Aliexpress é seguro?

Por admin

aliexpress

O AliExpress é confiável? Nos últimos anos, os brasileiros passaram a comprar cada vez mais na internet. Segundo pesquisas, a modalidade e-commerce cresceu quase 40% no país em 2019, e houve um aumento considerável na participação desse setor no mercado varejista. Os dados da Webshoppers Ebit/Nielsen, empresa que analisa a reputação de lojas online, mostram que, em 2018, as marcas que vendem pela internet faturaram pelo menos 23,6 bilhões, número que deve subir para até R$79,9 bilhões em 2020.

Os mesmos estudos indicam que a tendência é que os clientes continuem comprando com cada vez mais frequência na internet, e passem a fazer pelo menos 50% das aquisições online. Na lista de empresas que comercializam online, o AliExpress está entre as mais bem-sucedidas, chegando a vender seis mil smartphones por semana.

Mas o site é confiável? Que tipos de garantias ele oferece para o consumidor e como você pode se certificar delas ao fazer uma compra? É isso que descobriremos no post de hoje!

Aliexpress é seguro?

O AliExpress é a maior loja online da China. O website, que vende para todos os países do mundo, agrega milhares de lojas e oferece produtos em diversas categorias. Por isso, é comum ouvir a pergunta “O AliExpress é confiável?”, já que muitos usuários não têm experiência com compras internacionais.

O site é líder em satisfação ao redor do mundo, fazendo o possível para intermediar bem as disputas entre consumidores e lojas. Com uma plataforma simples e intuitiva, conversão automática ao Real para que você saiba sempre quanto está pagando pelos produtos, frete rastreável na maior parte das compras e ampla variedade de métodos de pagamento, a página é uma das mais confiáveis para se fazer negócios na internet.

O site conta com criptografia de ponta a ponta para proteger os dados do cliente, e é um facilitador de importação como nenhum outro.

Mas nem tudo são flores: compras no AliExpress não são indicadas para aqueles que ficam ansiosos ao adquirir algo na internet. A importação pode levar até 90 dias, problemas logísticos nos Correios são comuns, algumas das correspondências acabam sendo extraviadas, e é necessário pagar taxas de importação e IOF para as compras no cartão de crédito.

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

Como funciona o Aliexpress

O AliExpress funciona como um marketplace, de maneira similar a lojas como o Mercado Livre. Nele, vários produtores e comerciantes da China, Tailândia e países do sudeste asiático podem promover os seus produtos e vendê-los para clientes de todo o mundo, por preços competitivos.

O AliExpress cuida das garantias oferecidas ao consumidor e faz a manutenção do site, além da facilitação da logística, mas são os lojistas que têm responsabilidade por fazer com que os produtos cheguem às suas mãos.

Por isso, é muito importante avaliar os vendedores do AliExpress antes de fazer qualquer compra. Essa avaliação permitirá que você tome uma decisão acertada sobre comprar no site, já que a reputação dos vendedores é o que fará com que você tenha ou não uma boa experiência.

Dentre as vantagens que o Ali Express oferece na intermediação cliente-vendedor, estão:

  • Garantia de reembolso em até 15 dias;
  • Contato direto com o vendedor;
  • Devolução grátis se você estiver insatisfeito com um produto no período de 15 dias do recebimento;
  • Envio gratuito para troca e devolução;
  • Retorno simplificado para produtos (exclusivos para lojas italianas);
  • Todos os direitos a garantia aplicáveis no Brasil segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Vendedores

O Ali Express não vende produtos: são parceiros na China e em outros países que disponibilizam os itens pelo site. Portanto, é necessário ficar atento à reputação daqueles com quem você faz transações na plataforma.

Um bom vendedor terá, além de uma avaliação compatível, bons depoimentos e não terá problemas em tirar dúvidas dos consumidores antes que eles façam a compra.

Desconfie se, ao postar uma dúvida, não conseguir ser atendido em 24 horas e procure navegar pelos depoimentos de clientes para verificar a credibilidade do vendedor.

No AliExpress, vendedores, marcas e lojas de destaque estarão sempre na home do website, para que você possa ter acesso àqueles mais bem avaliados primeiro.

Métodos de pagamento

Assim como os principais e-commerces da internet, o método de pagamento padrão do AliExpress é o cartão de crédito. Até pouco tempo atrás, essa era a única maneira de adquirir produtos pelo site, já que a moeda oficial do e-commerce é o dólar.

Com o crescimento da presença de brasileiros no AliExpress, porém, novas opções passaram a ser oferecidas para garantir que o cliente seja bem atendido e para corresponder às expectativas do mercado nacional. Por isso, hoje é possível comprar no AliExpress também com boleto.

Todos os produtos comprados no AliExpress estão sujeitos à cobrança de imposto pela Receita Federal. Se taxado, você receberá uma comunicação por e-mail, com os valores e a indicação de como prosseguir.

Importação

Tem uma loja e está pensando em importar produtos do AliExpress para vender no Brasil? Então esse tópico vai ajudá-lo a tirar todas as dúvidas que possa ter sobre o assunto.

O AliExpress processa compras de pessoa jurídica, desde que elas sejam feitas utilizando o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da empresa no cadastro.

O que deve ser estimado é se vale ou não a pena fazer esse tipo de importação. Dependendo da cotação do dólar e da taxa de impostos que será paga sobre o produto, é possível definir se esse esforço é uma boa maneira de fornecer produtos aos seus clientes.

Em geral, a principal vantagem para o comerciante que importa do AliExpress é a pronta entrega: se o cliente for comprar o mesmo produto pelo site, ele terá que lidar com o tempo de espera que pode chegar a até 60 dias.

Avalie a quantidade de itens que deseja importar, faça uma tabela com os preços pagos por eles, calcule o lucro que obterá se vendê-los no Brasil e coloque na ponta do lápis os impostos de importação.

Só assim será possível tomar uma decisão sobre ingressar no mercado importando produtos com o AliExpress.

Assim como acontece com outras áreas do setor varejista, o esforço para importar pelo Ali é mais vantajoso para quem compra em grandes quantidades. Se a sua loja for importar volumes muito baixos de produto, ela acabará saindo em defasagem quando comparar o custo com, por exemplo, comprar produtos em território nacional.

Para obter os melhores preços e a melhor logística importando pelo Ali Express para revenda, procure concentrar todas as suas compras em uma única carga, para recebê-las no mesmo dia.

Caso o seu negócio esteja escalando rapidamente, considere apostar no Ali Baba, site correspondente ao AliExpress, mas que pratica preços de atacado e vende apenas em grandes quantidades.

Reputação

Não pudemos avaliar a reputação do AliExpress no maior site brasileiro sobre o assunto: o marketplace não responde solicitações no Reclame Aqui e utiliza como canal de contato apenas os e-mails e formulários do website, além de um telefone (internacional) de contato. Entretanto, o site compila os principais tipos de reclamação relacionados ao AliExpress e classifica a maioria deles como problemas na entrega de produto e atraso no estorno de valores pagos.

Comprar pela internet é uma facilidade, mas é preciso ficar atento para como as lojas lidam com as demandas do cliente e protegem o dinheiro dele. A iq vai ajudá-lo a manter suas contas sob controle, em dia e organizadas. Veja como um aplicativo de controle de gastos pode ajudá-lo!