CPF na nota aumenta score? Saiba a resposta neste post!

Por Redação IQ 360

CPF na nota aumenta score

Você sabe o que é score de crédito? Diversos hábitos de nosso dia a dia influenciam nosso score, por isso é importante conhecê-los para tomar os devidos cuidados e ter uma boa pontuação. Há quem diga que colocar o CPF na nota aumenta score. Você adota essa prática? Entenda o que é score e se essa relação com o CPF é mito ou verdade.

O que é score e como influencia na concessão de crédito

O score de crédito é uma pontuação que indica a reputação de uma pessoa sobre sua relação com o dinheiro, para que as empresas avaliem se essa pessoa é potencialmente um bom ou mau pagador. Essa pontuação é elaborada por empresas que fazem análise de crédito como Serasa, SPC e Boa Vista SCPC.

O score de crédito costuma ser calculado entre 0 e 1 mil pontos. Quanto maior a sua pontuação, maiores as chances de você pagar suas contas nos próximos meses, portanto melhor a sua reputação como bom pagador. Quanto mais próximo de zero for seu score, mais dificuldade você terá em conseguir um empréstimo ou financiamento.

Para atribuir um score a um consumidor essas empresas consideram seus hábitos de consumo, como manter as contas em dia, quantidade de vezes que a pessoa pede empréstimo ou recorre a soluções como cheque especial, entre outros comportamentos.

Afinal, CPF na nota aumenta score?

Muitas pessoas afirmam que CPF na nota aumenta o score de crédito, porém isso é um mito! O CPF na nota fiscal não faz parte das informações que são usadas para atribuir a pontuação do consumidor.

O CPF na nota é uma forma que os governos estaduais utilizam para controlar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O objetivo principal desse registro é combater a sonegação de impostos.

Dessa forma, colocar o CPF na nota é uma boa prática sim, já que ajuda a combater um crime. No entanto, isso não irá melhorar a sua pontuação para conseguir crédito no mercado.

O que ajuda a aumentar o score?

Como o score é resultado de uma análise dos hábitos do consumidor em relação ao dinheiro, algumas dicas podem auxiliar para aumentar sua pontuação. A primeira delas é ter o nome limpo em empresas como Serasa e SPC. Um nome limpo significa que você costuma honrar seus compromissos financeiros e provavelmente é um bom pagador.

A segunda dica é pagar suas contas em dia, como água, luz e telefone. Pequenos atrasos, mesmo de dois ou três dias, que podem acontecer por esquecimento, são prejudiciais para seu score.

Uma terceira sugestão é evitar fazer pedidos de crédito com muita frequência. Se você costuma pedir muitos empréstimos, é bem provável que tenha dificuldades de pagar suas contas apenas com a sua receita, ou seja, gasta mais do que ganha. Pedir crédito somente quando você realmente precisar ajuda a manter o score alto.

Gostou do artigo? Acesse o site do iq e confira outros conteúdos sobre o assunto.