Como consultar nome no SPC gratuitamente?

Por Redação IQ 360

Você provavelmente já ouviu falar do SPC, certo? Em geral, essa nomenclatura é relacionada ao processo de consultar nome “sujo”, ou seja, quem deseja verificar se possui pendências financeiras, por exemplo, consulta o CPF no SPC.

Com atuação de mais de 60 anos no mercado financeiro, o SPC presta serviços de soluções a consumidores e empresários com objetivo de manter a confiabilidade na hora de negociar.

Mas, afinal, para que serve o SPC e como funciona? Descubra como consultar nome SPC gratuitamente e online.

O que é SPC?

SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito e é um órgão que reúne dados de consumidores em situação de inadimplência financeira.

Informações pessoais, nome e CPF são alguns dos dados que o SPC reúne.

Toda a coleta de dados é feita com o objetivo de possibilitar a consulta tanto por parte das empresas, bancos e lojas, quanto por parte dos próprios consumidores.

O SPC tem a finalidade de garantir as melhores tomadas de decisão em relação à concessão de créditos a consumidores por meio das empresas, lojas, financeiras e bancos.

Ele também fornece ao consumidor a opção de consultar sua situação financeira de débito, possibilitando a negociação da dívida, se for o caso. 

Os dados que formam o banco do SPC são fornecidos pelos lojistas credenciados. Além disso, são coletadas as informações de consumidores em dívida com instituições comerciais como distribuidoras de energia e água.

Por que consultar o nome no SPC?

Consultar o nome no SPC é um benefício para ambos os lados, ou seja, tanto para o empresário quanto para o consumidor.

O interesse empresarial pelas consultas que o SPC possibilita é claro e está relacionado aos critérios de concessão de crédito a diferentes perfis de consumidores.

É fato que o objetivo das empresas, bancos e financeiras é aumentar cada vez mais suas vendas e concessões de crédito, porém é necessário monitorar o perfil de consumistas que solicitam seus produtos, de modo a minimizar as taxas de inadimplência que causam tanto prejuízo às empresas.

Por outro lado, a consulta de nome no SPC pelos consumidores é tão relevante quanto.

Isso porque, caso o consumidor queira contratar um empréstimo ou até mesmo conseguir um cartão de crédito, poderá não conseguir a aprovação se estiver com inadimplência financeira registrada no SPC.

Outro fator importante com relação à consulta de nome no SPC é que, ao consultar, se encontrar alguma irregularidade no CPF, o próprio órgão oferece opções para que negocie sua dívida, seja por meio da própria plataforma, seja por contato direto com as financeiras parceiras.

É importante, portanto, realizar a consulta de modo que possa limpar o seu nome.

Além disso, consultar o nome no SPC diz respeito às suas finanças pessoais. Se você ficou no vermelho e as dívidas se acumularam, é importante saber com detalhes o tamanho do problema que terá que enfrentar para procurar superar a situação e voltar a controlar suas movimentações. 

Torna-se essencial, portanto, encontrar as causas desse descontrole e entende quanto está devendo e para quem para que possa se organizar e pagar a dívida o quanto antes.

Passo a passo de como consultar nome no SPC gratuitamente

Uma forma de consultar nome no SPC sem ter que pagar uma taxa é indo presencialmente até um dos balcões de atendimento, portando seu CPF original e documento com foto.

Para isso, veja o endereço mais próximo do seu local de residência

A consulta gratuita e online liberada pelo SPC está disponível apenas e exclusivamente por meio do aplicativo da organização.

A consulta pela internet na plataforma do SPC requer o pagamento de uma taxa de, no mínimo, R$ 9,90. 

Para consultar nome no SPC gratuitamente e online, portanto, o consumidor deverá baixar o aplicativo que está disponível para download na App Store (sistema IOS) e também no Google Play (sistema Android).

Esse aplicativo é baixado e instalado no seu smartphone de forma gratuita. 

Confira o passo a passo abaixo de como consultar nome SPC gratuitamente pelo aplicativo:

  • baixe o app pela App Store ou pelo Google Play;
  • clique em “Instalar”, espere o aplicativo ser baixado e instalado e clique em “abrir”;
  • logo após, clique na seta e passe para o lado até chegar na tela de cadastro;
  • é necessário criar uma conta caso ainda não possua. Para isso, clique em “Faça seu cadastro”;
  • informe seu nome, CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido ao qual você tenha acesso e o número do seu celular;
  • após essas informações, será necessário criar uma senha de, no mínimo, 8 dígitos, que possua um número, um carácter especial e uma letra maiúscula;
  • depois, será necessário aceitar os termos;
  • sua conta será criada após clicar em “Continuar”.

Após esse processo, portanto, abrirá a tela onde deverão constar seus dados, evidenciando sua situação financeira e se há pendências no seu CPF.

Vale ressaltar que é possível consultar o próprio CPF no SPC no aplicativo quantas vezes quiser e a qualquer momento. 

Agora que você já sabe como consultar nome SPC gratuitamente e online, não deixe que suas finanças pessoais fujam do seu controle.

Acompanhe o iq e aprenda cada vez mais sobre organização e tudo do universo financeiro para manter seus pagamentos em dia e quitar suas dívidas pendentes!