Segunda via Casan: veja como emitir e pagar

Por Redação IQ 360

dicas-economizar-agua-banho

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamentos é a maior empresa de saneamento do estado de Santa Catarina. Fundada em 1970 na capital Florianópolis, onde fica sua matriz, a Casan é a responsável por fornecer água e esgoto para 66% dos municípios catarinenses – e ainda para um município paranaense. Isso além de vender água para outras quatro cidades com uma população de cerca de 200 mil habitantes.

No total, são quase três milhões de pessoas que se beneficiam com os serviços de tratamento de água e esgoto da Casan. Se você é uma dessas pessoas e, pelo motivo que for, acabou atrasando o pagamento de alguma conta mensal de água e esgoto, saiba no texto abaixo o que fazer para tirar e pagar a segunda via da Casan

Como tirar a segunda via da Casan

Ainda que a maneira mais fácil e rápida de se conseguir a segunda via da Casan seja pela internet, há outros dois caminhos que o consumidor pode escolher. Confira quais são todos eles:

🡪 Pela internet;

🡪 Pelo telefone, ligando no 0800-6430195 (a fatura pode ser enviada tanto por e-mail quanto pelos Correios);

🡪 Indo até uma agência da Casan – não esqueça de levar os documentos de identificação necessários, como CPF, RG e CNPJ.

Caso decida tirar a segunda via da Casan pela internet, o processo é muito simples.

Basta acessar o site da Casan e clicar no primeiro ícone que aparece, na parte superior esquerda da tela, onde se lê: “SEGUNDA VIA DA FATURA”.

Depois, basta informar seu CPF ou CNPJ (no caso de empresas), o número de matrícula do seu imóvel e clicar em Acessar.

Feito isso, você pode pedir para imprimir a segunda via da Casan ou pagar a conta diretamente via Internet Banking, em uma das dez instituições financeiras que são parceiras da companhia e permitem essa ação.

Veja no passo a passo:

1.Acesse o site da Casan;

2.Clique no ícone “SEGUNDA VIA DA FATURA”;

3.Informe seu CPF ou CNPJ e o número de matrícula do imóvel (esse número pode ser encontrado em uma fatura de água anterior) e clique em Acessar;

4.A fatura que está pendente será apresentada na tela e o consumidor tem a opção de pedir para imprimir ou pagar via Internet Banking em qualquer um desses dez bancos: Santander, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Mercantil, Sicredi, Sicoob e Viacredi.

A Casan oferece um aplicativo de interação com o público, disponível para os sistemas Android e iOS. Não é possível, porém, emitir a segunda via da Casan via app.

Em caso de atraso no pagamento de qualquer fatura mensal, mesmo que somente de um dia, a Casan prevê uma multa de 2% sobre o valor mais juros de 1% ao mês. Essa cobrança é feita na mensalidade seguinte à do atraso ocorrido. 

Onde pagar a segunda via da Casan

Depois que conseguiu tirar a segunda via da Casan, o consumidor de água catarinense tem algumas opções para quitar a fatura em aberto. Confira:

Como pagar a segunda via da Casan pela internet

Uma vez que tenha obtido a segunda via da Casan pela internet seguindo o passo a passo que exibimos anteriormente, a pessoa pode pagar a conta e resolver essa pendência também virtualmente. Basta acessar o Internet Banking da instituição onde tem conta, fornecer seus dados bancários e efetuar o pagamento – são dez as instituições financeiras parceiras da Casan: Santander, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Mercantil, Sicredi, Sicoob e Viacredi.

Como pagar a segunda via da Casan pessoalmente

Se o consumidor preferir imprimir a segunda via da Casan, ele poderá efetuar o pagamento da conta nos seguintes locais:

– Em qualquer agência lotérica

– Em qualquer agência de um desses dez bancos: Santander, Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Mercantil, Sicredi, Sicoob e Viacredi.
Em caso de dúvidas, consulte a Casan