REVIEW: Cartão Santander 1|2|3

Por Redação IQ 360

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

  • 5,0
    Valor
  • 4,0
    Benefícios
  • 4,4
    Atendimento

Recomendação IQ

Para o IQ Cartões, o Cartão Santander 1|2|3 é o cartão ideal se você possui o hábito de realizar compras online ou fazer viagens para fora do Brasil, e se gasta em média mais de R$ 1.500 por mês. Neste caso, tenha a certeza de que terá em mãos um dos cartões que oferece mais pontos por real gasto do mercado.

  • Prós:

  • 2 pontos para cada US$ 1 gasto em compras na internet
  • 3 pontos para cada US$ 1 gasto em compras internacionais
  • 5 cartões adicionais gratuitos
  • Mastercard Gold
  • Contras:

  • Anuidade de R$ 426
  • Pontos expiram em 24 meses
  • Limite de 500 pontos por mês em compras pela internet e internacionais

Santander 1|2|3 vale a pena?

Anuidade e isenções

O Santander 1|2|3 cobra anuidade de R$ 426, que pode ser paga em até 12x de R$ 35,50. Um valor razoável, se considerarmos que o cartão pode fornecer uma quantidade considerável de pontos Esfera.

Também é possível ficar total ou parcialmente isento da anuidade do cartão. Para gastos acima de R$ 1.000 por mês, o cliente fica isento de 50% da anuidade. Se for cliente Santander Van Gogh ou Santander Select, consegue mais 50% de isenção de anuidade. Ou seja, esse cartão é gratuito para correntistas.

Pontos Santander 1|2|3

O Santander 1|2|3 é um cartão Gold que tem como principal benefício o acúmulo de pontos. De forma diferenciada, o portador do cartão junta pontos de acordo com o local dos gastos para o Santander Esfera, programa oficial do Santander, onde o cliente pode se beneficiar de descontos em diversas lojas e trocar o saldo por produtos em parceiros.

Para começar a juntar os pontos não é necessário nenhum tipo de pré-cadastro, basta começar a usar o Santander 1|2|3. Para fazer o resgate dos pontos, é preciso acessar o site do Esfera e fazer login na área do cliente com o CPF e senha do Internet Banking. Procure nas categorias os itens que deseja e adicione ao carrinho. Caso não tenha pontos suficiente para adquirir um item, você pode completar pagando com seu cartão Santander.

Os pontos adquiridos com o cartão Santander 1|2|3 têm validade de apenas 24 meses, ou seja, esse é o período que os clientes dispõem para juntar e usar os pontos. Os pontos podem ser usados para diversas finalidades, como descontos e promoções em parceiros, produtos e viagens, nos programas Smiles, Tudo Azul e Multiplus.

O grande diferencial desse cartão é justamente a forma de pontuar. Confira:

  • 1 ponto a cada dólar gasto em lojas físicas
  • 2 pontos a cada dólar gasto em compras online
  • 3 pontos a cada dólar gasto em compras internacionais (válidas para compras internacionais online também)

Pode parecer vantajoso pontuar 2 ou 3 pontos, mas há uma ressalva. As duas últimas opções permitem que o cliente junte mais pontos de forma mais rápida, porém essa oferta é limitada a 500 pontos por mês. Ou seja, se o cliente juntar 500 pontos em compras online ou internacionais durante aquele mês, as demais compras só valerão um ponto por dólar gasto.

Para que o cartão não seja uma opção ruim, é necessário um gasto mínimo. Para isso, vamos exemplificar com um consumidor que compra majoritariamente pela internet, com aproximadamente 60% de gastos online. Neste caso, ele conseguiria aproximadamente 1,6 ponto por dólar gasto. Considerando que o Santander 1|2|3 tem isenção de 50% da anuidade para não correntistas, a taxa passaria a ser de R$ 16,50. Portanto, é necessário gastar em média R$ 1.500, que equivalem a 603 pontos Esfera. Pela cotação do dólar de R$ 3,98 em maio de 2019, se os pontos forem vendidos no site de milhas Maxmilhas, o valor recebido seria de R$ 21,30. Ou seja, é um retorno maior do que o pago pela anuidade e o cliente usufrui das facilidades do cartão Gold.

