Saiba como melhorar sua produtividade no home office

Por Redação IQ 360

Trabalhar em home office já é rotina para muitos profissionais, que se habituaram a dividir o espaço da casa com o do escritório. Muitas pessoas, no entanto, ainda acreditam que trabalhar em um espaço completamente distinto do seu lar é a melhor maneira de produzir.

Com situações como a pandemia do coronavírus, porém, essas pessoas precisam se adaptar e aprender a melhorar a produtividade no home office. Por isso, elaboramos este artigo para dar algumas dicas sobre o tema. Acompanhe.

Principais características do trabalho em home office

Ao se atuar profissionalmente em home office, as pessoas estão perto da família, da televisão, da geladeira e de afazeres domésticos. Essas características podem ser tanto boas quanto ruins, e isso vai depender de como cada pessoa lida com elas.

Um exemplo: uma pessoa pode abrir a geladeira o tempo todo e pegar guloseimas para beliscar durante o dia. Ou ela pode optar por se alimentar de forma mais saudável, já que não precisará comer nada na rua – muitas vezes com poucas opções.

A questão da família por perto também pode ser um fator de estresse ou de harmonia. Se a pessoa não conseguir ter momentos só dela, para que destine ao trabalho, e a família interromper esse processo, o clima pode ficar bem pesado.

No entanto, se ela puder fazer pausas marcadas para dar atenção aos filhos, por exemplo, conseguirá contornar essa situação e ainda ficar mais próxima dos seus entes queridos.

Como melhorar a produtividade no home office?

Faça o seu horário habitual

Você costumava trabalhar das 8h às 12h, fazer uma pausa de uma hora e meia para o almoço e trabalhar das 13h30 às 17h30? Faça o mesmo no home office! Mantenha os hábitos que você costumava ter dentro da sua empresa para estabelecer uma rotina, e saia do ambiente do escritório no final do expediente. 

Vista-se para o trabalho

Coloque uma roupa como se fosse sair de casa para trabalhar. Isso faz melhorar a produtividade no home office simplesmente porque você se sente mais desperto do que se tivesse de pijamas, por exemplo

Planeje o seu dia

O planejamento é uma das principais questões quando se trabalha em home office. Planeje seu mês, sua semana e cada um dos dias. Muitas empresas fazem isso junto aos colaboradores, mas se sua empresa não tem essa metodologia, faça isso você. Saber exatamente o que é preciso fazer ao longo dos dias faz aumentar o seu foco.

Mantenha o ambiente limpo

Não importa se o seu escritório é em um ambiente à parte de sua casa ou na mesa da sala. Mantenha-o sempre limpo e, se possível, arejado. Isso torna a qualidade do trabalho melhor.

Alimente-se bem

Não é porque você está em casa que pode pular refeições ou comer besteiras o dia todo. A saúde, principalmente no caso da pandemia que vivenciamos, vem em primeiro lugar. Faça as refeições nos horários certos e da maneira mais saudável possível, seja cozinhando em casa ou pedindo delivery. Também não se esqueça de tomar água, sempre.

Tenha contato com seus colegas de trabalho

Mesmo que sua empresa não faça reuniões virtuais a todo momento, procure conversar com seus colegas via chat. Saiba como eles estão lidando com o home office, troque experiências sobre projetos do trabalho… mantenha um bom relacionamento social, mesmo que virtualmente.

Use e abuse da tecnologia

Existem aplicativos dos mais variados para home office, desde lembretes para pausas, apps colaborativos, chats etc. Apoie-se nesses aplicativos e deixe a tecnologia ajudá-lo a melhorar a produtividade no home office.

Evite os erros mais comuns no home office

Não trabalhe de pijama!

Pijamas lembram descanso, relaxamento, e devem ser utilizados somente nessas ocasiões. Ao trabalhar, coloque uma roupa apropriada para isso. À noite, para relaxar, volte aos pijamas.

Não misture trabalho com afazeres domésticos

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Faça tudo ao seu tempo. Se você trabalha somente pela tarde, guarde a manhã para os afazeres domésticos. Procure não sobrepor tarefas.

Não trabalhe na cama

Tenha um espaço para o trabalho. Como dissemos, pode ser até a mesa da sala de jantar. Mas evite trabalhar na cama ou no sofá. Além de poder causar dores, por conta de uma posição errada, não é o melhor lugar para melhorar a produtividade no home office. 

Siga estas dicas e sua produtividade aumentará cada vez mais. Em casa, é possível ter ainda mais foco que em um ambiente com mais pessoas, com distrações e conversas paralelas. Dê uma chance ao home office!