Cartão de loja: saiba se vale a pena, como funciona e como usar

Por Redação IQ 360

Cartão-de-loja

Alguns cartões são de uso exclusivo da loja, enquanto outros podem ser usados em diversos estabelecimentos.

Vários tipos de lojas oferecem cartões, tais como:

  • Supermercados;
  • Postos de combustível;
  • Lojas de eletrodomésticos;
  • Lojas de departamento de roupas.

Apesar de ser popular, muitas pessoas ficam em dúvida quando recebem a oferta desse tipo de serviço. Isso se dá porque muitas não entendem como ele funciona.

Como funcionam os cartões de lojas

Antes de saber como funcionam os cartões de lojas, você precisa se perguntar: qual é o meu perfil de consumo?

Essa pergunta pode ajudar muito na hora de decidir qual é o melhor cartão para você! Ou até mesmo se você não quiser adquirir um cartão.

Você tem o perfil de consumo mais desenfreado e sempre realiza muitas compras no mês, nas mesmas lojas? Se este for caso, os cartões de crédito de lojas podem ser um grande aliado. Isso porque você poderá aproveitar melhor os benefícios que esses cartões prometem.

Agora, vamos pensar em outra hipótese. Você é mais cauteloso na hora de gastar ou, então, é aquela pessoa que pesquisa uma mesma opção em vários lugares diferentes? Se a resposta foi sim, então, provavelmente, não é uma boa pegar um cartão de crédito de loja.

A seguir, vamos explicar as diferenças de um cartão de crédito de loja para um cartão fidelidade.

Cartão fidelidade

Algumas empresas têm apostado no cartão fidelidade como estratégia para fidelizar os clientes. A ideia é proporcionar vantagens para os clientes que são mais assíduos e, indo além disso, criar uma nova cartela de consumidores através de benefícios e facilidades.

Os clientes podem aderir a um cartão fidelidade nas farmácias, posto de gasolina, supermercados, restaurantes, lojas de roupa etc.

Você mesmo já deve ter participado de um programa assim. Essa alternativa é extremamente interessante, sobretudo para o consumidor que tem tido dificuldades com a situação de crise econômica no país.

Entre tantas opções de programa de fidelidade disponíveis, a mais popular, talvez, seja da empresa Multiplus Fidelidade. Ela permite que o cliente resgate os pontos por mais de 500 mil possibilidades de prêmios.

As vantagens do cartão fidelidade são:

  • Estímulo para o cliente voltar mais vezes;
  • Sorteio de brindes;
  • Novas promoções;
  • Envio de novidades diretamente para o cliente.

Cartão de crédito de loja

O cartão de crédito de loja é igual a um cartão de crédito normal. No entanto, ele pode ser encontrado em duas versões: com ou sem bandeira.

As bandeiras diferem, basicamente, em relação ao lugar que seu cartão será aceito ou não. Ou seja, onde você pode fazer suas compras.

Normalmente, para os cartões que não possuem bandeira, não é cobrada a taxa de anuidade, diferentemente do cartão com bandeira, já que ele funcionará como um cartão de crédito normal, e você poderá usá-lo em outros estabelecimentos.

As vantagens variam de acordo com cada loja. Mas no geral, podemos citar as mais comuns. A primeira é: a aprovação desse tipo de cartão acontece, normalmente, de forma mais rápida e facilitada. Isto é, caso você precise comprar um produto com urgência, é melhor optar por essa opção, pois a garantia é de que o seu cartão esteja pronto rapidamente.

Já o valor de limite disponível obedece às mesmas regras de um cartão de crédito comum. A diferença nesse caso é que, geralmente, há uma vantagem para compras na própria loja que ofereceu o cartão, expandindo o seu limite e a capacidade de você adquirir um produto do estabelecimento.

No entanto, a vantagem mais comum para o consumidor é a ausência de anuidade na maioria dos cartões de loja.

Mas nem só de vantagens vivem os cartões de créditos das lojas. Assim como qualquer outro cartão, é necessário tomar cuidado com as fraudes. E isso torna-se uma desvantagem na hora de você pensar em adquirir um cartão.

Além disso, pode haver outros prejuízos, tais como:

  • Muitas despesas mensais;
  • Incidência de encargos, como juros e IOF;
  • Compras desenfreadas e não controle de gastos.

Fiz um cartão de loja. Como usá-lo?

Como cada loja tem suas regras, é necessário ver como é feito o desbloqueio do cartão de acordo com a empresa.

Na maioria das vezes, porém, você tem três maneiras de desbloquear o cartão e começar a usá-lo.

A primeira é desbloqueá-lo na própria loja que você realizou o cadastro para ter o cartão. É simples: você vai até um caixa, escolhe a senha, desbloqueia o cartão e, ainda, aproveita para conferir todas as promoções. É importante, porém, que você esteja com todos os seus documentos.

Algumas lojas também disponibilizam o desbloqueio via site e, em poucos cliques, você consegue realizar o processo. Nesse caso, além dos documentos, é necessário você ter em mãos o seu celular para confirmar os dados. Mas lembre-se: não clique em nenhum link suspeito, ok?

Você não conseguiu desbloquear o cartão na loja e nem no site, será que dá para fazer o desbloqueio em outro lugar para utilizá-lo logo? Sim, é possível. Essa opção é para aqueles que não conseguiram acessar os dois canais anteriores ou preferem fazer via telefone, entrando na central de atendimento.

Normalmente, você precisa digitar algumas opções, além do número completo do cartão e seguir selecionando as opções que aparecerem.

Mas fique esperto com duas coisas! A primeira é que nenhuma loja pode obrigar você a adquirir o cartão para efetuar uma compra. Você tem o direito de escolher a melhor forma de pagamento para você, seja utilizando o cartão de débito ou pagando no dinheiro.

A segunda dica é: não fique feliz demais com o cartão da loja e saia gastando desenfreadamente. Tenha consciência de seus gastos.

Nós, do iq, estamos dispostos a ajudar você, brasileiro, a tomar decisões na vida financeira. Além disso, podemos ajudá-lo a encontrar o melhor cartão para o seu perfil. Se precisar, fale com a gente!