Work From Home: O que é WFH e como funciona no dia a dia

Por Redação IQ 360

Não é de hoje que as relações de trabalho vêm mudando no mundo todo. Principalmente por conta da internet, estão sendo criados novas relações colaboradores-empresas.

Como não há mais uma necessidade tão grande da presença física do colaborador dentro das organizações, o trabalho remoto e o Work From Home, por exemplo, têm se disseminado mais e mais, principalmente em cargos como atendentes de call center, programadores, entre outros, realizados exclusivamente on-line.

Quer saber como ficam as relações trabalhistas nesse caso? Acompanhe o artigo.

O que é Work From Home (WFH)?

Work From Home significa, literalmente, trabalhar de casa. Ou seja, funções que não necessitem da presença física na empresa podem ser feitas a partir da casa do trabalhador.

A legislação inclusive assegura que um funcionário em WFH tenha os mesmos direitos que os que atuam dentro da empresa. Essa modalidade é regulamentada pela CLT.

Como funciona o Work From Home?

No WFH, é importante que haja um contrato entre as partes tratando do fornecimento de equipamentos pelas empresas e de responsabilidades mútuas, como despesas de internet, energia e telefone. 

Outra questão é a dos benefícios. Exceto o vale-transporte, todos os demais benefícios devem ser concedidos a esses colaboradores.

Cuidados para o Work From Home funcionar

Para que o Work From Home funcione, é necessário que tanto o colaborador quanto a empresa estejam cientes de suas responsabilidades.

Realizar reuniões virtuais frequentes para planejar as atividades é uma boa atitude. Também é preciso que esse colaborador tenha metas e objetivos alinhados à empresa. 

Assim, o constante diálogo e o feedback são fundamentais, mesmo ocorrendo de forma virtual. Não há nada que impeça que o método Work From Home funcione.

Pelo contrário, ele é benéfico tanto para a empresa, que pode diminuir custos com instalações, quanto para o funcionário, que pode produzir mais e melhor de forma mais confortável e sem a necessidade de se deslocar no trânsito caótico das cidades atuais.

Diferenças do Work From Home para o home office

Basicamente, o WFH e o home office são sinônimos. No entanto, o home office é utilizado de forma mais generalizada, tanto para colaboradores autônomos quanto vinculados a determinadas empresas. Já o Work From Home tem um significado mais específico, sendo utilizado mais em casos nos quais as empresas e os trabalhadores possuem um contrato CLT.