Saiba se o Mercado Livre é um site seguro

Por Redação IQ 360

Mercado Livre é seguro

O Mercado Livre é seguro? Essa é uma dúvida muito frequente dos compradores digitais. Afinal, o site é um marketplace, ou seja, uma plataforma na qual vários vendedores (pessoas físicas e jurídicas) podem oferecer seus produtos. O papel do ML é garantir a proteção das transações, gerenciar o atendimento e garantir a entrega para o consumidor.

Por essa razão, o sucesso pode depender bastante da qualidade do anunciante. Então, você precisa ter alguns cuidados para ter sucesso na sua compra.

Todavia, em caso de fraude e golpe, o Mercado Livre garante o estorno da transação. Quer saber mais? Acompanhe!

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Mercado Livre é seguro?

A segurança do ML é garantida por seus Termos de Uso e uma política de devoluções muito bem desenhada para assegurar os objetivos tanto do vendedor quanto do comprador.

Para isso, há etapas de cadastro e validação, proteção de dados e outras estratégias bem eficazes. Confira!

Cadastro e validação

Para vender no Mercado Livre, os vendedores precisam se cadastrar, e todas as informações prestadas passam por um processo de validação. No caso de uma Pessoa Física, ela precisa apresentar:

  • Nome;
  • E-mail;
  • CPF;
  • Dados do documento de identidade;
  • CEP;
  • Contato telefônico etc.

Em relação às pessoas jurídicas, é preciso também inserir o CNPJ e o endereço da empresa. Todos esses dados são verificados, e os produtos só podem ser anunciados na conta após o cumprimento de todas essas etapas.

Proteção de dados

O Mercado Livre é um site totalmente criptografado com a tecnologia HTTPS, isso pode ser verificado por meio do cadeado presente ao lado do campo de busca do navegador.

Ao clicar nele, você poderá acessar as informações do certificado de segurança e configurar as permissões de acesso do site ao hardware do seu computador.

A criptografia embaralha os dados pessoais com fórmulas matemáticas muito complicadas, que só são conhecidas pelo destinatário dos dados. Assim, somente ele pode decodificá-las, o que elimina a chance de interceptação maliciosa.

Além disso, o grande diferencial do Mercado Livre é o seu sistema próprio de pagamentos, o Mercado Pago. A plataforma conta com a proteção TLS, que cumpre os mais altos padrões internacionais para proteção de dados. Todas as medidas estão de acordo com as recomendações do Security Standard Council, o qual confere a certificação PCI.

No entanto, há a possibilidade de o vendedor indicar outro meio de pagamento, o que torna a transação muito mais insegura.

Pagamento

Agora, vamos explicar melhor como funciona a plataforma de pagamento Mercado Livre, a qual aumenta o nível de segurança do marketplace. Lá, você terá diversas opções de pagamento, como cartões de crédito e boletos bancários. Na primeira opção, é possível parcelar em até 12 vezes.

O Mercado Livre é seguro também para o vendedor e, para evitar problemas de pagamento, você precisa preencher um cadastro com seu nome completo, endereço e telefone de contato após clicar em “Compre agora”.

Depois disso, você deve escolher uma modalidade de entrega e, então, ir para a tela de dados de pagamento.

Lá, você pode optar pela forma de pagamento ideal para você. Após a seleção, você precisará inserir o seu CPF com nome e sobrenome.

Por fim, são necessárias a revisão dos dados e a confirmação da compra.

Entrega e devoluções

A entrega do Mercado Livre pode ser feita no endereço cadastrado ou em uma agência do Correios escolhida por você. Desse modo, pode-se atender às demandas de quem fica fora de casa durante todo o horário comercial.

Há duas modalidades de entrega, a normal e a expressa. A política de frete é de responsabilidade do vendedor. Geralmente, a normal é gratuita e a expressa, paga. Caso o produto não seja despachado pelo vendedor, o consumidor terá direito ao reembolso caso tenha feito o pagamento pelo Mercado Pago.

O Programa de Compra Garantida, portanto, é a proteção final ao comprador. Suas regras são bastante justas e cobrem tanto a falta de entrega quanto a má qualidade:

  • Se a mercadoria não chegar até 28 dias após a data da compra, você poderá pedir o reembolso;
  • da mesma forma, pode-se devolver o produto em até 30 dias do recebimento em caso de defeitos ou arrependimento.

Neste último caso, o consumidor terá de abrir uma reclamação e mandar uma foto do item para que o Mercado Livre verifique a ocorrência. Porém, há determinadas categorias de produtos que não participam do programa, como produtos de beleza e suplementos alimentares. Acesse a lista completa neste link.

Quais os cuidados na hora de comprar no Mercado Livre?

Verifique os indicadores de confiança de cada vendedor. Na tela do produto, você poderá conferir várias informações para ajudá-lo na tomada de decisão:

  • Reputação do vendedor – a partir das avaliações dos compradores e do sucesso das entregas, o Mercado Livre indica a confiabilidade do vendedor. Uma barrinha verde indica uma reputação excelente, enquanto a vermelha é sinal de muita cautela. O selo Mercado Líder indica os melhores de todo o site;
  • Localização da loja;
  • Há quanto tempo ela vende no Mercado Livre;
  • Opiniões dos compradores, que podem avaliar o anunciante em três categorias (bom, regular e ruim);
  • Selo “Presta bom atendimento” para quem responde rápido e é bem avaliado pelos usuários;
  • Selo “Entrega dentro do prazo” para quem apresenta taxas baixíssimas de atraso.

Além disso, você deve conferir os comentários e opiniões dos clientes que ficam logo abaixo do anúncio.

Organize-se financeiramente

Atualmente, tanto pequenos quanto grandes varejistas estão presentes no Mercado Livre. Por essa plataforma ser conhecida pela competitividade dos preços, geralmente você conquista um desconto maior. Isso faz com que algumas pessoas se empolguem e comprem muitos produtos sem avaliar a necessidade.

Por isso, antes de fazer qualquer dívida, não deixe de conferir se o seu orçamento permite. Seguir aquela famosa regra de não ultrapassar 30% de comprometimento da sua renda mensal é importantíssimo.

Além disso, confira os seus cartões de crédito para evitar um boleto que você não pode pagar. Entrar no rotativo é um perigo, pois os juros são muito altos. Consequentemente, toda a economia feita no produto se converte em prejuízo e estresse.

Para evitar esses problemas, a IQ oferece um aplicativo para a gestão total dos seus cartões de crédito e finanças. Assim, você garante o pagamento de todos os boletos sem dor de cabeça. Pelo que vimos, o Mercado Livre é seguro. O que é arriscado é o descontrole causado pela impulsividade.

Quer mais praticidade e agilidade na hora de controlar suas finanças? Saiba como um aplicativo pode ajudar!