As 10 melhores cidades de Minas Gerais para viver

Por Redação IQ 360

melhores cidades de minas gerais

Com tamanha crise política e econômica em nosso país, é bem fácil esquecermos que o país ainda possui regiões com ótimas cidades para se morar. Cidades que oferecem boa qualidade de vida e carece de trabalhadores para determinados ramos.

Uma ótima alternativa pode ser escolher uma cidade para viver e trabalhar. Minas Gerais está localizada em uma das regiões mais ricas do país, o Sudeste, tal como São Paulo e Rio de Janeiro.

Minas Gerais possui uma grande riqueza de paisagens e belezas naturais. Recheada de grutas, cachoeiras e parques, Minas é o estado imperdível para quem aprecia belezas naturais de tirar o fôlego.

Todo esse cenário fortalece o ecoturismo no estado, gerando mais empregos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Assim, Minas Gerais possui um conjunto de atributos que fazem com que a qualidade de vida seja elevada, e algumas cidades no estado se destacam ainda mais neste quesito.

As melhores cidades de Minas Gerais oferecem ótimas oportunidades de emprego, riqueza cultural, ótima gastronomia e ainda se destacam em sua beleza.

Saiba como ser aprovado para um cartão de crédito!

Confira dicas exclusivas no ebook iq para aumentar as chances de ser aprovado para um cartão de crédito

E-mail enviado com sucesso.

Custo de vida em Minas Gerais

O custo de vida das cidades mineiras pode variar de uma para outra. Isso porque cidades como Belo Horizonte, são grandes centros urbanos, com população alta e, em relação a cidades como Poços de Caldas, por exemplo, podem ser mais caras. 

A média de aluguel de um apartamento numa região barata de Belo Horizonte é de R$ 1.300,00, ao passo que em Uberlândia, o mesmo apartamento sai por R$ 1.050,00.

  •         Belo Horizonte

Com IDHM de 0,810, vem em primeiro dentre as melhores cidades de Minas Gerais. Famosa pela infraestrutura, qualidade de vida elevada e hospitalidade, a capital de Minas Gerais é um dos principais centros de realização de eventos do país.

Além disso, desponta como referência de tecnologia, moda e turismo, além de ser reconhecida pela Unicef como melhor a cidade para as crianças.

Não é só no Brasil que a cidade faz sucesso, ela aparece entre as 10 melhores cidades da América Latina para fazer negócios.

No ano de 2018, o saldo de contratações de empregos na cidade foi tal que deixou a cidade em segundo no ranking de municípios que mais contrataram naquele ano.

  •         Nova Lima

Logo em seguida aparece Nova Lima. Com IDHM de 0,813, a cidade conta com apenas 84 mil habitantes, e atualmente, é polo turístico e gastronômico, e onde se destaca é na mineração e no ramo cervejeiro.

A produção de cervejas artesanais é destaque nacional. Minas Gerais é o terceiro maior estado fabricante de cervejas artesanais do país.

  •         Uberlândia

Com IDHM de 0,789, Uberlândia é a principal cidade do Triângulo Mineiro, e um de seus destaques é o turismo de negócios. A cidade também oferece uma excelente infraestrutura com variedade de hotéis e restaurantes. Uberlândia possui rica tradição cultural, e sua ênfase se dá no artesanato, no teatro e na música.

Atualmente, ocupa a 27.ª posição nacional entre a melhores cidades para se fazer negócios, em especial, nos setores de serviços e agronegócio. Está entre as melhores cidades de Minas para se viver.

  •         Itajubá

Com a quarta colocação, a cidade está estrategicamente posicionada entre duas importantes estradas do país, a Rodovia Fernão Dias e a Rodovia Presidente Dutra. Itajubá tem cerca de 100 mil habitantes e possui uma rica agropecuária e indústria, além de  mecânica, eletromecânica e aeronáutica, como as principais atividades econômicas.

  •       Lavras

Despontando em quinto lugar em nossa lista das melhores cidades de Minas, o que chama a atenção em Lavras é a educação. Na cidade há uma Universidade Federal que aparece frequentemente entre as melhores do país.

Ela é rica em cultura e os setores que se destacam são o metalúrgico, o agroindustrial e o têxtil. Além disso, possui comércio bastante ativo e diversificado.

  •         Poços de Caldas

 A cidade de Poços de Caldas é um dos destinos mineiros mais cobiçados no sul do estado. Muito conhecida pelas águas com propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e termais das estâncias hidrominerais.

Poços de Caldas ainda possui rico acervo cultural e dá uma atenção relevante em relação à cultura local.

  •         Juiz de Fora

Localizada na Zona da Mata Mineira, a cidade é a maior da região.  Ela conta com uma posição de privilégio entre a maioria das principais capitais do sudeste brasileiro, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Isso torna o município estratégico no que compete ao turismo de eventos e de negócios. Ainda, Juiz de fora é referência no setor acadêmico. Isso a deixa entre as melhores cidades de Minas.

  •         Varginha

Nesta cidade há um mistério que assombra toda a população brasileira. Em 1996, houve na cidade uma visita suposta extraterrestre. Por isso, a região atrai a atenção de ufólogos e curiosos.

Contendo cerca de 120 mil habitantes, está situada bem na entrada do circuito do Lago de Furnas.

  •         Lagoa Santa

Com ótima localização em relação a Belo Horizonte, Lagoa Santa é famosa também pelo poder de suas águas. Acredita-se que possui minerais com poderes curativos, o que atrai muitas pessoas em busca de saúde.

Ainda, o município atrai arqueólogos de todo o mundo por possuir um rico acervo arqueológico, e tem uma grande área arqueológica de fósseis.

  •         Itaú de Minas

Localizada no sudoeste do estado, Itaú de Minas, tem a sua história desenvolvida juntamente com a indústria cimenteira local, e, ainda, possui a maior cimenteira do país.

A cidade possui uma das maiores jazidas de calcário do Brasil, que é controlada pelo grupo Votorantim, o qual tem uma grande sede instalada no município.

As principais atividades econômicas em Minas Gerais

Minas Gerais possui grandes pólos de desenvolvimento tecnológico. Além disso, conta com muitos empregos nas áreas da agropecuária, construção civil e indústria de transformação.

Além de te mostrar as melhores cidades de Minas Gerais, nós do iq te ajudamos a entender melhor seu perfil de investidor, e temos artigos que o deixará sempre ligado ao que acontece de melhor no mundo dos negócios