O que é coaching e como funciona?

Por Redação IQ 360

O que é coaching? E será que esse processo faz sentido para você?

Mudanças no mercado de trabalho e na dinâmica dos relacionamentos fazem com que temas relacionados ao coaching fiquem em evidência.

Autoconhecimento, metas, responsabilidade e resiliência são alguns desses assuntos. 

Cada um deles tem importância para o aprimoramento pessoal e profissional, oferecendo suporte na orientação e desenvolvimento do coachee (como é chamado o cliente que se submete ao processo).

Dependendo do propósito e momento de vida, o coaching pode ser aplicado em áreas específicas, gerando resultados interessantes, que dependem de todos os envolvidos nessa jornada de evolução.

Se você não sabe o que é coaching, mas tem interesse no tema, siga acompanhando este artigo.

A partir de agora, vamos explicar como funciona o coaching, quais tipos existem e para que situações e pessoas é indicado.

O que é coaching, afinal?

Coaching pode ser definido como um processo que emprega técnicas e ferramentas validadas cientificamente para melhorar o desempenho e alcançar um ou mais objetivos.

Suas métodos combinam conhecimentos de áreas diversas, a exemplo de 

  • Recursos Humanos
  • Psicologia Organizacional
  • Neurociência
  • Comportamento
  • Psicologia Positiva 
  • Administração.

A origem do coaching

OK, entendemos o que é coaching.

Mas de onde surgiu esse processo?

Segundo o artigo Desvendando o Coaching: uma Revisão sob a Ótica da Psicologia, publicado na Revista Psicologia: Ciência e Profissão, esse é um método utilizado há mais de três décadas.

As primeiras aplicações do coaching foram registradas no treinamento de atletas entre os anos 1990 e 2000, a fim de que superassem seus limites e elevassem o rendimento durante jogos e competições.

Diante dos resultados promissores, a metodologia conquistou espaço em setores como administração de empresas, sendo usada para aumentar a performance e o entrosamento de lideranças e equipes.

Desde então, o tema ganhou status de disciplina e passou a ser estudado por diversos autores, recebendo definições distintas, a exemplo das palavras de Stober e Parry em seu texto sobre o coaching baseado em evidências: 

Coaching é um processo colaborativo que visa facilitar a habilidade de um cliente para auto dirigir seu aprendizado e crescimento, sendo evidenciado por mudanças significativas na auto compreensão, autoconceito e comportamento”.

Como funciona um processo de coaching

Para entender como funciona o coaching, vale ressaltar que ele corresponde a uma trajetória, ou seja, é um caminho que será percorrido pelo coach – profissional capacitado que orienta o coachee (cliente ou aluno).

Em geral, o processo é dividido em sessões realizadas em um prazo estabelecido previamente, de acordo com o propósito do cliente.

Tudo começa com uma primeira reunião, na qual coach e coachee identificam necessidades e desejos, chegando a um objetivo.

Em seguida, traçam um caminho para alcançar esse objetivo, definindo metas ou passos específicos, que serão trabalhados a cada sessão.

Conforme detalha o site da Sociedade Brasileira de Coaching, as sessões são compostas por cinco etapas:

  1. Proposta da sessão: é o propósito do encontro, definido em um plano pelo coach ou de forma livre, no início de cada sessão
  2. Desenvolvimento: corresponde à maior parte da reunião, na qual são aplicadas as ferramentas necessárias para trabalhar o tema do encontro
  3. Aprendizados: momento de avaliação do que o coachee aprendeu até aquele ponto, com recomendações práticas para melhorar a sua performance
  4. Tarefas: atividades que devem ser executadas pelo coachee para atingir a próxima meta
  5. Acompanhamento: análise sobre os resultados das tarefas do encontro anterior em detalhes, apontando desafios e pequenas conquistas. Serve de suporte para elaborar a próxima proposta de sessão.

Para quem o coaching é indicado?

Ao chegar aqui, vimos o que é coaching e como o processo funciona.

Mas, talvez, você ainda não saiba se corresponde ao perfil que se beneficia dele.

Então, vamos esclarecer.

Por focar no desenvolvimento profissional e pessoal, o coaching é indicado em uma série de situações.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching, uma das aplicações mais reconhecidas é na busca por uma nova carreira.

É quando o profissional precisa alinhar seus valores e propósito de vida ao trabalho.

Ainda no segmento profissional, o processo serve para melhorar o desempenho diante de projetos desafiadores, aumentar a satisfação e auxiliar na recolocação em outra empresa.

A metodologia do coaching também tem se mostrado útil na qualificação de líderes eficientes, pois permite o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências fundamentais para isso, como empatia, colaboração e comunicação.

Na esfera pessoal, o processo é indicado para quem deseja ter mais qualidade de vida, descobrir a sua missão e ser o protagonista de sua própria história.

Nesse cenário, o acompanhamento de um coach auxilia na definição de prioridades, fortalecimento da inteligência emocional e superação de crenças e medos que limitam o indivíduo e atrasam a conquista dos seus sonhos.

SAIBA+iq – 5 dicas para começar a organizar sua vida financeira

Tipos de coaching

Como explicamos no tópico sobre o que é coaching, essa é uma metodologia que cresceu muito nos últimos anos.

Em resposta, surgiram tipos diferentes de abordagens e, dentro deles, nichos bastante específicos.

É possível, por exemplo, encontrar um coach especializado em emagrecimento, oferecendo suporte à mudança de hábitos que levam à perda de peso.

Mas para ficarmos nos tipos mais populares, vamos ver quais são as indicações da Sociedade Latino Americana de Coaching.

Coaching de equipes

Importante para o planejamento e aproveitamento máximo das competências presentes em diferentes grupos.

Guiados pelo team coach, eles aprendem a estabelecer metas conforme a cultura e valores da empresa.

Coaching Executivo

Criado para atender empresários, diretores e altas lideranças, prioriza objetivos e metas corporativos, elevando o desempenho desses gestores.

Business Coaching

Também voltada ao mundo dos negócios, essa modalidade oferece um aprendizado mais profundo sobre os pilares de uma organização, fases pelas quais ela passa e identificação dos diferentes perfis comportamentais dos colaboradores.

Coaching de carreira

O coaching de carreira avalia os pontos fortes e fracos e melhora a performance para que o profissional consiga voltar ao mercado de trabalho ou conseguir uma oportunidade mais alinhada aos seus objetivos.

Coaching para líderes

Destinado a quem deseja liderar em circunstâncias variadas, auxilia no desenvolvimento de habilidades essenciais à liderança, como a escuta ativa e condução de processos.

Afinal, o que é coaching se não desenvolver a melhor versão de si mesmo?

Coaching de vida

O coaching de vida fornece apoio e acompanhamento na busca por um objetivo, fortalecendo o autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e construção de relacionamentos sólidos e saudáveis.

Um exemplo desse processo é a busca por uma vida financeira saudável, mantendo o controle das contas para evitar taxas e juros.

Alcançar esse objetivo fica mais simples usando ferramentas e serviços como o iq, que organiza os gastos em um só lugar.

Clique aqui para saber mais.

Aproveite para visitar o site do iq, baixe o app e comece hoje mesmo a construir um futuro melhor.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)