Usamos o exemplo com a venda de pontos apenas para ilustrar um gasto mínimo no cartão que seja suficiente para que o cliente não saia em desvantagem. Porém, nós do IQ não recomendamos a venda de pontos. Eles valem muito mais na hora de trocá-los por benefícios, como milhas para viagem.

No entanto o cartão Santander 1|2|3 torna-se uma opção realmente vantajosa a partir de R$ 5.000 de gastos mensais. Isso equivale a 1.756 pontos que, se fossem vendidos no site Maxmilhas, equivaleriam a R$ 62,05

SAIBA+IQ: Será que o seu cartão de crédito ainda é o ideal para você?

Milhas para viagens

Alguns cartões têm como benefício principal o acúmulo de milhas, diretamente em uma rede de fidelidade, como Tudo Azul (Azul Linhas Aéreas) ou Multiplus (Latam). No entanto, o Santander 1|2|3 não faz parte de nenhum programa específico de milhagens, mas no programa Esfera o cliente pode trocar seus pontos por milhas de diversas empresas aéreas parceiras, como Smiles e Multiplus.

Para exemplificar vamos utilizar a rede de milhas Multiplus (Latam). Segundo o site de pontos Esfera, só é possível resgatar a partir de 30.000 pontos acumulados. Mediante essa informação, vamos simular uma viagem paga com pontos acumulados ao longo de dois anos (data máxima para os pontos não expirarem). Gastando R$ 5.000 mensalmente, o cliente consegue juntar 42.144 milhas em vinte e quatro meses. Com esse número de pontos, é possível trocar por passagens de ida e volta de São Paulo para Cuzco, Peru, no período de novembro de 2019. O valor das passagens para esse mesmo voo, se adquiridas com dinheiro, custariam R$ 2.258.

A troca de milhas é muito vantajosa para o cliente. No exemplo anterior, se ele tivesse vendido as milhas para o site Maxmilhas, o valor recebido seria de R$ 1.489. Ou seja, estaria perdendo o equivalente a R$ 769.

Santander 1|2|3: benefícios

Além dos pontos no programa Esfera, o Santander 1|2|3 oferece alguns benefícios que podem ajudar o cliente na hora de gerenciar e fazer as compras, confira:

  • Cartões adicionais: portadores do Santander 1|2|3 podem solicitar até cinco cartões adicionais, sem anuidade. Com isso, todos os gastos feitos ficam concentrados no cartão titular.
  • Aplicativo Way: o aplicativo disponível para Android e iOS permite o gerenciamento e visualização dos recursos do cartão.
  • Seguro cartão de crédito protegido: sem nenhum valor adicional, o Santander fornece proteção contra danos causados por perda, roubo e saques e compras sob coação.

Benefícios Mastercard Gold

O Santander 1|2|3 está disponível na bandeira Mastercard, uma das mais aceitas pelo mundo. Além dos benefícios fornecidos pelo banco, a bandeira também dispõe de diversas vantagens que valorizam ainda mais a experiência com o cartão, confira:

  • Seguro Garantia Estendida original: esse benefício permite que o cliente consiga estender os termos do fornecedor em grande parte dos produtos adquiridos com o cartão, sem custo adicional.
  • Compra protegida: alguns produtos pagos inteiramente com o seu cartão podem ter o valor compensado ou consertá-lo em caso de roubo ou danos acidentais. Confira os produtos elegíveis para esse benefício com antecedência.
  • Proteção de preço: com o Mastercard Gold é possível solicitar a diferença de valores de alguns produtos. Se o cliente encontrar o mesmo produto em outra loja com um valor menor, é possível pedir reembolso da diferença, desde que seja do mesmo fabricante, número, ano e modelo de fabricação.
  • Mastercard Global Service: com esse serviço, o cliente tem assistência 24h em caso de perda ou roubo do cartão em viagens ao exterior, além de receber um adiantamento em dinheiro no caso de emergências.
  • Mastercard Surpreenda: todos os cartões de bandeira Mastercard dispõem do programa Mastercard Surpreenda. A cada compra o cliente acumula um ponto, que pode ser trocado por diversos produtos em promoções compre 1, leve 2.

