina para fazer essa poupança de forma independente. Também é melhor do que o financiamento porque não há cobrança de juros. E isso representa uma grande diferença no montante final.

Investimentos e aplicações

Até agora, falamos somente de crédito e pagamentos, mas os investimentos também são parte considerável das soluções financeiras. Basicamente, eles devem combinar risco e juros da maneira que melhor atenda ao cliente.

Investimentos de baixo risco costumam ter taxas de rendimento proporcionalmente mais baixas. Tesouro direto, letras de crédito imobiliário, poupanças e fundos estáveis são as opções mais comuns de investimento de baixo risco.

Soluções financeiras com alto risco permitem a aquisição de rendimentos maiores, mas com a possibilidade de estagnação ou perda do valor. Investimento em empresas, ações da Bolsa e câmbio são exemplos disso. Essa modalidade é indicada para quem conhece bastante do segmento financeiro e precisa de lucros e rendimentos altos e rápidos.

Qualquer que seja a modalidade de soluções financeiras que você procura, nenhuma delas é interessante sem organização e planejamento. Por isso, o iq ajuda você a organizar suas finanças, unificar suas contas e ainda contar com dicas de especialistas preparados para oferecer a você as melhores dicas sobre o assunto. 

Com o registro de todos os seus gastos, despesas e ganhos, organizar-se financeiramente é possível e é por isso que o iq Contas oferece uma interface dinâmica e amigável para você utilizar com o máximo de comodidade e segurança possível. Venha conferir!