SAAE Alagoinhas: saiba tudo sobre a companhia de água e esgoto

Por Redação IQ 360

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade de Alagoinhas na Bahia, mais conhecido como SAAE Alagoinhas, é uma concessionária que oferece tratamento e distribuição de água e esgoto. 

Ela atende aproximadamente 150 mil habitantes da cidade baiana. Sua criação foi dada por uma lei municipal do ano de 1965. De lá para cá, o SAAE Alagoinhas realizou muitas mudanças naquela cidade. 

Isso porque, antes da implementação da companhia, a coleta e o transporte de água eram extremamente difíceis. A cidade era abastecida por córregos e poços rasos e, por muitas vezes, a população tinha que buscar água por meio de latas, barris, até mesmo utilizando animais de carga. Com a implementação do SAAE Alagoinhas, houve uma melhora considerável nessa situação. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto, conheça quais são os serviços oferecidos pela SAAE Alagoinhas e descubra, por exemplo, como tirar a sua segunda via da conta de água. Conheça também como usar a tecnologia para controlar o pagamento de suas contas. Confira!

Quais os serviços oferecidos pelo SAAE Alagoinhas?

Com a criação do SAAE Alagoinhas, foi possível oferecer diversos serviços à população. Estes não se limitam apenas à administração, captação e distribuição de água na cidade. Há oferta de outros serviços, que ajudam a fortalecer a integração urbana, educação ambiental, participação cidadã e saúde da população. Confira, a seguir, os principais serviços oferecidos.

Água tratada e tratamento de esgoto

Trata-se dos serviços essenciais e do principal objetivo do SAAE Alagoinhas. Com isso, essa companhia cumpre a Constituição Brasileira, em especial o que está definido pela lei 11.445/2017. A lei diz que o saneamento básico deve oferecer uma série de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água. Ainda, deve realizar a drenagem e o esgotamento sanitário. 

Nesse sentido, o SAAE Alagoinhas cumpre o seu papel na legislação e oferece serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos para a população. Por meio de convênios de ordem do Governo Federal, o SAAE Alagoinhas tem realizado obras que aumentaram a cobertura de esgotamento sanitário de 14% para 35% nos últimos anos. 

Integração Social

O SAAE Alagoinhas também oferece o serviço de integração social. Por meio da Assessoria de Integração Comunitária, a companhia desenvolve projetos sociais para fomentar a educação ambiental. 

Também informa a comunidade a respeito do funcionamento e da necessidade das obras de saneamento na cidade. Esse tipo de atividade alcança cerca de 50% das atividades totais realizadas pela Assessoria de Integração Comunitária. 

É o caso do projeto Amigos da Água. Esse projeto tem como foco estimular a educação ambiental, explicando para a população a importância de realizar o uso racional da água.  O público-alvo principal são crianças e adolescentes. O projeto foi criado em 2018, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. 

O projeto Amigos da Água ocorre por meio de visitas guiadas aos sistemas de abastecimento de Alagoinhas, fazendo com que os estudantes da rede municipal conheçam esses locais e tenham maior noção sobre os processos desenvolvidos pelo SAAE Alagoinhas. 

Trabalhos técnicos

O SAAE Alagoinhas também desenvolve trabalhos técnicos na cidade. A maioria deles é voltada para identificar quais são as regiões que ainda não estão com fornecimento de água tratada ou saneamento básico. É o caso da avaliação da pegada hídrica no sistema de abastecimento de água e esgoto. 

A pegada hídrica é uma medida que identifica o rastro deixado pelo consumidor de água de forma direta ou indireta. Por exemplo, a quantidade de água gasta pelas pessoas nas suas rotinas domésticas ou quanto se consome de água na produção de alimentos, roupas etc. 

No estudo feito pelo SAAE Alagoinhas, observou-se que a pegada hídrica foi um importante demonstrativo do problema ambiental, ocasionado principalmente pela carência de soluções adequadas para o esgotamento sanitário municipal. Portanto, a ausência de tratamento de esgotos, em mais de 80% dos imóveis, vem contribuindo em um ritmo acelerado para a degradação dos corpos hídricos superficiais.  

Ouvidoria

O SAAE Alagoinhas também oferece os serviços de contato direto com os seus usuários. Por isso, desenvolveu o serviço de Ouvidoria, no qual registra ocorrências e busca providências para resolver as necessidades impostas pelos usuários. 

A Ouvidoria funciona a partir de endereço eletrônico de e-mail (emailouvidoria@alagoinhas.ba.gov.br), e também pode ser acessada por meio dos canais de atendimento, por telefone 0800 702 7065 e Whatsapp (75) 981804500. O atendimento presencial também pode ser realizado na Rua Moreira Rego, 9977, região central de Alagoinhas.

Como tirar a segunda via da conta do SAAE Alagoinhas?

Um dos serviços mais procurados pelo SAAE Alagoinhas é a segunda via da conta de água. Isso pode ser facilmente encontrado por meio do site da companhia. Basta acessar o site e, em seguida, você será direcionado para a Agência Virtual.

Nesse instante, será exigido que você coloque o código do consumidor, o qual se encontra na parte superior da sua conta. Também será necessário informar seu CPF ou CNPJ. Após isso, você deve clicar na opção “Acessar”. Pronto! A segunda via da sua conta já está disponível. 

Mantenha suas contas em dia com a ajuda do iq

Para ajudar você a controlar a sua vida financeira, inclusive realizar os pagamentos das contas de água do SAAE Alagoinhas, uma ótima opção é recorrer aos serviços do iq

Essa empresa é uma startup do grupo Red Ventures, e tem como missão ajudar as pessoas a ter maior controle da sua grana. Isso pode ser conquistado a partir de soluções digitais seguras e muito transparentes.

A proposta é que os clientes do iq gastem menos tempo com atividades burocráticas e tenham mais tempo para o lazer. 

Por exemplo, você pode cadastrar no iq as suas contas mensais em um único lugar. No aplicativo do iq, você pode organizar todas as suas contas e acessá-las de qualquer lugar. 

Essa tecnologia acompanha todas as suas contas que vão chegar, e faz com que elas sejam pagas quando você cadastrar o cartão de crédito. 

São emitidos alertas e é realizado o pagamento automático, sem você se preocupar com prazos ou precisar ficar escaneando boletos.