O poder do cartão de crédito no Brasil

Por Redação IQ 360

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

Você sabia que o Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na América Latina? Confira a pesquisa que o iq fez para mostrar como o cartão de crédito é importante no cotidiano do brasileiro.

Abaixo, quebramos as informações em mais detalhes e de forma mais explicativa. Confira já!

O poder do cartão de crédito no Brasil

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no mundo todo, e no Brasil a realidade não é diferente.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o portal Meu Bolso Feliz, 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito no dia a dia.

O número de cartões ativos no país é ainda maior. São 87 milhões, aponta o levantamento, o que resulta em uma média de 1,7 cartões por pessoa.

Valor das transações cresceu 18,8% em um ano

O montante movimentado pelos cartões de crédito no país no primeiro semestre de 2019, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) foi de R$ 534,4 bilhões, um aumento de 18,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2018, as transações realizadas com cartões de crédito somaram R$ 450 bilhões.

O volume movimentado na primeira metade de 2019 corresponde a 68,4% de todo crédito concedido à pessoa física para o consumo de bens e serviços no Brasil, de acordo com a Abecs e o Banco Central.

O cartão de crédito é utilizado por 92% dos membros das Classes A e B, aponta o estudo do SPC Brasil com o Meu Bolso Feliz.

A frequência de uso é alta, segundo a Abecs e o Datafolha: 57% dos donos de cartão o utilizam pelo menos uma vez por semana e 95%, ao menos uma vez por mês.

Segurança é a principal vantagem do cartão de crédito

Quando perguntados sobre os pontos positivos da utilização do cartão de crédito, os participantes da pesquisa do SPC Brasil o do Meu Bolso Feliz afirmaram que a segurança era a maior vantagem da forma de pagamento.

A resposta foi escolhida por 30% dos participantes do levantamento. Na sequência vieram a possibilidade de parcelamento (28%), o prazo de pagamento (19%), o poder de compra (15%) e os programas de milhagem (5%).

Dividir o valor da compra em várias parcelas é uma prática comum para 83% dos consumidores brasileiros.

O cartão de crédito não é usado apenas para compras de alto valor.

Segundo uma análise da Kantar Worldpanel, 65% das famílias brasileiras o utilizam na hora de adquirir itens consumo rápido no dia a dia, como alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e medicamentos.

Região Sudeste utiliza mais cartões do que todo o resto do Brasil

O uso de cartões de crédito não uniforme em todo país, segundo a Abecs e o Banco Central.

A região que mais utiliza esta forma de pagamento e também os cartões de débito é a Sudeste, que representa 60,5% do total.

A região é a mais populosa do Brasil e concentra as duas maiores metrópoles nacionais.

Em seguida, vem a região Sul (15,1%), que fica na frente das regiões Nordeste (13,1%), Centro-Oeste (7,7%) e Norte (3,5%).

A região Sul é a única do país na qual o cartão de crédito é mais usado do que o dinheiro de papel.

Mastercard lidera o mercado de cartões de crédito

A Mastercard conquistou a liderança no mercado de cartões de crédito no Brasil em 2016, superando a Visa.

De acordo com a Fintechs, a bandeira norte-americana possui 45,6% de share do mercado nacional, um pouco à frente da compatriota Visa, que possui 44,3%.

As brasileiras Hipercard e Elo vêm na sequência, com 5,5% e 2,4% de share, respectivamente. A também norte-americana American Express fecha a lista com 1,8% do mercado.

Sobre o iq

O iq é um aplicativo que permite o pagamento automático de contas utilizando cartão de crédito. Não perca mais tempo pagando contas e ainda acumule benefícios em seu cartão. Saiba mais clicando aqui.

Quer solicitar um cartão de crédito? No iq você encontra diversas opções. Veja aqui.