Saiba como consultar uma placa veicular de forma segura!

Por Redação

Muitas podem ser as razões para se precisar consultar a placa de um veículo. E não, você não precisa ir até o Detran da sua cidade para fazer a consulta da placa e conseguir as informações que precisa. Consultar a placa de um veículo é uma tarefa fácil e que pode ser feita com muita segurança, através do seu computador pessoal ou smartphone.

Conheça alguns dos principais sites e aplicativos para consultar a placa do seu veículo e quais informações você pode obter.

Placa veicular, posso andar sem?

A placa de um veículo funciona como uma das identidade dele. Sendo assim, cada veículo possui uma combinação de números e letras exclusiva. É uma forma de identificar o carro. Por isso, no Brasil, todo veículo necessita ter sua placa própria de identificação.

Condutores que andarem com veículos sem placa estão cometendo uma infração considerada gravíssima e podem receber uma multa de R$293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Motorista (CNH) e ainda ter o veículo apreendido.

Só há uma exceção:  no caso de veículos novos sem placa, o condutor tem o prazo de 15 dias, a partir da data de emissão de nota fiscal, para trafegar sem placa. Nestes casos, durante o período de 15 dias o condutor deve andar sempre com a nota fiscal do veículo, para comprovar que está dentro do prazo.

Quais informações posso obter ao consultar uma placa veicular?

Consultar a placa pode ser de grande ajuda para quem deseja comprar um veículo semi novo, ou quando há um acidente de transito. Pois a partir dos dados da placa é possível saber sobre IPVA, desvalorização do veículo, multas no Detran e conseguir consultar o número do RENAVAM. A partir dessas informações é possível saber se o veículo possui multas, pendencias e até suas características, como cor, modelo e ano.

Como posso consultar a placa de um veículo?

Existem muitos sites que possibilitam a consulta da placa veicular. Porém, é necessário ficar atento, pois nem todos são de origem confiável ou podem cobrar pela consulta.

Aconselhamos que faça sua consulta por sites que realmente conheça.

No caso, uma opção confiável é a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). O site possui um portal de serviços para vários tipos de consulta, incluindo a consulta placa.

Porém, é valido mencionar, que no site há um aviso de que só é possível fazer cinco consultas por usuário.

Conheça o iq!

As informações foram úteis? Então conheça o iq e continue a se informar! Aqui no iq você encontra tudo o que precisa para deixar suas contas domesticas em dia, encontrar o melhor cartão de crédito e até pode acompanhar as novidades mais inusitadas sobre inovação e tecnologia!