Planner financeiro: como ele pode ajudar na sua organização econômica?

Por admin

planner financeiro

O planner é a última tendência nos últimos anos. O planner é uma espécie de agenda mais detalhada, que permite a anotação de dados específicos e dá possibilidade de criar metas e objetivos com mais clareza. O planner financeiro, como o próprio nome diz, foi desenvolvido especialmente para quem quer colocar na ponta do lápis todos os seus gastos, movimentações e receitas, organizando tudo de maneira visualmente interessante.

No planner tudo o que acontece pode ser registrado. Assim como nos registros de acontecimentos, as anotações do planner podem conter impressões, metas, mudanças de planos, avisos de conduta divergente dos planos. Ou seja, é uma ferramenta interessante para quem quer ter um controle maior sobre a vida financeira.

Quer entender como o planner financeiro funciona e de que maneira ele pode ajudar você a ter mais organização em relação a seu dinheiro? Confira abaixo as dicas que preparamos para você!

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no e-book iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito.

E-mail enviado com sucesso.

Planner financeiro: como usar? Entendendo o objetivo

Ao invés de uma agenda convencional, o planner vem com campos específicos para o dia, mês e ano. No caso do planner financeiro, os campos diários dizem respeito aos gastos do dia a dia, enquanto que os mensais, costumam girar em torno do balanço total de gastos e receitas.

Existem muitos modelos, sendo preciso entender o que cada um deles se propõe, antes de fazer a sua escolha. Alguns tem como foco a organização em si, sendo ideais para quem nunca fez nenhum tipo de controle financeiro e precisa de mecanismos mais fáceis e intuitivos. Já investidores,podem procurar por opções com padrões que se adequem a esses temas.

Dívidas também podem ser resolvidas como objetivo do planner. Apertar a poupança, quitar empréstimos, evitar juros e lembrar-se de prazos fixos são alguns dos exemplos de funcionalidade que o planner financeiro pode ter. Basta ter paciência e procurar aquele que mais se adequa ao seu perfil.

Praticidade

Muitas pessoas optam pelo planner financeiro pela sua praticidade de ter sempre em mãos algo que possa servir para o registro imediato das contas e recebimentos. Além disso, a possibilidade de conferir por lá se o gasto é realmente ajustável ao orçamento é uma boa maneira de ter mais controle sobre as finanças

Também é importante considerar que os modelos de planner financeiro já estão disponíveis no formato digital. Planilhas e documentos diagramados adequadamente fazem, àss vezes, p papel da impressão na hora de registrar por lá tudo o que acontece em sua vida financeira.

Se você prefere trabalhar sempre de maneira digital, vale a pena conferir aplicativos de finanças que permitam a inserção de dados e o balanço de gastos. Existem muitas opções, mas é preciso estar sempre atento aos termos de privacidade, segurança e eventuais custos que o uso do app possa vir a ter. Considere ainda as funcionalidades que cada um tem diante das suas necessidades específicas.

Controle e planejamento

Uma facilidade para quem usa o planner financeiro é a possibilidade de fazer planos e verificar se está cumprindo . Imagine que você colocou uma meta de gastos semanal de R$ 200,00 e, logo na quarta-feira, percebe que já está quase no limite. Você tem aí a possibilidade de reavaliar seus gastos passados e entender porque eles foram maiores do que o previsto. Além disso, você ainda consegue se lembrar com mais clareza de cada despesa

Com as possibilidades de inserir também metas mais amplas, como valor em investimento ou compra de um bem específico, esse controle se torna ainda mais importante. Se você precisa juntar um valor X por ano, pode estabelecer a fatia Y que precisa por mês e de que maneira isso vai acontecer. Ou seja, é possível identificar com muito mais rapidez,possíveis obstáculos para a realização dos seus planos.

Organização

Quem nunca se viu perdido em meio a faturas, boletos, extratos e recibos? Utilizando um planner financeiro, você ganha mais opções de organização com esses dados. Afinal de contas, a descrição analítica e a possibilidade de colocar suas impressões e objetivos, faz com que a ferramenta aguce ainda mais as suas capacidades organizacionais.

Por isso, enxergue seu planner financeiro ou app como uma maneira de manter-se sempre dentro do esperado e alinhado com seus planos iniciais. Não se deixe desanimar e busque sempre a maneira mais fácil e agradável de fazer seu controle financeiro, para que ele se torne um hábito comum em vez de uma tarefa difícil.

Seja com um planner financeiro digital ou impresso, organização é uma necessidade essencial de quem deseja ter uma vida econômica estável. Por isso, a IQ oferece a possibilidade de sincronizar suas contas e unificar todos os pagamentos em uma só plataforma, facilitando o controle.Veja como funciona a plataforma e experimente todas as vantagens!

Suas contas mensais em um só lugar. Fácil, rápido e seguro. No iq você está sempre protegido. Cumprimos com os mais altos padrões de segurança para que suas contas sejam pagas com máxima proteção. Baixe nosso aplicativo disponível na Play Store e Apple Store.