Planejamento online: dicas para manter as finanças em dia

Por Redação IQ 360

Cresce cada vez mais o número de aplicativos e recursos online para facilitar a vida das pessoas. No caso do planejamento financeiro não é diferente: existem ferramentas disponíveis para realizar um planejamento online de acordo com as suas necessidades.

Esse é o primeiro passo para alcançar a tão sonhada independência financeira. No entanto é importante ressaltar que esse processo deve ser contínuo. Quando o planejamento online é organizado da maneira correta pode trazer excelentes resultados.

Planejamento orçamentário: saiba como fazer o seu!

Aprenda a ter maior controle das suas finanças! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Qual a importância de um planejamento financeiro

O controle financeiro adequado, possibilita acumular dinheiro na conta bancária, sanar dívidas e ser consciente da realidade financeira. Mas para chegar neste patamar é necessário contar com um planejamento financeiro organizado e confiável

O primeiro passo para elaborar um planejamento financeiro é: conhecer exatamente todas as despesas (até mesmo aquelas de valores baixos) e receitas. 

Através desse controle é possível ter uma visão mais ampla das finanças e começar a pensar em novos objetivos, como investir, comprar imóveis e viajar.

Todos os pontos abordados acima demonstram a importância de realizar um planejamento financeiro para atingir estabilidade e a tão sonhada independência financeira.

Ferramentas de planejamento online

Ao optar por utilizar ferramentas de planejamento online, é possível definir metas relacionadas à aposentadoria, educação, investimentos e gastos.

Mas lembre-se: o processo deve especificar todos os gastos e receitas, ajustar as contas, escolher os melhores investimentos e renegociar dívidas. 

1.Trello 

O Trello é uma ferramenta que auxilia a organizar tarefas de maneira dinâmica e funcional. 

Usando o painel de gerenciamento de projetos, é possível elencar todas as entradas e saídas financeiras. Organizar o que já foi pago, as pendências e o que está em atraso. Ou seja, ele funciona como uma espécie de controle financeiro digital.

A ferramenta é gratuita e está disponível para desktops, tablets e smartphones com sistema Android e iOS.

2. Google Planilhas

O Google Planilhas conta com os mais variados modelos para organizar a vida financeira. Com um design organizado e funcional, a ferramenta exibe esquemas já formatados e que estão de acordo com a necessidade do usuário.

Oferece, inclusive, uma planilha direcionada para “orçamento”. O modelo inclui tabelas para as rendas e despesas, podendo elencar tudo o que é necessário para deixar as suas finanças pessoais em dia. 

3. Airtable

A interface do Airtable é semelhante a de uma planilha, além de possuir um banco de dados bastante moderno. 

O Airtable está disponível em inglês e funciona online ou através de aplicativo do Android ou iOS. 

4. Evernote

O Evernote armazena todos os arquivos na nuvem, o que permite atualizar as finanças pessoais em qualquer tipo de dispositivo. 

Além disso, os documentos financeiros podem ser compartilhados com outras pessoas e enviados pelas redes sociais. Sendo uma boa alternativa para quem divide as contas com outras pessoas.

Mantenha as finanças em dia com o app do iq

Como já falamos antes, fazer um planejamento online pode facilitar (e muito!) a sua vida. Sem contar que através de um controle financeiro, a possibilidade de atingir novos objetivos e alcançar a tão sonhada independência financeira passam a ser uma tarefa mais palpável.

Pensando nisso, desenvolvemos o aplicativo iq. O iq auxilia a manter as finanças pessoais em dia. Um dos grandes diferenciais do aplicativo é a possibilidade de colocar todas as contas mensais para pagar automaticamente e dentro do prazo estipulado usando o cartão de crédito cadastrado.

Busque conteúdos que auxiliam no planejamento financeiro

A educação financeira passa pela mudança de comportamento. Além de organizar o planejamento financeiro, é preciso compreender sua relação com os recursos financeiros e fazer escolhas conscientes. 

E lembre-se: é normal ter dúvidas de como começar um planejamento financeiro. O site do iq possui conteúdos para te auxiliar no momento de manter as contas em dia de maneira tranquila e confortável.