REVIEW: Cartão Santander 1|2|3

Por Redação IQ 360

4,6
  • 5,0
    Valor
  • 4,0
    Benefícios
  • 4,4
    Atendimento

Recomendação IQ

Para o IQ Cartões, o Cartão Santander 1|2|3 é o cartão ideal se você possui o hábito de realizar compras online ou fazer viagens para fora do Brasil, e se gasta em média mais de R$ 1.500 por mês. Neste caso, tenha a certeza de que terá em mãos um dos cartões que oferece mais pontos por real gasto do mercado.

  • Prós:

  • 2 pontos para cada US$ 1 gasto em compras na internet
  • 3 pontos para cada US$ 1 gasto em compras internacionais
  • 5 cartões adicionais gratuitos
  • Mastercard Gold
  • Contras:

  • Anuidade de R$ 426
  • Pontos expiram em 24 meses
  • Limite de 500 pontos por mês em compras pela internet e internacionais

Santander 1|2|3 vale a pena?

Anuidade e isenções

O Santander 1|2|3 cobra anuidade de R$ 426, que pode ser paga em até 12x de R$ 35,50. Um valor razoável, se considerarmos que o cartão pode fornecer uma quantidade considerável de pontos Esfera.

Também é possível ficar total ou parcialmente isento da anuidade do cartão. Para gastos acima de R$ 1.000 por mês, o cliente fica isento de 50% da anuidade. Se for cliente Santander Van Gogh ou Santander Select, consegue mais 50% de isenção de anuidade. Ou seja, esse cartão é gratuito para correntistas.

Pontos Santander 1|2|3

O Santander 1|2|3 é um cartão Gold que tem como principal benefício o acúmulo de pontos. De forma diferenciada, o portador do cartão junta pontos de acordo com o local dos gastos para o Santander Esfera, programa oficial do Santander, onde o cliente pode se beneficiar de descontos em diversas lojas e trocar o saldo por produtos em parceiros.

Para começar a juntar os pontos não é necessário nenhum tipo de pré-cadastro, basta começar a usar o Santander 1|2|3. Para fazer o resgate dos pontos, é preciso acessar o site do Esfera e fazer login na área do cliente com o CPF e senha do Internet Banking. Procure nas categorias os itens que deseja e adicione ao carrinho. Caso não tenha pontos suficiente para adquirir um item, você pode completar pagando com seu cartão Santander.

Os pontos adquiridos com o cartão Santander 1|2|3 têm validade de apenas 24 meses, ou seja, esse é o período que os clientes dispõem para juntar e usar os pontos. Os pontos podem ser usados para diversas finalidades, como descontos e promoções em parceiros, produtos e viagens, nos programas Smiles, Tudo Azul e Multiplus.

O grande diferencial desse cartão é justamente a forma de pontuar. Confira:

  • 1 ponto a cada dólar gasto em lojas físicas
  • 2 pontos a cada dólar gasto em compras online
  • 3 pontos a cada dólar gasto em compras internacionais (válidas para compras internacionais online também)

Pode parecer vantajoso pontuar 2 ou 3 pontos, mas há uma ressalva. As duas últimas opções permitem que o cliente junte mais pontos de forma mais rápida, porém essa oferta é limitada a 500 pontos por mês. Ou seja, se o cliente juntar 500 pontos em compras online ou internacionais durante aquele mês, as demais compras só valerão um ponto por dólar gasto.

Para que o cartão não seja uma opção ruim, é necessário um gasto mínimo. Para isso, vamos exemplificar com um consumidor que compra majoritariamente pela internet, com aproximadamente 60% de gastos online. Neste caso, ele conseguiria aproximadamente 1,6 ponto por dólar gasto. Considerando que o Santander 1|2|3 tem isenção de 50% da anuidade para não correntistas, a taxa passaria a ser de R$ 16,50. Portanto, é necessário gastar em média R$ 1.500, que equivalem a 603 pontos Esfera. Pela cotação do dólar de R$ 3,98 em maio de 2019, se os pontos forem vendidos no site de milhas Maxmilhas, o valor recebido seria de R$ 21,30. Ou seja, é um retorno maior do que o pago pela anuidade e o cliente usufrui das facilidades do cartão Gold.

