Score Alto: Como manter sua pontuação para obter crédito

Por Redação IQ 360

Solicitar um empréstimo é uma ferramenta financeira que pode ser muito útil se feita com um objetivo definido e bom planejamento. A obtenção de crédito pode ajudar em uma situação emergencial ou para se investir no próprio negócio, por exemplo.

Como as instituições financeiras que oferecem empréstimos obviamente não querem perder dinheiro, elas medem o potencial de risco que cada cliente representa utilizando-se de alguns métodos de avaliação.

O Score é um dos instrumentos mais determinantes para que a concessão de crédito seja aprovada ou não. Trata-se de um reflexo da relação que o cidadão tem com o próprio mercado: se seus pagamentos costumam ser feitos em dia, qual é o histórico de dívidas, quão atualizados estão seus dados no sistema do Serasa.

Tudo isso entra em um cálculo matemático com o intuito de determinar se a pessoa merece um Score Alto ou um Score Baixo.

Ainda que não signifique uma aprovação garantida, quanto maior for o Score de um cidadão, maiores serão as chances de o empréstimo que ele pede ser aprovado. 

O que é o Score e qual é a relação com a concessão de crédito?

O Score de um consumidor é uma espécie de avaliação baseada em estatísticas que aponta um número de 0 (zero) a 1.000 (mil): quanto mais próximo de mil for o Score do cidadão, menos risco ele representa para a instituição financeira que oferece cessão de crédito.

Isso porque, para chegar a um número, o cálculo do Score leva em conta justamente informações como a situação trabalhista do solicitante, sua faixa de renda, histórico de pagamento e de eventuais dívidas não quitadas, se ele já solicitou empréstimos anteriormente etc.

Esse apanhado de dados é o que define se a pessoa tem um Score Alto ou um Score Baixo.

Caso ela tenha emprego e renda mensal constante, apresente bom histórico como pagador e atenda a outros quesitos que representam um bom currículo financeiro, seu Score será alto.

Caso contrário, especialmente se o cidadão estiver com o nome sujo na praça, seu Score será inevitavelmente baixo. Em termos de referência numeral, um Score pode ser apontado como Alto ou Baixo da seguinte maneira:

🡪 Até 300 pontos: o Score é baixo e o pedido pode ser negado porque o solicitante é visto como de alto risco;

🡪 Entre 300 e 700 pontos: o Score é médio e o solicitante deve conseguir empréstimos de acordo com as taxas praticadas no mercado;

🡪 Acima de 700 pontos: o solicitante apresenta Score Alto, é considerado de baixo risco e pode obter créditos com valores maiores e taxas reduzidas.

Benefícios do Score Alto

A principal vantagem de possuir um Score Alto é bem clara: ter mais facilidade para obter crédito por ser visto como de baixo risco pelas instituições financeiras.

Com um Score Alto, a instituição procurada para conceder o empréstimo vê menos chances de o solicitante atrasar os pagamentos da dívida ou mesmo de dar um calote.

Mas não são apenas os bancos e financiadoras que utilizam o Score para avaliar o potencial de bom pagador de seus clientes – lojas e empresas, como de telefonia ou de TV a cabo, fazem uso da mesma métrica antes de liberar crédito. 

É importante lembrar que possuir um Score Alto não libera automaticamente a cessão de crédito por parte das instituições financeiras – ele é um instrumento de análise, não uma garantia. Ainda assim, é o principal quesito a ser analisado quando um empréstimo é solicitado.

Pode acontecer, inclusive, de o cidadão com Score Médio ou Baixo conseguir o empréstimo que deseja ao custo de ter de pagar taxas e cumprir prazos muito piores, que podem acabar não compensando a obtenção de crédito. 

Dicas para manter o Score Alto

O Score de um consumidor não é um número fixo e imutável, pelo contrário: ele aumenta e diminui de acordo com as ações financeiras que o próprio cidadão realiza.

Assim, um cidadão que possui Score Baixo pode tomar atitudes como quitar as dívidas, pagar as contas em dia e atualizar os dados no sistema do Serasa para aumentar seu Score – pode demorar algum tempo, mas dará resultado.

E outro cidadão com Score Alto pode perder pontos se começar a agir de forma inadimplente nas economias.

O que fazer para ficar com Score Alto?

🡪 Limpe o nome na praça: negocie se precisar, mas quite todas as dívidas;
🡪 Pague as contas em dia: energia, gás, água etc.; 
🡪 Atualize seus dados no sistema do Serasa;
🡪 Inscreva-se no Cadastro Positivo do Serasa.

O que pode deixar o Score Baixo?

🡪 Ter dívidas em aberto;
🡪 Atrasar pagamentos;
🡪 Não possuir cadastro positivo ou ter cadastro desatualizado no Serasa.

É muito simples acompanhar o próprio Score para ter maior controle sobre como é visto pelas instituições financeiras: basta acessar as páginas de empresas que disponibilizam o cálculo e a visualização do Score e fazer o cadastro que elas pedem.

Somente o cidadão pode ver sua própria nota de Score – além, é claro, das instituições financeiras que são procuradas para ceder crédito e utilizam o sistema de Score para tomar as melhores decisões.

Confira seu Score pessoal nos sites abaixo:

🡪 Serasa
🡪 Boa Vista SCPC