Fatura Copel: como emitir a segunda via e não perder prazos

Por Redação IQ 360

Esquecer de pagar a conta de luz pode acabar se tornando um problema não apenas para o controle das suas finanças, mas também um transtorno para a toda a família caso a energia seja cortada pela distribuidora local. No Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) oferece diversos canais para a emissão da segunda via da fatura Copel. 

A melhor recomendação para manter as contas em dia é organizar uma planilha com os seus gastos mensais, incluindo as despesas fixas (como a conta de luz) e aquelas que são variáveis. Com isso, você inclusive consegue visualizar quanto da sua renda mensal ficará comprometida com cada uma dessas contas, além de se programar para não perder a data do vencimento.

E mesmo para quem está acostumado a controlar essas informações com muito cuidado, às vezes o atraso no recebimento da fatura pelos Correios pode jogar todo o planejamento por água abaixo, uma vez que a multa ou até mesmo os juros extras não previstos poderão ser cobrados. 

Acompanhe este artigo até o final e saiba como emitir a fatura da Copel a tempo de pagar na data correta.

Como acessar a fatura digital pela internet?

Como dissemos anteriormente, organizar os seus gastos é o primeiro passo para não se perder em um emaranhado de contas fixas e variáveis. Com isso, você consegue visualizar facilmente qual é a data de pagamento de cada uma delas. E se por acaso você não receber normalmente a fatura da Copel pelos Correios, conseguirá emitir a segunda via digitalmente.

Para acessar a fatura da Copel pela internet, basta entrar no site da companhia e escolher uma das opções oferecidas pelo sistema. 

O primeiro deles pressupõe um cadastro que possibilita o acesso à agência virtual, no qual é possível visualizar a sua fatura da Copel em detalhes, emitir a segunda via do documento, informar a leitura do medidor de energia, fazer um pedido de ligação, trocar a titularidade da conta, fazer um recadastro se você estiver na área rural, entre outros serviços.

A outra opção é consultar a fatura sem a necessidade de uma senha. Para isso, alguns dados e documentos serão solicitados pelo sistema. Se você é o titular da conta, fique atento ao tópico abaixo para saber como proceder.

Quais dados e documentos são necessários para emitir a segunda via da fatura?

Se você não tem a senha para acessar a agência virtual, a segunda via da fatura da Copel só será disponibilizada se você informar o número do CPF ou do CNPJ do titular, além do número da chamada Unidade Consumidora, que nada mais é do que o número do imóvel. 

Além disso, o sistema solicitará outros dados para confirmar a titularidade do usuário que está tentando acessar a fatura da Copel. Se você tiver todas essas informações em mãos, o procedimento é muito rápido e simples. Em poucos minutos, aparecerá na sua tela a segunda via para impressão e as possibilidades de pagamento online. 

Se preferir levar o documento até uma agência bancária, caixa eletrônico ou lotérica para efetuar o pagamento, fique atento se o sistema gerou um código de barras. Somente com isso será possível pagar a tempo do vencimento, evitando juros desnecessários.

Qual é o telefone da Copel de rápido atendimento?  

A Copel disponibiliza uma central de atendimento para quem preferir solicitar algum serviço pelo telefone. O número é o 0800 51 00 116 e está à disposição dos clientes nos sete dias da semana, 24h. 

No entanto, lembramos que para questões referentes ao detalhamento da fatura da Copel e emissão da segunda via do documento, o sistema online e a agência virtual são muito eficientes e resolvem o seu problema ao passo de um clique.

Para ajudar os nossos leitores a não se perder nesses prazos, reforçamos também que o iq oferece um serviço que centraliza todas as suas contas em um só lugar. Confira em detalhes e saiba mais