Usamos o exemplo com a venda de pontos apenas para ilustrar um gasto mínimo no cartão que seja suficiente para que o cliente não saia em desvantagem. Porém, nós do IQ não recomendamos a venda de pontos. Eles valem muito mais na hora de trocá-los por benefícios, como milhas para viagem.

No entanto o cartão Santander 1|2|3 torna-se uma opção realmente vantajosa a partir de R$ 5.000 de gastos mensais. Isso equivale a 1.756 pontos que, se fossem vendidos no site Maxmilhas, equivaleriam a R$ 62,05

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Milhas para viagens

Alguns cartões têm como benefício principal o acúmulo de milhas, diretamente em uma rede de fidelidade, como Tudo Azul (Azul Linhas Aéreas) ou Multiplus (Latam). No entanto, o Santander 1|2|3 não faz parte de nenhum programa específico de milhagens, mas no programa Esfera o cliente pode trocar seus pontos por milhas de diversas empresas aéreas parceiras, como Smiles e Multiplus.

Para exemplificar vamos utilizar a rede de milhas Multiplus (Latam). Segundo o site de pontos Esfera, só é possível resgatar a partir de 30.000 pontos acumulados. Mediante essa informação, vamos simular uma viagem paga com pontos acumulados ao longo de dois anos (data máxima para os pontos não expirarem). Gastando R$ 5.000 mensalmente, o cliente consegue juntar 42.144 milhas em vinte e quatro meses. Com esse número de pontos, é possível trocar por passagens de ida e volta de São Paulo para Cuzco, Peru, no período de novembro de 2019. O valor das passagens para esse mesmo voo, se adquiridas com dinheiro, custariam R$ 2.258.

A troca de milhas é muito vantajosa para o cliente. No exemplo anterior, se ele tivesse vendido as milhas para o site Maxmilhas, o valor recebido seria de R$ 1.489. Ou seja, estaria perdendo o equivalente a R$ 769.

Santander 1|2|3: benefícios

Além dos pontos no programa Esfera, o Santander 1|2|3 oferece alguns benefícios que podem ajudar o cliente na hora de gerenciar e fazer as compras, confira:

  • Cartões adicionais: portadores do Santander 1|2|3 podem solicitar até cinco cartões adicionais, sem anuidade. Com isso, todos os gastos feitos ficam concentrados no cartão titular.
  • Aplicativo Way: o aplicativo disponível para Android e iOS permite o gerenciamento e visualização dos recursos do cartão.
  • Seguro cartão de crédito protegido: sem nenhum valor adicional, o Santander fornece proteção contra danos causados por perda, roubo e saques e compras sob coação.

Benefícios Mastercard Gold

O Santander 1|2|3 está disponível na bandeira Mastercard, uma das mais aceitas pelo mundo. Além dos benefícios fornecidos pelo banco, a bandeira também dispõe de diversas vantagens que valorizam ainda mais a experiência com o cartão, confira:

  • Seguro Garantia Estendida original: esse benefício permite que o cliente consiga estender os termos do fornecedor em grande parte dos produtos adquiridos com o cartão, sem custo adicional.
  • Compra protegida: alguns produtos pagos inteiramente com o seu cartão podem ter o valor compensado ou consertá-lo em caso de roubo ou danos acidentais. Confira os produtos elegíveis para esse benefício com antecedência.
  • Proteção de preço: com o Mastercard Gold é possível solicitar a diferença de valores de alguns produtos. Se o cliente encontrar o mesmo produto em outra loja com um valor menor, é possível pedir reembolso da diferença, desde que seja do mesmo fabricante, número, ano e modelo de fabricação.
  • Mastercard Global Service: com esse serviço, o cliente tem assistência 24h em caso de perda ou roubo do cartão em viagens ao exterior, além de receber um adiantamento em dinheiro no caso de emergências.
  • Mastercard Surpreenda: todos os cartões de bandeira Mastercard dispõem do programa Mastercard Surpreenda. A cada compra o cliente acumula um ponto, que pode ser trocado por diversos produtos em promoções compre 1, leve 2.

