Quais os melhores aplicativos para finanças pessoais?

Por Redação IQ 360

Foi-se o tempo em que economizar dinheiro e guardá-lo embaixo do colchão era sinônimo de inteligência financeira. Hoje em dia, existem muitas informações e recursos disponíveis para poupar o dinheiro e fazê-lo render. Há, também, ferramentas que facilitam o dia a dia de quem gosta e quer saber cada vez mais sobre possibilidades econômicas. 

Por isso, os melhores aplicativos de finanças pessoais estão no topo das buscas das pessoas que querem organizar a sua vida financeira da melhor maneira possível.

Em meio a tantas opções, a tarefa de escolher uma única delas pode parecer bastante complexa. Por que isso acontece? Cada aplicativo possui funcionalidades diferentes e interfaces com características específicas. Ou seja, é difícil dizer que um aplicativo é melhor ou pior do que outro; o objetivo é manter sempre o padrão de qualidade e escolher aquele que mais lhe agrada.

Com base nisso, fizemos uma lista de aplicativos e soluções de controle financeiro bastante populares entre os usuários e avaliamos as principais características de cada um deles. Confira a nossa análise e tenha em mãos todas as informações necessárias para poder escolher aquele que mais se adéqua às suas necessidades e seu perfil de consumo!

Quais os melhores aplicativos de finanças pessoais?

Idec

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é é uma associação de consumidores sem fins lucrativos que visa a educação financeira e a defesa dos direitos do consumidor. Ele disponibiliza gratuitamente uma planilha para que quer gerenciar e controlar adequadamente todos os seus custos e gastos.

A ferramenta é desenvolvida para que você consiga entender de onde vêm todos os seus rendimentos e de que maneira eles estão sendo gastos. Ela também permite que você identifique com clareza quais são seus hábitos de consumo, perceba os pontos problemáticos de gastos e de que maneira você pode poupar e fazer o seu dinheiro render mais.

Outro ponto interessante é a possibilidade de prever os seus gastos e rendimentos para o mês seguinte. Como algumas contas e entradas são fixas em todos os meses, a planilha consegue automatizar processos e estimar com bastante facilidade como será o seu orçamento no mês seguinte.

A planilha possui um layout interessante e amigável até mesmo para as pessoas que não estão muito acostumadas com esse tipo de controle. Vale a pena conferir caso você prefira alimentar um documento detalhado em vez de utilizar um app pronto.

B3

O site da Bolsa de Valores, a B3, também oferece gratuitamente uma planilha para monitoramento e controle financeiro. Assim como a do Idec, ela é intuitiva e fácil de usar, o que garante um bom resultado aos usuários que tiverem disciplina para alimentá-la corretamente.

Na planilha, é possível classificar os gastos como despesas fixas, variáveis, extraordinárias e adicionais. Também é possível inserir os investimentos feitos e qual o valor que está sendo destinado a cada um deles, obtendo o resultado dos rendimentos e o montante disponível em cada modalidade.

Ela reúne, em uma única aba todos, os dados do ano, divididos mês a mês. Isso permite uma visão mais ampla daquilo que está sendo gasto. Ela é desenvolvida especialmente para o orçamento pessoal e se adequa bem a uma utilização constante, e pode ser acessada pelo computador ou pelo celular. Essa é uma opção interessante para dispositivos móveis com memória ou sistema operacional mais antigo, que não suporta aplicativos complexos ou não roda bem com esse tipos de aplicação.

Splitwise

Entrando na modalidade de programas para dispositivos móveis, o Splitwise é um dos melhores aplicativos de finanças pessoais para quem possui despesas com outras pessoas. Ele permite a inserção de contas divididas, empréstimos e concessões de maneira bastante simples.

A criação de grupos de pessoas é outro diferencial. Em uma viagem, por exemplo, é possível colocar as despesas e todos os envolvidos, obtendo facilmente a quantia que cada um deve para o outro. Assim, fica bem mais fácil monitorar esses gastos e certificar-se de que tudo o que está sendo consumido ou movimentado será dividido entre os membros do grupo com facilidade e de que ninguém vai esquecer de quitar as suas dívidas.

Famílias e casais também podem utilizar o aplicativo para organizar as contas mensais e as despesas com que cada um arcou. Além de facilitar as contas, também permite um registro seguro e confiável de tudo o que foi gasto por cada pessoa.

iq

Unificar todas as suas contas em um único aplicativo é o grande diferencial do iq, que permite o cadastro de todas elas em um cartão de crédito. Com isso, os pagamentos são feitos de forma automática e você não precisa se preocupar com o vencimento deles, evitando atrasos e cobranças de juros e multas.

O fato de realizar todos os pagamentos com um só cartão de crédito também é interessante para somar pontuações e sistemas de fidelidade, obtendo vantagens da credora. O iq ainda analisa os seus hábitos e sugere o melhor cartão para você utilizar e receber os benefícios que ele tem a oferecer.

Ficou interessado? Acesse o site do iq e confira todas as facilidades oferecidas.