5 ideias inovadoras para reduzir custos. Confira aqui já!

Por Redação IQ 360

A continuidade de um negócio depende da elaboração de um planejamento financeiro de qualidade e que esteja alinhado com a realidade do mercado. Nesse sentido, saber para onde estão indo os recursos da empresa, é tão importante quanto investir em estratégias para obter mais lucros.

Diante desse cenário, pensar em ideias inovadoras para reduzir custos nas empresas é uma verdadeira necessidade. Essa medida permite que o gestor consiga identificar pontos onde estão ocorrendo falhas no gerenciamento e eventuais desperdícios. Desse modo, é possível corrigir os problemas e fazer com que o negócio ganhe maior vantagem competitiva e possa se destacar perante o mercado.

Que tal transformar despesas desnecessárias em investimento? Neste artigo vamos apresentar algumas ideias criativas para reduzir os custos dentro da sua empresa. Acompanhe a leitura!

1. Economize energia elétrica

A conta de energia elétrica da sua empresa é muito alta? Então, essa é a hora de reavaliar onde estão os seus gastos. Muitas vezes, a equipe subestima esse fator e acaba deixando as luzes ligadas por mero esquecimento ou descuido.

Confira algumas ideias que podem reduzir os custos com a energia elétrica

Invista em lâmpadas de LED

As lâmpadas LED mais duráveis do que a tradicional lâmpada fluorescente e apresentam a mesma luminosidade.

Além disso, elas não precisam de reator e têm um período de garantia maior.

Instale sensores de presença

O sensor de presença ao identificar a aproximação do corpo humano envia um sinal para que as luzes sejam acesas e vice-versa. Ou seja, quando alguém sai da sala, as lâmpadas são desligadas automaticamente. O investimento nesse tipo de tecnologia evita que as luzes de um ambiente fiquem acesas e gastando energia, de maneira desnecessária.

Aproveite a iluminação natural

Deixe as cortinas abertas para aproveitar a iluminação da luz do sol, durante o dia. Assim, é possível economizar com luz. Você também pode pintar as paredes com cores claras a fim de otimizar a luminosidade.

Aproveite o ar fresco

Outra dica importante é economizar no uso do ar condicionado. Esse aparelho é um verdadeiro vilão para o orçamento de uma empresa, pois costuma gastar muita energia. Portanto, ele deve permanecer ligado com moderação. Para isso, você pode criar o hábito de abrir as janelas pela manhã para que os funcionários possam aproveitar a ventilação natural do dia.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

As ferramentas tecnológicas podem servir para economizar recursos e auxiliar o orçamento da sua empresa. Confira alguns exemplos.

 Realize reuniões online

As reuniões à distância evitam que a equipe tenha que gastar com deslocamento. Existem plataformas e aplicativos que permitem a interação ao vivo e em tempo real, característica que traz mais dinâmica e realismo para os encontros. Assim, é possível conversar com clientes e fornecedores de dentro do escritório sem ter que gastar com deslocamentos (viagens, por exemplo).

Marque presença nas redes sociais

Criar um perfil da empresa nas redes sociais. Esse canal é de fundamental importância para se comunicar com o público e investir em campanhas de marketing. Essa estratégia poupa recursos com publicidade e otimiza as chances de obter sucesso. Além disso, é possível recolher a opinião dos clientes e conhecer a reputação da empresa. Desse modo, fica mais fácil implementar medidas para escalar o negócio.

3. Analise a qualidade dos fornecedores

Os fornecedores de produtos e serviços também podem representar altos custos dentro da empresa. Por isso, o ideal é avaliar, com regularidade, o contrato e os benefícios oferecidos por cada fornecedor.

Assim, é possível manter a qualidade dos fornecedores uma vez que, devido à concorrência, eles terão que se empenhar ao máximo para continuarem mantendo a parceria. Caso eles não estejam oferecendo os benefícios necessários ou dando um retorno suficiente, pode ser a hora de dispensá-los e trocar o fornecedor.

Serviços de telefonia

Conheça os planos de telefonia que são oferecidos pela sua operadora e compare com as empresas concorrentes.

Caso descubra uma opção mais vantajosa, você pode migrar para o plano que seja mais interessante para o seu negócio.

Também é importante acompanhar as ligações que são feitas, por meio da emissão de relatórios, para verificar os gastos desnecessários e desperdícios. Se a sua empresa necessita de serviços de telefonia locais ou interurbanos, tanto para telefone fixo quanto para móvel, o ideal é escolher um plano que atende e todas essas necessidades.

Serviços de internet

Existem várias empresas que oferecem planos de internet com diversos tipos de velocidade. Escolha a opção mais econômica e vantajosa para o seu negócio. Além disso, observe se o fornecedor oferece um bom suporte com uma equipe de TI sempre disposta a ajudar.

4. Estabeleça o banco de horas

O banco de horas é uma ótima estratégia para economizar. Isso porque, em vez de fazer o pagamento das horas extras que foram trabalhadas pelos funcionários, a empresa institui a política do banco de horas. Dessa forma, essas horas poderão ser convertidas em folgas para os empregados, que terão mais liberdade e qualidade de vida.

5. Incentive a cultura da economia de custos

Uma boa ideia é mobilizar toda a equipe para auxiliar com o processo de redução de despesas. Afinal, os funcionários são uma parte decisiva para a economia da empresa. Eles conhecem como ninguém a rotina do empreendimento. Desse modo, conseguem identificar, com mais precisão, os pontos de desperdícios e que podem ser melhorados.

Portanto, a participação de todos os colaboradores se torna de fundamental importância. Nesse sentido, a conscientização desses indivíduos é um fator-chave que tem o potencial de diminuir muito os custos no final do mês.

Por isso, você pode implementar algumas medidas. Confira alguns exemplos:

  • incentive metas de limpeza coletiva;
  • defina recompensas para os funcionários mais engajados;
  • diminua a quantidade de copos descartáveis: prefira utensílios de vidro ou incentive os funcionários a trazerem os próprios itens de casa;
  • crie campanhas com objetivos de redução de despesas.

Esses são apenas alguns exemplos de ideias inovadoras para reduzir custos, reduzir desperdícios e enxugar o orçamento final de uma empresa.

A sua empresa já adota alguma estratégia para o racionamento de recursos? Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário abaixo!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)