Score de crédito: o que é e como melhorar

Por Emily Moura

score de credito

Toda relação que uma pessoa tem com pagamentos e a maneira que ela trabalha com o mercado de crédito é chamado de score de crédito, ele se resume ao famoso crédito na praça. 

Durante este artigo, entenda o que é o score de crédito, como é o processo de verificação e como aumentar o seu score. Confira!

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

O que significa score?

O score de crédito é a relação que toda e qualquer pessoa mantém com seus pagamentos e o mercado de crédito. Ele pode ser consultado de forma gratuita pelos cidadãos por meio do Serasa e do SPC, após criar uma conta em qualquer um dos sites.

Ele é considerado uma ferramenta essencial para as empresas para decidir se vão conceder crédito e realizar algum tipo de negócio com esse possível cliente.

Como calcular o score de crédito?

O score de crédito é calculado através de uma pontuação, baseando-se na maneira que a pessoa pagou suas contas nos últimos doze meses, desde contas de casa, como água, luz, telefone ao pagamento de cartão de crédito e até mesmo empréstimos.

Outros itens usados nesse cálculo do score são: registros que a pessoa possa ter tanto no Serasa quanto no SPC ou qualquer outra instituição com o poder de negativar um indivíduo; a idade, sua renda e o estado civil.

.Ele é construído a partir da relação da pessoa com o seu dinheiro.

Assim, se você quiser fazer um financiamento, pedir um cartão de crédito para uma instituição financeira, fizer um empréstimo ou conseguir qualquer outra forma de crédito, a empresa com quem você fez esse contato, realizará uma pesquisa com o seu CPF para entender se você é capaz ou não de pagar essa dívida que pretende gerar.

Ou seja, ela quer saber se você consegue honrar seus compromissos financeiros e quanto mais alto for o seu score de crédito, melhor será a sua saúde financeira e mais fácil será para conseguir o seu objetivo.

Para que serve o score de crédito?

Como já foi mencionado, o score de crédito diz se a pessoa tem ou não crédito na praça para conseguir algo do seu desejo, como fazer um financiamento, pedir um cartão de crédito ou aumentar o limite do cartão existente, realizar um empréstimo ou pedir por qualquer outra forma de crédito a uma instituição financeira, de bancos a fintechs.

Ele mostra o perfil financeiro da pessoa e o que existe nele: pagamentos em dia ou em atraso, se já realizou empréstimos e se essa é uma prática corriqueira ou não, se existem pagamentos em atraso e outros financiamentos em registrados no CPF desse indivíduo.

Leia também: Consulte seu CPF no Serasa e veja seu score de crédito

Conheça os níveis do score de crédito

A pessoa pode conhecer seu score de crédito ao fazer um financiamento, abrir crediário em loja, como aquelas de móveis ou eletrodomésticos e ainda ao fazer a consulta no site do Serasa ou SPC, de forma gratuita, mas mediante cadastro. 

O score é uma pontuação. Ele vai de 0 a 1000 e está dividido em três categorias: baixo, médio e alto. Entenda como ela funciona:

  • até 300 pontos – significa que o score é baixo e a pessoa tem risco de ser ou se tornar inadimplente;
  • de 300 a 700 pontos – significa que o score é médio. A pessoa pode tanto honrar seus compromissos financeiros como ter algum deslize no meio do caminho;
  • de 700 a 1000 pontos – o score é alto. Isso quer dizer que a probabilidade da pessoa ter crédito na praça é bem maior e com ele poderá fazer financiamentos, empréstimos ou qualquer outra ação do tipo.

 

Quais fatores levam a um score baixo?

O score de crédito leva em conta a vida financeira da pessoa, ou seja, ele não é coisa de momento.

Ele leva em conta todas as ações feitas entre os últimos 12 meses e 5 anos dos hábitos da pessoa com o dinheiro.

Entenda os pontos que podem levar a um score baixo:

  • Quando o nome está negativado – Ou seja, por quais motivos a pessoa se tornou inadimplente, desde estar desempregado ou ter feito o mau negócio de emprestar o nome para algum amigo ou parente que não pagou a dívida, por exemplo;
  • Ter limpado o nome a pouco tempo – O histórico leva alguns meses a atualizar, então se a pessoa acabou de limpar o nome, o score crédito ainda não vai ter mudado;
  • Não usar crédito no mercado – Se a pessoa não tiver cartão de crédito, conta em banco, usar crediário ou ter contas residenciais em seu nome, vai ser difícil usar crédito, então é necessário ter conta em banco e os outros itens mencionados;
  • Ter sido vítima de fraude – ter os documentos roubados e não fazer um boletim de ocorrência sobre a situação, é problema, pois o bandido pode usar seu nome/CPF em benefício próprio e isso prejudica o score de crédito, assim é importante ter esse tipo de informação e entrar em contato com as empresas de proteção ao crédito para informar da possibilidade de fraude.

 

Como aumentar meu score?

O score de crédito não é fixo. A avaliação acontece no momento em que a pessoa faz algum pedido de crédito. Para ter uma boa pontuação com baixa variação, siga os pontos a seguir:

  • Tenha contas residenciais em seu nome e pague-as em dia;
  • Tenha uma conta bancária e a mantenha saudável, não utilize cheque especial;
  • Pague sempre a fatura do cartão de crédito na sua totalidade ou evitar pagar apenas o mínimo por muito tempo;
  • Quite as dívidas em atraso;
  • Tente antecipar o pagamento das parcelas de uma dívida;
  • Tenha investimentos;
  • Atualize seu cadastro no Serasa ou instituições similares;
  • Comprove sua renda;
  • Mantenha-se atento ao seu score para deixá-lo saudável.

Pontuação alta de score é garantia de crédito aprovado?

As instituições financeiras não levam apenas em conta todas as contas pagas em dia para ter o crédito aprovado para alguma operação, apesar desse ponto ser positivo.

Durante a pesquisa do CPF, são levados em conta outros dados, como já foi falado, como estado civil, condições de emprego e salário, idade.

Assim, como eu sua alimentação, é bom manter hábitos financeiros saudáveis e regulares, pois isso fará com que o crédito seja aprovado e quem permanecer assim por mais tempo, tem maior chance de ter o crédito aprovado.

O iq é uma startup do grupo Red Ventures que busca ajudar pessoas a entender sua condição financeira, ter um maior controle do seu dinheiro e realizar as melhores escolhas através de soluções digitais transparentes e seguras.

Com o seu app, é possível ter conhecimento de todas as contas de casa durante o mês, manter os hábitos financeiros saudáveis para ter score de crédito alto e, assim encontrar o cartão de crédito mais adequado para o seu perfil.