O poder do cartão de crédito no Brasil

Por Redação IQ 360

Você sabia que o Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na América Latina? Confira a pesquisa que o iq fez para mostrar como o cartão de crédito é importante no cotidiano do brasileiro.

Abaixo, quebramos as informações em mais detalhes e de forma mais explicativa. Confira já!

O poder do cartão de crédito no Brasil

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no mundo todo, e no Brasil a realidade não é diferente.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o portal Meu Bolso Feliz, 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito no dia a dia.

O número de cartões ativos no país é ainda maior. São 87 milhões, aponta o levantamento, o que resulta em uma média de 1,7 cartões por pessoa.

Valor das transações cresceu 18,8% em um ano

O montante movimentado pelos cartões de crédito no país no primeiro semestre de 2019, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) foi de R$ 534,4 bilhões, um aumento de 18,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2018, as transações realizadas com cartões de crédito somaram R$ 450 bilhões.

O volume movimentado na primeira metade de 2019 corresponde a 68,4% de todo crédito concedido à pessoa física para o consumo de bens e serviços no Brasil, de acordo com a Abecs e o Banco Central.

O cartão de crédito é utilizado por 92% dos membros das Classes A e B, aponta o estudo do SPC Brasil com o Meu Bolso Feliz.

A frequência de uso é alta, segundo a Abecs e o Datafolha: 57% dos donos de cartão o utilizam pelo menos uma vez por semana e 95%, ao menos uma vez por mês.

Segurança é a principal vantagem do cartão de crédito

Quando perguntados sobre os pontos positivos da utilização do cartão de crédito, os participantes da pesquisa do SPC Brasil o do Meu Bolso Feliz afirmaram que a segurança era a maior vantagem da forma de pagamento.

A resposta foi escolhida por 30% dos participantes do levantamento. Na sequência vieram a possibilidade de parcelamento (28%), o prazo de pagamento (19%), o poder de compra (15%) e os programas de milhagem (5%).

Dividir o valor da compra em várias parcelas é uma prática comum para 83% dos consumidores brasileiros.

O cartão de crédito não é usado apenas para compras de alto valor.

Segundo uma análise da Kantar Worldpanel, 65% das famílias brasileiras o utilizam na hora de adquirir itens consumo rápido no dia a dia, como alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e medicamentos.

Região Sudeste utiliza mais cartões do que todo o resto do Brasil

O uso de cartões de crédito não uniforme em todo país, segundo a Abecs e o Banco Central.

A região que mais utiliza esta forma de pagamento e também os cartões de débito é a Sudeste, que representa 60,5% do total.

A região é a mais populosa do Brasil e concentra as duas maiores metrópoles nacionais.

Em seguida, vem a região Sul (15,1%), que fica na frente das regiões Nordeste (13,1%), Centro-Oeste (7,7%) e Norte (3,5%).

A região Sul é a única do país na qual o cartão de crédito é mais usado do que o dinheiro de papel.

Mastercard lidera o mercado de cartões de crédito

A Mastercard conquistou a liderança no mercado de cartões de crédito no Brasil em 2016, superando a Visa.

De acordo com a Fintechs, a bandeira norte-americana possui 45,6% de share do mercado nacional, um pouco à frente da compatriota Visa, que possui 44,3%.

As brasileiras Hipercard e Elo vêm na sequência, com 5,5% e 2,4% de share, respectivamente. A também norte-americana American Express fecha a lista com 1,8% do mercado.

Sobre o iq

O iq é um aplicativo que permite o pagamento automático de contas utilizando cartão de crédito. Não perca mais tempo pagando contas e ainda acumule benefícios em seu cartão. Saiba mais clicando aqui.

Quer solicitar um cartão de crédito? No iq você encontra diversas opções. Veja aqui.

As informações foram úteis?

5 / 5 (10 avaliações)