Acesse sua Celesc Fatura sem sair de casa

Por Redação IQ 360

A Celesc, também conhecida como Centrais Elétricas de Santa Catarina, é a maior distribuidora de energia elétrica do estado de Santa Catarina. Muitos dos seus clientes podem ter dúvidas na hora de receber, acessar ou gerar a segunda via da fatura da conta, mas há formas simples de resolver tudo de forma digital. Veja como acessar sua Celesc fatura a seguir!

Como acessar a sua fatura

Para acessar a sua Celesc fatura, primeiramente você deve escolher a forma que deseja ver os serviços digitais da empresa. Há algumas opções:

Aplicativo

Há aplicativos para iOS e Android, em que clientes podem fazer solicitações da sua Celesc fatura de qualquer lugar, por meio de smartphone ou tablet. Instale o aplicativo de acordo com o sistema operacional do seu dispositivo e adicione a sua conta ao app. 

Depois, basta indicar o número da unidade consumidora e CPF ou CNPJ do titular. Em seguida, procure pela opção de faturas em aberto. 

Site

Além do acesso pelo aplicativo, você também pode usar seu navegador de internet acessando o link. Informe o seu CPF ou número de unidade consumidora para exibir a segunda via da sua fatura. 

Além disso, também é possível solicitar recebimento da Celesc fatura por e-mail. É só acessar aqui e indicar o CPF ou CNPJ do titular, além da unidade consumidora.

Fatura em débito automático

Você pode incluir ou excluir a cobrança da sua Celesc fatura no débito automático por meio da agência bancária onde tem conta.

Também pode fazer o pagamento em uma das unidades presenciais da Celesc. Os bancos que aceitam essa forma de pagamento são:

  • Banco do Brasil; 
  • Bancoob; 
  • Banrisul;
  • Bansicred;
  • Bradesco; 
  • Caixa Econômica;
  • Cecred; 
  • Citibank;
  • Credicoamo; 
  • HSBC Bank Brasil;
  • Itaú Unibanco; 
  • Mercantil do Brasil; 
  • Safra; 
  • Santander Brasil;
  • Unicred. 

Outras soluções

A agência virtual das Centrais Elétricas de Santa Catarina também oferece outros serviços para quem quer mais praticidade sem ter que sair de casa. Veja quais são:

  • Desligamento: para clientes que estão deixando os serviços da empresa ou para os que precisam pedir desligamento temporário de energia.
  • Histórico de consumo: é possível ver seu histórico de consumo nas faturas anteriores para checagens ou calcular média;
  • Nova ligação: para ligar novamente a energia elétrica do seu local ou se você vai ligar pela primeira vez;
  • Troca de titular: se você deseja trocar o titular da sua conta, também é possível realizar a solicitação online;
  • Atualização de cadastro: se você mudou de telefone, endereço ou deseja fazer outra alteração, ela pode ser feita de forma online.

Para acessar a lista completa de serviços, clique aqui

Como funcionam as bandeiras?

A sua conta de luz é composta de várias taxas de manutenção e impostos. Entre elas, está a bandeira tarifária, que pode ser verde, amarela, vermelha 1 ou vermelha 2. 

Mas como elas funcionam? Desde 2015, há o uso das bandeiras tarifárias em todo o país – com exceção de Roraima – para compensar os meses com pouca chuva.

Isso acontece pois 60% da nossa energia é gerada por usinas hidroelétricas. Quando os reservatórios estão baixos, é preciso fazer essa cobrança, de acordo com a gravidade da situação:

  • Bandeira Verde: boas condições nos reservatórios. Não há cobrança de taxa extra.
  • Bandeira Amarela: condição em alerta. A geração de energia está em condições menos favoráveis. Há cobrança de taxa.
  • Bandeira Vermelha 1: a produção de energia está em alto custo. Há cobrança de taxa.
  • Bandeira Vermelha 2: a produção de energia tem custo ainda mais alto que na bandeira vermelha 1. Há cobrança de taxa extra.

A cobrança acontece a cada 100kwh consumidos e você pode conferir os valores atuais no site da ANEEL.

Fale com a empresa

Telefones

É possível ter atendimento pelos números:

Emergências: 0800-48-0196. 

Deficientes auditivos: 0800-64-6050.

Informar falta de luz via SMS

Para informar quedas de energia, basta enviar “SEM LUZ” e número da unidade da conta ou CPF para o número 48196. 

Chat Online

A Celesc disponibiliza um chat online para que os clientes falem com a equipe de atendimento em tempo real. Para acessar, basta clicar aqui.

Redes sociais

A empresa tem perfis nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Ainda com medo de atrasos?

Já pensou em tirar a preocupação de pagar os boletos antes da data de vencimento? 

Com o app do iq, você não precisa mais marcar essas datas no calendário porque o gerenciamento das suas contas acontece de forma automatizada e o pagamento é feito diretamente no cartão de crédito. 

Veja mais detalhes e faça o seu cadastro agora mesmo para testar!