5 deveres de quem tem um cartão de crédito

Por Redação

deveres-cartao-de-credito

Já sabemos que ter um cartão de crédito com um bom limite de gastos facilita o acesso às compras, permite que o pagamento seja feito em um prazo maior, amplia as possibilidades de parcelar a dívida e ainda rende pontos em programas de fidelidade e milhagem. Mas nada disso fará sentido se você extrapolar o limite do seu saldo real e chegar uma dívida impagável depois.
Além de gastar só o que vai conseguir pagar, você sabe quais são os seus deveres ao adquirir um cartão de crédito? Confira!

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

Ler o contrato

O primeiro passo para quem quer adquirir o primeiro ou um novo cartão de crédito é fazer uma boa pesquisa no mercado para saber quais bancos oferecem as melhores taxas de juros para cada modalidade e bandeira. Se você quer emitir o seu cartão no banco onde recebe o seu salário para facilitar o pagamento, isso ajuda bastante.
Mas, converse com o seu gerente e negocie as taxas. Leia atentamente o contrato que vai assinar, levando em conta todos os possíveis aumentos dessas taxas ao longo dos anos. Faça perguntas, é seu dever estar ciente e concordar com todos os termos. Esse contrato é o que vai valer em caso de eventuais ações judiciais futuras.

Comunicar roubos e furtos

Essa dica já é bem conhecida e aplicada pela maioria dos brasileiros. Como o risco de sofrer um assalto ou ser furtado cresceu nos últimos anos, a primeira providência é ir até a delegacia, fazer um boletim de ocorrência e, se possível, ao mesmo tempo, já entrar em contato com a operadora do cartão para cancelá-lo.
Se o cartão for usado indevidamente por terceiros e não houver esse comunicado oficial do cliente, será muito mais complicado pedir um reembolso depois e você poderá ser cobrado por tudo o que o ladrão gastar em seu nome. Isso também evita que o cartão seja clonado e utilizado por mais pessoas.

Alertar sobre extravios

Assim como os roubos, é de responsabilidade do cliente avisar a operadora caso o cartão tenha sido solicitado, mas que, por algum motivo, tenha sido extraviado. Ou seja, se você não recebê-lo no prazo estipulado pelo banco ou instituição financeira, fique atento e comunique assim que possível, pedindo um rastreamento.

Boa conservação

É dever do proprietário do cartão também garantir que ele será bem cuidado. Claro que estamos sujeitos a pequenos acidentes que podem prejudicar ou até estragar o documento. Fornecer novos cartões com muita frequência não é dever do banco. Confira se isso está explicitamente disposto no contrato e questione o seu gerente.

Encerrar a conta formalmente

Por último, se é seu interesse cancelar o cartão ou a sua conta naquele banco, isso deverá ser feito formalmente. É seu dever ir até a agência, ou pela central de atendimento, e formalizar o pedido.
Isso também é importante para o cliente, que terá um documento formal assinado pelo gerente, confirmando que o cartão está cancelado e que só serão cobrados os últimos gastos. Se houver dívidas a vencer, lembre-se que terá de quitar tudo para fazer o cancelamento.

Você sabia que o Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na América Latina? Confira a pesquisa que o iq fez para mostrar como o cartão de crédito é importante no cotidiano do brasileiro.