SAIBA+IQ: Cheque falsificado e cartão clonado: saiba como não cair nesses golpes

Satisfação dos clientes e atendimento Santander

Para saber previamente como é o atendimento de uma empresa, recomendamos que acesse o site Reclame Aqui, onde é possível consultar a reputação de diversas companhias e entender melhor como cada uma se comporta com o cliente.

No caso do Santander Unlimited, que é administrado e emitido pelo banco Santander, não existe uma página exclusiva de reclamações para o cartão. É preciso analisar o grupo todo.

Durante o período de dezembro de 2018 até maio de 2019, o Santander teve 14.270 reclamações e respondeu 14.215, o equivalente a 99,6% do total de reclamações respondidas. De todas as reclamações, o índice de solução é de 82,7%. Mesmo assim, apenas 66% dos clientes voltariam a fazer negócio com o banco.

O Santander demora, em média, nove dias e meio para responder as reclamações do Reclame Aqui. Mesmo com o grande número de reclamações, a instituição financeira se mostra comprometida em responder todas, mesmo que demore alguns dias. Portanto, o Santander é considerado bom em seu atendimento e está avaliado com nota 7,8 em uma escala de 10.

Aplicativo Way

O Santander conta com o aplicativo Way para a gestão dos seus cartões. Com ele é possível registrar mais de um cartão e acompanhá-los ao mesmo tempo. Confira as principais funções do app:

  • Desbloqueio de cartões
  • Saldo e extrato de pontos Esfera
  • Gestão do limite do cartão
  • Extrato em tempo real
  • Pedido de segunda via e fatura
  • Cadastro de fatura em débito automático
  • Código de barras da fatura
  • Bloqueio do cartão em casos de emergência

O aplicativo é bem avaliado nos dois principais sistemas operacionais. No Google Play, o app está avaliado com nota 4,6 em uma escala de cinco. Já na Apple Store o aplicativo conta com nota 4,3, também em uma escala de cinco.

Canais de atendimento Santander

Apesar das opções citadas acima, o Santander disponibiliza seus próprios canais de atendimento ao consumidor. Caso o cliente precise entrar em contato ou até mesmo esclarecer alguma dúvida, pode ligar para o banco nos seguintes números:

Central de atendimento:

  • 4004 3535 – capitais e regiões metropolitanas
  • 0800 702 3535 – demais localidades
  • 0800 723 5007 – pessoas com deficiência auditiva e de fala

SAC

  • 0800 762 7777
  • 0800 771 0401 – pessoas com deficiência auditiva e de fala
  • +55 (11) 3012 3336 – ligações do exterior (a cobrar)

Ouvidoria

  • 0800 726 0322
  • 0800 771 0301 – pessoas com deficiência auditiva e de fala

Santander 1|2|3: como solicitar o cartão?

Para solicitar o Santander 1|2|3 é necessário se encaixar em alguns pré-requisitos: ter renda mínima mensal de R$ 4.000 ou ser cliente Van Gogh ou Select. Se o seu perfil é elegível para adquirir o cartão, para solicitá-lo, basta acessar a página do Santander 1|2|3, clicar em “solicitar cartão” e preencher com os seus dados. Ou, se preferir uma alternativa mais prática, é só solicitar através do iq. Basta clicar no “Peça já” abaixo e redirecionamos você diretamente para a página de solicitação do Santander.

Em ambos os casos você passará por uma analise de crédito para saber se está apto a receber o cartão.

Caso você não seja aprovado ou se preferir outras opções de cartões, acesse o comparador de cartões do iq. Nós indicamos a melhor opção de cartão de crédito de acordo com suas necessidades e preferências.

Você sabia que o Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na América Latina? Confira a pesquisa que o iq fez para mostrar como o cartão de crédito é importante no cotidiano do brasileiro.