Depósito identificado: o que é e como fazer?

Por admin

Depósito identificado

Quem tem uma conta em alguma instituição financeira sabe que eles disponibilizam diversos serviços. Entretanto, é comum que a maioria deles passe despercebida e as pessoas não tenham noção de que existem ou como funcionam.

Esse é o caso do depósito identificado, uma vez que, quando aplicado, o procedimento pode ser muito útil e facilitar a vida de quem o usa. Isso porque ele permite rastrear mais facilmente se o valor da operação chegou ao destino correto, além de facilitar o controle financeiro.

Pensando nisso, criamos este post para explicar o que é e como fazer o depósito identificado, para que você possa adicionar esse serviço ao seu dia a dia. Confira.

O que é depósito identificado?

O depósito identificado ou DI é uma maneira de identificar o depositante no processo de um depósito ou transferência financeira em uma poupança ou conta corrente. Esse serviço facilita o controle financeiro, tanto de quem deposita quanto de quem recebe o dinheiro. Ele funciona de maneira simples, e a identificação pode ser feita por nome ou número que será registrado no extrato do dono da conta que recebeu o depósito.

Essa função pode ser feita tanto por empresas quanto por pessoas físicas. É realizada com maior frequência por pessoas jurídicas, por conta do alto volume de depósitos realizados em curtos períodos de tempo.

Para que serve o depósito identificado?

Como mencionado acima, o depósito identificado serve exatamente para isso, identificar o depositante. A partir dos dados informados no momento do depósito, é possível ter registro dos valores, data, hora e nome ou número bancário da pessoa ou empresa que fez o serviço.

É importante ter em mente que algumas instituições financeiras cobram por essa função. Sendo assim, antes de fazer o depósito identificado, o depositante deve se informar de todas as taxas que podem ser cobradas pelo uso do serviço. Outro ponto é procurar os benefícios que cada instituição tem para esse tipo de procedimento.

Quais as vantagens do depósito identificado?

O depósito identificado tem algumas vantagens, sendo a primeira delas a identificação do depositante. Porém, também existem outros benefícios que esse serviço pode trazer. Abaixo listamos mais alguns.

  • Controle financeiro: com o DI, é possível fazer o controle do que foi gasto pelo depositante e o que foi recebido pelo destinatário. A transação fica gravada na conta por grande período de tempo, assim, o dono pode checar quando quiser;
  • Acompanhar a movimentação do depósito: quando o valor do depósito identificado cai na conta da pessoa a receber, é possível determinar que o valor chegou ao destino correto;
  • Crédito instantâneo: com o depósito identificado, o valor cai instantaneamente na conta destinatária, sendo útil especialmente em emergências.

Como fazer um depósito identificado?

O depósito identificado pode ser feito de maneira simples e rápida. Para isso, basta ir ao caixa eletrônico, guichê da agência, usar o internet banking ou aplicativo do banco. O processo pode sofrer pequenas alterações entre uma instituição financeira e outra, por isso, é importante se informar sobre cada agência primeiro.

Abaixo, explicamos um passo a passo de como esse depósito identificado pode ser realizado em caixas eletrônicos, internet banking e guichê da agência.

Caixa eletrônico

Passo 1: vá a uma agência e se dirija para um caixa eletrônico, pegue um envelope de depósito e preencha-o normalmente. Existem as opções de depositar dinheiro ou cheque. Cada agência tem um valor máximo que pode ser depositado em cada envelope, por isso fique atento.

Passo 2: no caixa eletrônico, escolha a opção depósito e, depois, depósito identificado. Preencha os dados conforme solicitado. Lembre-se de que as informações de depósito são as mesmas repassadas pelo depositante, sendo assim, tenha atenção.

Passo 3: após informar os dados solicitados, como nome do depositante, valor, conta para depósito e nome do destinatário do dinheiro, basta inserir o envelope quando solicitado. Ao final, será gerado um extrato de comprovação do depósito identificado com todos os dados informados.

Internet Banking ou aplicativo do banco

Passo 1: abra o internet banking ou aplicativo do banco e insira seus dados para o login.

Passo 2: na barra de pesquisa ou de serviços, procure a opção depósito identificado e clique nela. Geralmente, esse serviço fica disponível na área de transferências.

Passo 3: preencha os dados conforme solicitados. É normal pedirem o valor, dados do destinatário. Confira as informações antes de prosseguir.

Passo 4: caso todos os dados estejam corretos, confirme a operação. Será gerado um comprovante de depósito com todas as informações do depositante e destinatário.

Guichê de atendimento

Passo 1: ao chegar em uma agência, dirija-se para os guichês de atendimento, geralmente localizados na parte interna dos bancos.

Passo 2: depois de pegar sua senha para a fila, aguarde sua vez. Tenha sempre os documentos em mãos para agilizar o processo.

Passo 3: ao ser atendido, informe ao profissional que deseja realizar um depósito identificado e dê todos os documentos e dados solicitados.

Passo 4: após a realização, será gerado um extrato comprovando o depósito.

Após realizar o depósito identificado, lembre-se de passar todas as informações do serviço para o destinatário. Assim, ele pode checar e confirmar o recebimento do valor.

Caso surja alguma dúvida na hora de realizar o depósito, existem canais de atendimento que podem auxiliar nesse momento: no caixa eletrônico geralmente há profissionais do banco que ajudam a realizar diversos tipos de serviços.

Como deu para perceber, o depósito identificado é uma ótima opção para quem deseja ter mais controle das finanças e transações bancárias, além de ajudar a saber se o valor depositado foi entregue corretamente. Ele costuma ser usado com mais frequência por empresas, mas pessoas físicas também podem usá-lo como aliado para o dia a dia.

Caso a pessoa não queira fazer o depósito, mas deseje a identificação, pode fazer uma transferência por meio de TED ou DOC; esses processos, geralmente, já vêm acompanhados de identificação da conta originárias.

Agora que você já sabe o que é um depósito identificado e como fazê-lo, já pode adotar o serviço na próxima vez que tiver que fazer um depósito, não é mesmo? Acesse o site do iq para mais artigos como esse.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)