O que é Home Broker?

Por Redação IQ 360

O-QUE-E-HOME-BROKER

Você provavelmente já se deparou com a comparação entre o número de brasileiros e de americanos que investem na bolsa de valores. Nos Estados Unidos, cerca de 65% da população tem parte de sua poupança em ações. No Brasil, apenas 0,3% das pessoas participa do mercado acionário.

Parte dessa diferença, sem dúvida, é explicada por razões culturais. A renda fixa foi, historicamente, o ativo mais rentável e seguro do mercado brasileiro. Além disso, o pequeno  investidor associava à imagem da bolsa de valores com a de um casino: grandes chances de ganhos assim como de perdas.

Mas essa fase tem ficado para trás. Em abril de 2019, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas cadastradas para comprar e vender ações. Em 14 meses, a expansão foi de 52%. Esses números confirmam que o interesse dos brasileiros pela renda variável tem, gradativamente, aumentado. De um lado está a necessidade de diversificar os investimentos em razão de um horizonte de juros baixos. Quem não escolher esse caminho corre o risco de ficar pobre. De outro, a educação financeira tem ajudado na compreensão de que existem traders, que são profissionais que vivem de comprar e vender ações num curto espaço de tempo, e investidores que analisam o potencial de crescimento de uma empresa e apostam no ganho de longo prazo.

Agora, não importa se você é um trader ou um investidor iniciante. A porta de entrada da bolsa de valores para todos é o home broker. Se você não sabe o que é essa plataforma, não se preocupe. Ela tem um conceito simples e, muitas vezes, intuitivo. Essa característica da ferramenta faz com que a compra ou a venda de uma ação pela internet aconteça de forma rápida, fácil e segura.

SAIBA+IQ: Qual é a melhor corretora para investir: XP Investimentos, Easynvest ou Rico?

O que é um home broker?

O home broker é uma plataforma de negociação que permite a compra e a venda online de ativos financeiros, como ações e opções. Os home brokers estão disponíveis para computadores, tablets e celulares. A praticidade e a simplicidade de se investir via home broker facilitaram o acesso do investidor ao mercado de ações.

Essa ferramenta disponibilizada pelas corretoras de valores é o meio entre ordem da operação dada por um investidor e a B3. Assim, cada corretora tem seu home broker, com aparência, funcionalidade e tarifas únicas. O melhor home broker é aquele que atende às suas necessidades (veja abaixo algumas características das empresas que tem home broker Bovespa).

home-broker-xp-investimentos
Exemplo da tela do home broker na plataforma da XP Investimentos

Todas as movimentações realizadas são automaticamente enviadas para o sistema da bolsa de valores, que consolida a ordem de compra ou de venda do ativo.

A criação do home broker foi determinante para o fim daquela velha imagem dos pregões, com telefones tocando sem parar e a confusão dos operadores, aos berros, garantindo a negociação dos papéis dos clientes. Apesar de o pregão viva-voz ter acabado em 2009 no Brasil, ainda é possível enviar ordens pelo telefone para as corretoras, por meio da mesa de negociações. Esse procedimento, porém, é bastante específico e conta com a ajuda de um operador (veja mais informações abaixo).

SAIBA+IQ: Como comprar ações da Petrobras?

Como funciona o home broker?

Todas as operações são feitas por meio das chamadas boletas, que são painéis que simulam os antigos papéis usados por operadores da bolsa. Nessa boleta, você insere os dados da sigla do ativo, a quantidade que vai negociar (comprar ou vender) e o preço.

boleta-de-ordem
Boleta de ordem: à esquerda o home broker da Easynvest; ao lado, o da corretora XP

Ao enviar a boleta com a ordem preenchida, os dados vão para a B3, que consolida todas as transações do mercado acionário. Se a sua ordem casar com outra que tenha estabelecido o mesmo preço, a operação será realizada com sucesso e você terá feito a compra ou a venda dos papéis.

No geral, o processo é o mesmo no home broker de qualquer corretora, e a emissão de ordem e compra dos papéis é a principal ação que você vai fazer na plataforma. Contudo, cada corretora tem funcionalidades a mais, como gráficos para auxiliar em acompanhar sua carteira, relatórios e avisos de oportunidade.

Quais são as vantagens em relação à mesa de operações?

A principal vantagem de um home broker frente à mesa de operações é a agilidade e a autonomia do investidor. Home brokers permitem que você invista de forma mais rápida e acompanhe com mais facilidade o histórico da sua carteira de ações. Contudo, vale destacar, as duas ferramentas atendem perfis diferentes.

