Saiba como emitir a segunda via da Celesc

Por Redação IQ 360

A Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (CELESC), maior empresa de geração e distribuição de eletricidade de Santa Catarina, foi criada em 1995.

A companhia foi estruturada como holding em 2006, possuindo duas subsidiárias integrais, a Celesc Distribuição e a Celesc Geração. A sede da empresa está localizada em Florianópolis, possuindo 16 regionais nas principais cidades do estado.

Além disso, a Celesc detém o controle acionário da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) e é sócia das empresas Dona Francisca Energética S.A. (DFESA), Empresa Catarinense de Transmissão de Energia S.A. (ECTE), Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN) e do projeto da Usina Hidrelétrica Cubatão S.A.

Em se tratando de distribuição, a empresa fornece energia para mais de 3,0 milhões de unidades consumidoras localizadas em 286 municípios catarinenses e em Rio Negro, no Paraná.

A empresa também atua no segmento de geração de energia elétrica, através da operação, manutenção, comercialização e expansão do parque próprio de geração e da participação em empreendimentos de energia em parcerias com investidores privados.

O site da empresa disponibiliza diversos serviços para o cliente, e neste caso, também como solicitar a segunda via da fatura.

Como tirar a segunda via da Celesc

Para os consumidores que tiveram algum imprevisto, como atrasos, não recebimento da fatura ou até mesmo rasuras no documento, é possível solicitar a segunda via da Celesc através do site.

O procedimento pode ser feito de maneira rápida e fácil, sem demandar muito tempo por parte do cliente.

Veja o passo a passo para auxiliar no momento de efetuar o pedido da segunda via da conta através do site. 

1º Passo:

 Acessar o site da empresa em Agência Web.

2º Passo: 

Digitar o número da sua Unidade Consumidora (UC, localizada no canto superior direito da fatura) e o seu CPF ou CNPJ, sem separação. Após isso, é só efetuar o acesso! 

Você também pode retirar pessoalmente a 2ª via em uma das Lojas de Atendimento da Celesc. Para isso, o consumidor deverá portar CPF e RG do responsável legal, e o Número da conta da Unidade Consumidora (UC, localizada no canto superior direito da fatura). Vale lembrar que será cobrada uma taxa de serviço, que varia de R$ 3,01 a R$ 6,04 para a segunda via de fatura.

Os consumidores em dívida com a Celesc também têm a opção de regularizar a situação parcelando os débitos. Para utilizar o sistema, o consumidor inadimplente deve acessar o site da empresa. 

Após o cadastro na Agência Web, que falamos anteriormente, basta clicar sobre “Parcelamento”, na coluna “Minha Conta”.

Aplicativo para pedir a segunda via da conta

Sim. Através do aplicativo da Celesc, disponível para App Store e Google Play, é possível pedir a segunda via da fatura.

Como fica o valor? Tem cobrança de juros, se for emitida após a data de vencimento?

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as contas pagas após o vencimento contam com um acréscimo de 2%, juros de 1% e atualização monetária com base na variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

Além disso, antes de suspender o fornecimento de energia elétrica, a empresa deve notificar o cliente com 15 dias de antecedência. O nome do cliente pode ser incluído no cadastro de inadimplentes do SPC/Serasa.

Onde pagar a segunda via da Celesc

Após emitir a segunda via da conta, o consumidor pode efetuar o pagamento em bancos e casas lotéricas. É possível também realizar a inclusão do débito automático na agência bancária, mediante apresentação do número da Unidade Consumidora (UC).

Em caso de dúvidas, consulte a Celesc.