Atualizar boleto do Sicoob: como solicitar segunda via

Por Redação

Quer saber como atualizar os boletos do Sicoob porque perdeu o prazo e eles venceram? Não se preocupe!

A renovação de um boleto vencido está entre as dúvidas mais comuns relacionadas a bancos, e o processo de atualização é mais simples e seguro do que parece.

Se você perdeu o prazo de uma cobrança da rede de bancos cooperativos, fique tranquilo, pois vamos explicar detalhadamente onde acessar e como fazer para atualizar um boleto do Sicoob vencido. Confira! 

O que é o Sicoob?

No Sicoob, o cliente é também o dono. Isso porque o Sicoob é uma cooperativa financeira por meio da qual os cooperados podem ter acesso a diversos produtos e serviços bancários. 

Não se trata de um banco, embora os associados possam ter acesso à conta corrente, crédito, cartões, previdência, entre outros benefícios. 

Se você é um cooperado e seu boleto venceu, veja a seguir como atualizá-lo. 

O que é preciso para atualizar boletos do Sicoob?

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) vem implementando, nos últimos anos, um sistema em que boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco. 

No entanto, isso ainda não funciona para todos os boletos. Se houver informações divergentes, por exemplo, ele poderá ser pago somente na instituição emissora da cobrança. 

Por isso, atualizar o boleto Sicoob, caso ele tenha vencido, pode ser a melhor opção para garantir que tudo vai correr bem na hora de fazer o pagamento. 

Mesmo porque atualizar o boleto Sicoob é muito simples: você só precisa ter um computador conectado à internet e algumas informações em mãos sobre o beneficiário e o pagador para gerar o novo documento. 

Veja o passo a passo!

Atualizar boleto Sicoob: como solicitar segunda via pela internet

Clique aqui para visitar a página principal do Sicoob. Se você rolar a página um pouco para baixo, verá a opção “Segunda via de boleto”.  Ao clicar nessa opção, você é direcionado diretamente para a página onde poderá inserir os dados necessários para gerar o boleto. 

Existe uma página sobre produtos Sicoob em que são feitos alguns alertas para gerar e pagar boletos da instituição. Clique aqui para ver esta página. 

Lembre-se de seguir as instruções e verificar se as informações estão corretas, como: a marca Sicoob, o código 756 e as linhas digitáveis, que devem começar sempre com os números referentes ao código. 

Existem duas opções para gerar o boleto atualizado. Você pode escolher a opção “Dados do Boleto” ou “Linha Digitável”. 

Se você escolher a opção “Dados do Boleto”, precisa informar o Código do Beneficiário (contratante) e o Nosso Número (um número de identificação do título no Sicoob).

Já se você escolher a opção “Linha Digitável”, deve preencher com os números do código de barras (os 40 dígitos que ficam na parte de cima do boleto). 

Cuidados com o boleto de cobrança

Como ocorre com qualquer boleto de cobrança, é preciso ter alguns cuidados. Além dos já mencionados na hora de gerar o boleto, você deve prestar atenção em alguns outros elementos que podem te trazer ainda mais segurança na hora de realizar o pagamento.

Verifique se o código de barras tem uma apresentação correta, sem falhas ou espaços estranhos entre as barras, ou qualquer tipo de alteração que você consiga visualizar e que possa inviabilizar a sua leitura eletrônica. 

Solicite sempre a segunda via do boleto somente no site da instituição, no caso, no site oficial do Sicoob. Se você for efetuar o pagamento em uma agência bancária, cuidado com pessoas estranhas que queiram negociar algum tipo de desconto no pagamento. Pode ser uma tentativa de fraude. 

Onde é possível pagar o boleto atualizado?

Depois de atualizar o boleto Sicoob, realizar o pagamento é muito simples! 

O jeito mais fácil é fazer o pagamento pelo aplicativo do seu banco, usando o telefone celular ou pelo Internet Banking. Se o seu Internet Banking for do Sicoob, não esqueça de cadastrar o seu computador para poder realizar pagamentos. 

Você pode, ainda, se dirigir a qualquer agência bancária ou lotérica para efetuar o pagamento

Canais de atendimento do Sicoob

Se você precisar entrar em contato com o Sicoob para dúvidas relacionadas ao uso dos canais de autoatendimento, ligue para 4000-1111 nas capitais e regiões metropolitanas, ou para 0800-642-0000, para as demais localidades. O atendimento é 24 horas.

Existe também um canal para pessoas com deficiência auditiva ou de fala, por meio do 0800-940-0458, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. 

Você pode verificar todos os canais disponíveis neste endereço. Se tiver alguma questão relacionada aos atendimentos realizados, pode entrar em contato com a ouvidoria para reclamações, elogios e sugestões, por meio do 0800-725-0996, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. 

Continue no site do iq

Navegando pelo site do iq você pode conhecer outro recurso da rede de cooperados, o Cartão Sicoobcard, com seus diferenciais e benefícios. 

Você pode também descobrir como ter mais vantagens ao ganhar milhas quando pagar os seus boletos. Isso mesmo! Clique aqui para ver como o iq pode simplificar o pagamento das suas contas e ainda trazer benefícios como esse.