Será que o seu cartão de crédito ainda é o ideal para você?

Por Redação IQ 360

As pessoas estão sempre se reinventando. É comum que gastos e padrões de vida mudem com o passar do tempo. Provavelmente, o seu salário mudou muito desde a época em que começou a sua carreira. Por isso, seus cartões de crédito devem acompanhar essas mudanças. Há quanto tempo você adquiriu seu cartão? Será que ele ainda é vantajoso para o seu novo perfil financeiro? Neste artigo vamos esclarecer algumas situações que mostram quando é necessário trocar o cartão de crédito para que ele continue vantajoso para você.

SAIBA+IQ: Cheque falsificado e cartão clonado: saiba como não cair nesses golpes

Quando é vantajoso trocar de cartão de crédito?

O cartão ideal é aquele que combina com o seu perfil. O que acontece é que seus gastos e seus objetivos mudam constantemente. Por isso, separamos alguns tópicos e metas que costumamos traçar ao longo da vida e como o cartão de crédito certo pode ajudar você a ter uma vida financeira mais organizada e cheia de recompensas.

  • Junte mais pontos, após uma promoção ou aumento de salário

Aumento de salário é sempre bem-vindo! Com um poder aquisitivo maior, provavelmente seu consumo também vai aumentar. Cada cartão se torna vantajoso à partir de um determinado gasto. Se o seu gasto aumenta, novas opções de cartões serão mais vantajosas para você. Essas novas possibilidades de cartões são melhores devido aos benefícios exclusivos oferecidos por emissores ou bandeiras.

  • Use descontos do cartão para economizar em seu novo projeto

Planejar um casamento, a construção de uma casa, reformas e mudanças são tarefas que demandam tempo e dinheiro. Um cartão de crédito com limite e benefícios adequados pode ser de grande ajuda. Por exemplo, para quem está redecorando o imóvel, um cartão com benefícios em hipermercados, como o Extra Itaucard 2.0 Gold MasterCard é útil para comprar diversos utensílios e eletrodomésticos com descontos exclusivos – lembre-se que a rede tem um acordo com a loja Etna. Em casamentos, que são cerimônias com gastos elevados, é essencial ter como negociar e conferir a melhor forma de pagar as despesas da festa.

  • Junte milhas para viajar com desconto

Planejar uma viagem é uma tarefa agradável e, ao mesmo tempo, deve ser feita com muita responsabilidade. Passagens aéreas não são baratas, nem as hospedagens. Juntar milhas ajuda muito e pode fazer a passagem sair de graça ou com um bom desconto. O correto é planejar uma viagem com a maior antecedência possível. E trocar um cartão que não converte milhas para um que converte pode fazer muita diferença. Se for fazer um intercâmbio, você também pode optar por um cartão que premie milhas extras em compras internacionais.

SAIBA+IQ: Melhores cartões para milhas

  • Revise a anuidade do seu cartão para economizar

Sim, ter um cartão de crédito é ótimo e pode ser de grande ajuda para as compras e resgate de prêmios. Mas nem todo mundo tem disciplina para administrar um cartão. Quando se é assim, o correto é admitir que o melhor a fazer é ter um cartão com limite menor. Assim, você ainda poderá fazer suas compras e não correrá riscos de adquirir dívidas que se transformam em bola de neve e ficam difíceis de pagar.

  • Troque de cartão temporariamente para aproveitar promoções

Adquirir um cartão temporariamente pode ser ótimo para juntar milhas. Alguns cartões oferecem promoções para determinadas épocas do ano, como na Black Friday, no Natal ou no dia do consumidor. Nesses casos, você pode contratar um cartão por um ano e aproveitar essas ofertas especiais.

  • Se você comprou ou está planejando comprar um carro novo

Existem cartões com os mais variados benefícios. Para os proprietários de carros, existem ótimos cartões que oferecem, por exemplo, bons descontos na hora de abastecer. É o caso do Ipiranga Itaucard 2.0 MasterCard, que bonifica com descontos e planos de vantagens para encher o tanque do seu veículo.

As principais montadoras contam com cartões que acumulam pontos e que podem ser revertidos em desconto para a compra do seu carro 0 KM. Um exemplo é o Volkswagen Itaucard 2.0 International MasterCard, que converte 5% dos seus gastos em desconto para a aquisição de um veículo novo.

SAIBA+IQ: Elite Card: cuidado com o golpe do cartão perfeito

Mesmo sabendo que existem cartões melhores para sua situação, é difícil escolher um que seja realmente vantajoso. Por isso, você pode usar o comparador gratuito de cartões do IQ Cartões. De acordo com sua renda, média de gasto e vantagens de sua preferência, indicamos os tipos de cartões que são melhores para você. Caso queira informações mais detalhadas sobre determinado cartão, nós temos vários artigos para ajudar. Basta acessar a página do IQ Cartões.

SAIBA+IQ: Quer saber como ficar rico? Conheça a Filosofia IQ de Investimentos (FIQI)

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!