Para investir em um Home Broker, é necessário que o investidor tenha certo manejo e entendimento de como o mercado funciona. O mesmo não acontece com as mesas de operações, onde o cliente conta com um assessor para operar seus papéis, guiando e evitando falhas – como a compra de um lote maior do que gostaria, por exemplo.

Assim, a mesa de operações pode ser interessante para o investidor que não sente confiança em realizar compras e vendas na B3 sozinho,ou que prefere que alguém da corretora realize tais movimentações. Já os home brokers são para aqueles que querem ter o controle de qualquer operação que aconteça em sua carteira.

Por fim, os home brokers têm um custo por operação menor do que o das mesas de operações – e em algumas corretoras, como a Clear e Modalmais, a tarifa já não é mais cobrada. As mesas de operações, além do tempo maior para realizar qualquer compra ou venda, costumam cobrar taxas maiores para que você movimente sua conta com a ajuda de um assessor.

Os home brokers das principais corretoras

Corretora XP

O home broker da XP Investimentos, apesar de permitir todas as operações, é complexo e pouco intuitivo. Ele funciona como um pop-up e tem aparência antiga. Mas, passado esse período de adaptação à ferramenta, e aprendendo sobre seu funcionamento, é possível usá-lo nas operações do dia a dia.

Para análise completa do home broker e da qualidade dos serviços da XP Investimentos, veja o artigo A corretora XP Investimentos é confiável?.

Pit (Clear)

melhores-corretoras-para-abrir-conta-clear

O Pit, a plataforma de negociações da Clear Corretora, é bem construída e com um bom layout. Seu home broker conta com todos as funcionalidades necessárias para o dia a dia de um trader, mas o número de reclamações sobre instabilidades na plataforma cresceram nos últimos anos, com o aumento no número de investidores que usam a corretora.

Para análise completa do home broker e da Clear Corretora, veja o artigo A corretora Clear é confiável e boa?.

Rico

A Rico entrega uma plataforma de home broker que funciona, apesar de não parecer com todo o restante de seu site. Apesar da dificuldade inicial de entender como o sistema trabalha, é possível se adaptar rapidamente às funcionalidades dessa ferramenta.

Para ver mais sobre o home broker e a Rico Corretora, confira nossa análise Rico Corretora é confiável?.

Modalmais

melhores-corretoras-para-abrir-conta-modalmaisA Modalmais trabalha com dois home brokers, o Modal Tader e o Modal Investidor. Um precisa ser instalado no computador e o outro funciona via navegador. O segundo, por conflitos com o browser, não pode ser testado pela equipe. Mas a ferramenta para computador é robusta e entrega maior estabilidade do que a opção online.

Para ler mais sobre o que achamos do home broker e da Modalmais, veja o artigo A corretora Modalmais é confiável?.

Easynvest

corretora-easynvest-e-confiavelA Easynvest entrega um home broker com um visual bonito e intuitivo, ainda que, assim como acontece com os concorrentes, seja confuso em um primeiro momento, sobretudo por todos os boxes abrirem de maneira sobreposta.

Para ver mais sobre o home broker e sobre a Easynvest, confira a análise A corretora Easynvest é confiável?.

 

Toro

A Toro Radar é a mais nova entre as corretoras do País. A empresa é considerada uma fintech e tem buscado implementar alguns diferenciais no mercado de ações, como a cobrança de taxa de corretagem apenas se o cliente tiver alcançado lucro com a operação. A plataforma home broker busca ser intuitiva e ágil. A corretora Toro criou um sistema de envio rápido de ordem, para que ela seja feita em apenas um clique. Saiba mais aqui.

Como escolher e avaliar um home broker?

Existem alguns pontos que podem ajudá-lo a escolher e a avaliar um home broker:

  • Que seja de uma corretora que você confie e goste: não pense somente no home broker, mas na prestação de serviço como um todo. É importante que você escolha uma corretora que seja de sua confiança, além de gostar dos serviços oferecidos, para realizar seus investimentos. Isso vale para o home broker e todas as outras formas de contato.
  • Que tenha custos justos: com tanta concorrência no mercado, não faz sentido pagar tarifas absurdas. Atualmente, muitas corretoras têm isenção até em taxas muito tradicionais, como a de corretagem. Não faz sentido se prender a uma plataforma que cobre valores abusivos. Assim, vale ficar atento aos custos antes de começar a investir em uma corretora.
  • Que seja intuitivo de usar: em linhas gerais, um home broker tem as mesmas funcionalidades em qualquer corretora. Mas a forma que ela opera e a interface muda entre elas. Por isso, é importante escolher uma plataforma que você saiba utilizar sem dificuldades – e você pode ir testando o serviço de cada corretora, pois abrir uma conta é gratuita. Veja se o home broker é prático e ágil de ser utilizado.
As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!