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Satisfação dos clientes e atendimento Santander

Para saber previamente como é o atendimento de uma empresa, recomendamos que acesse o site Reclame Aqui, onde é possível consultar a reputação de diversas companhias e entender melhor como cada uma se comporta com o cliente.

No caso do Santander Unlimited, que é administrado e emitido pelo banco Santander, não existe uma página exclusiva de reclamações para o cartão. É preciso analisar o grupo todo.

Durante o período de dezembro de 2018 até maio de 2019, o Santander teve 14.270 reclamações e respondeu 14.215, o equivalente a 99,6% do total de reclamações respondidas. De todas as reclamações, o índice de solução é de 82,7%. Mesmo assim, apenas 66% dos clientes voltariam a fazer negócio com o banco.

O Santander demora, em média, nove dias e meio para responder as reclamações do Reclame Aqui. Mesmo com o grande número de reclamações, a instituição financeira se mostra comprometida em responder todas, mesmo que demore alguns dias. Portanto, o Santander é considerado bom em seu atendimento e está avaliado com nota 7,8 em uma escala de 10.

Aplicativo Way

O Santander conta com o aplicativo Way para a gestão dos seus cartões. Com ele é possível registrar mais de um cartão e acompanhá-los ao mesmo tempo. Confira as principais funções do app:

  • Desbloqueio de cartões
  • Saldo e extrato de pontos Esfera
  • Gestão do limite do cartão
  • Extrato em tempo real
  • Pedido de segunda via e fatura
  • Cadastro de fatura em débito automático
  • Código de barras da fatura
  • Bloqueio do cartão em casos de emergência

O aplicativo é bem avaliado nos dois principais sistemas operacionais. No Google Play, o app está avaliado com nota 4,6 em uma escala de cinco. Já na Apple Store o aplicativo conta com nota 4,3, também em uma escala de cinco.

Canais de atendimento Santander

Apesar das opções citadas acima, o Santander disponibiliza seus próprios canais de atendimento ao consumidor. Caso o cliente precise entrar em contato ou até mesmo esclarecer alguma dúvida, pode ligar para o banco nos seguintes números:

Central de atendimento:

  • 4004 3535 – capitais e regiões metropolitanas
  • 0800 702 3535 – demais localidades
  • 0800 723 5007 – pessoas com deficiência auditiva e de fala

SAC

  • 0800 762 7777
  • 0800 771 0401 – pessoas com deficiência auditiva e de fala
  • +55 (11) 3012 3336 – ligações do exterior (a cobrar)

Ouvidoria

  • 0800 726 0322
  • 0800 771 0301 – pessoas com deficiência auditiva e de fala

Santander 1|2|3: como solicitar o cartão?

Para solicitar o Santander 1|2|3 é necessário se encaixar em alguns pré-requisitos: ter renda mínima mensal de R$ 4.000 ou ser cliente Van Gogh ou Select. Se o seu perfil é elegível para adquirir o cartão, para solicitá-lo, basta acessar a página do Santander 1|2|3, clicar em “solicitar cartão” e preencher com os seus dados. Ou, se preferir uma alternativa mais prática, é só solicitar através do IQ. Basta clicar no “Peça já” abaixo e redirecionamos você diretamente para a página de solicitação do Santander.

Em ambos os casos você passará por uma analise de crédito para saber se está apto a receber o cartão.

Caso você não seja aprovado ou se preferir outras opções de cartões, acesse o comparador de cartões do IQ. Nós indicamos a melhor opção de cartão de crédito de acordo com suas necessidades e preferências.

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