Melhores estados do Brasil para morar e trabalhar

Por Redação IQ 360

Melhores estados do Brasil para morar e trabalhar

Falar de bons lugares para viver no Brasil pode soar um pouco estranho para alguns, visto que vivemos em constante crise econômica e política. Mas, fique tranquilo, apesar disso, há algumas cidades que se destacam em qualidade de vida e ofertas de empregos.

Vale a pena ressaltar que esta lista é feita a partir de dados relacionados a possibilidade de negócios e desenvolvimento humano. Tudo vai depender dos objetivos pessoais de cada um. É apenas uma constatação por meio de dados confiáveis, e, ainda, vale ressaltar que cada região do país contribui à sua maneira para o desenvolvimento de nosso país.

Melhores áreas para trabalhar

Distrito Federal

Apesar da imagem negativa que Brasília tem por causa da corrupção no país, há muito o que se aproveitar no estado e ele vem como destaque entre os melhores estados do Brasil.

Brasília é recheada de ótimas oportunidades, sem falar no valor histórico que a cidade tem para o Brasil. Grandes acontecimentos da história do país tiveram lugar lá, e isso faz com que a cidade mereça atenção.

No Índice de Desenvolvimento Humano, o Distrito Federal recebe destaque, angariando nota geral de 0,827. Grande parte de sua economia se dá por meio de indústrias, apesar de haver projetos que atuem no desenvolvimento de indústria sustentável. Além deste, se destacam os setores da pecuária e da agricultura.

Santa Catarina

Santa Catarina abriga algumas das melhores cidades para morar e trabalhar do país. Florianópolis, por exemplo, é um dos grandes pólos de desenvolvimento tecnológico do país, além de ser recheada de Startups.

A cidade é considerada a segunda melhor do Brasil para empreender. Além disso, ela desponta entre as melhores cidades em quesitos como Capital Humano, Acesso a Capital, Inovação, Infraestrutura e Ambiente Regulatório.

Além da tecnologia, se destacam as seguintes áreas no estado: a indústria, o extrativismo e a pecuária. A qualidade de vida da maioria das suas cidades é impressionante, e é uma ótima opção para quem gostaria de mudar de ares.

SAIBA+iq: Quanto custa morar nas 10 melhores cidades do mundo.

São Paulo

A cidade de São Paulo merece destaque, pois, de acordo com levantamento feito pela Macroplan, São Paulo é o estado com a melhor qualidade de vida do país.

Sua nota é de 0,846, no índice em questão, e ela tem destaque na maioria das áreas analisadas. O estado contém a cidade quem é definitivamente o maior pólo econômico do país, com destaque para áreas de tecnologia. Tudo o que vem de novidade para o país, passa por SP.

Sem falar na riqueza cultural que é possível encontrar na cidade de São Paulo, afinal de contas, é onde se reúnem povos de outros países, estados, e diversas etnias.

Há uma diversidade enorme quando se fala da base econômica do estado de São Paulo. Os setores financeiros, a área do café, o açúcar, a cana, sem falar nas indústrias metal-mecânicas, são todas parte da base da economia do estado.

Apesar de ser complicado viver na grande Cidade de São Paulo, é possível encontrar qualidade de vida e grandes facilidades. A cidade não para.

Para aqueles que preferem tranquilidade, não faltam cidades no interior com ótima qualidade de vida e grandes oportunidades de atuação.

Rio de Janeiro

Apesar dos altos índices de violencia, o estado tem muito o que oferecer de bom.

O estado vem se destacando no que concerne a investimento, e cidades como Niterói,  por exemplo, vem crescendo por causa do grande investimento no setor imobiliário. A cidade se destaca como uma das melhores do país para se viver, e a renda per capta por lá é de R$2000.

Sem falar que a cidade do Rio de Janeiro é faixada do país e conta com ótimos lugares para lazer, além de receber muito capital externo devido ao turismo.

Rio Grande do Sul

A economia gaúcha é bastante diversificada, com grande tradição na exportação, tendo como base a agricultura, a pecuária e a indústria.

O Produto Interno Bruto (PIB) acumula 2,1% no primeiro semestre de 2017, considerado positivo no cenário de recessão nacional.

O setor responsável pelo desempenho foi a agricultura, atividade mais destacada no Estado, que cresceu 11,7%. Apesar de baixa de -0,7% na indústria, os setores de serviços e comércio totalizaram 0,3% e 1,3%, respectivamente. Esses fatores combinados fazem com que o estado esteja entre os melhores estados do Brasil.

Qualquer mudança demanda planejamento. Apesar de todos esses estados aparecerem como bons lugares para empreender, trabalhar e morar, ainda não são garantia de sucesso.

Tenha em mente o que você quer. Quais são seus objetivos, independente da região que você está ou pretende trabalhar. Trace metas, seja criativo, e primordialmente, valorize sua educação, nada vai fluir se você não estiver preparado em todos os aspectos para as oportunidades que aparecerem

Para te ajudar em parte desse processo de aprendizado, o iq fornece artigos para que você fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos negócios e possa se planejar para seus objetivos.