Joinville: os 5 melhores bairros para morar e investir

Por Redação IQ 360

Joinville: os 5 melhores bairros

Com clima ameno, influência europeia na arquitetura e na cultura, Joinville é a maior cidade do estado de Santa Catarina, ficando à frente até mesmo da capital Florianópolis. Além da beleza da cidade, a qualidade de vida é outro ponto que chama a atenção é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, que é de 0,809 e classificado como muito alto.

Os traços da colonização são perceptíveis até os dias atuais, seja no sotaque, na culinária e no modo de vida. Por isso, a cidade só tende a crescer, o que a torna uma boa opção de moradia. Confira abaixo os melhores bairros de Joinville para adquirir um imóvel, seja ele para morar ou para investir!

Bairros Joinville

Costa e Silva

A cerca de 4 km do centro, Costa e Silva é considerado um dos melhores bairros de Joinville por ser o berço da cidade – o bairro abriga a nascente do Rio Cachoeira, às margens do qual as primeiras famílias alemãs se instalaram. O bairro fica na zona norte da cidade, mas a proximidade de regiões estratégicas chama a atenção de quem quer viver em uma região mais residencial sem abrir mão da comodidade de deslocamento.

Hoje em dia, a região é considerada uma das áreas mais nobres da cidade e conta com uma rede comerciária forte – padarias, farmácias, restaurantes e lojas atendem bem à aos mais de 30 mil habitantes que vivem no tradicional bairro. Transporte coletivo também é outro ponto forte, já que o bairro conta com cerca de 20 linhas de ônibus que circularam por lá, incluindo linhas de integração que permitem fácil acesso às zonas norte e sul da cidade.

América

Até a década de 1980, uma porção do centro da cidade passou a receber outro nome em decorrência da construção do Estádio do América Futebol Clube. O clube tornou-se um dos atrativos da região, modificando a estrutura da região e deixando os entornos mais povoados e agitados.

Nas décadas anteriores, o bairro era composto principalmente por terrenos grandes, com cultivo agrícola. Hoje em dia, as paisagens são diferentes, mas o Parque das Águas, localizado lá, é uma das maiores áreas verdes da cidade e um excelente espaço de lazer para crianças e adultos, além de ser um dos motivos pelos quais muita gente considera o América como um dos melhores bairros de Joinville. O Museu de Arte da cidade também está localizado no bairro, representando um excelente programa cultural para quem gosta de visitar exposições e visitar espaços artísticos.

Saguaçu

A localização privilegiada é o grande chamariz do Saguaçu, região nobre e que é considerada como um dos melhores bairros de Joinville. O bairro é cortado pela Estrada Dona Francisca (SC-418), que faz a ligação da cidade com a região metropolitana; ou seja, quem trabalha ou estuda nos entornos de Joinville pode economizar tempo e dinheiro morando no Saguaçu, já que o acesso é bastante rápido.

O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola também está bem próximo e é uma grande vantagem para quem viaja bastante e gosta da comodidade de estar próximo ao local de embarque. O Shopping Garden e a Zona Industrial Norte também estão nas proximidades, sendo excelente para quem trabalha ou frequenta esses dois pontos.

O bairro é homônimo à lagoa em que o Rio Cachoeira deságua e que fica nas redondezas. Por isso, a região ainda conta com uma grande variedade natural e excelentes paisagens para quem gosta de ficar próximo à natureza ou respirar um ar puro meio a uma cidade grande como Joinville.

Atiradores

Com mais de 5 mil habitantes, o Atiradores é um bairro para quem gosta de conforto e tranquilidade sem precisar abrir mão da proximidade com vias de grande movimento e muitos prédios. A região desenvolveu-se em torno da Rua Visconde de Taunay, firmando-se também como uma área agrícola, até que nas últimas décadas despontou como uma excelente região para quem está à procura principalmente de apartamentos espaçosos, sofisticados e com proximidade a excelentes restaurantes e comércios.

A Rua Visconde de Taunay é praticamente um reduto de estabelecimentos gastronômicos, que vão de padarias com itens artesanais e a bistrôs com pratos elaborados e clima agradável. Vale a pena conferir a região e perceber que o bairro é interessante não só para quem gosta de tranquilidade, mas também para amantes da vida boêmia e de delícias gastronômicas.

Santo Antônio

Sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e próximo da Universidade da Região de Joinville e da Universidade Estadual de Santa Catarina, o Santo Antônio é um bairro recente e que se destaca com um dos mais promissores da cidade. A localização estratégica fez com que sua popularidade aumentasse nas últimas décadas, mas a instalação das instituições de ensino e de uma grande quantidade de indústrias e empresas arremataram as características do bairro para que ele se tornasse um dos mais procurados da cidade.

A segurança e a infraestrutura também são pontos positivos. A incidência criminal e baixa e praticamente toda a região conta com acesso à bons serviços públicos de saneamento e pavimentação.

Aposentar-se em uma outra cidade, investir em um imóvel para renda fixa, morar em casa própria. Qualquer que seja seu objetivo, tudo começa com organização financeira e um apoio de especialistas e ferramentas que entendem do assunto. Por isso, o iq oferece as soluções adequadas para que você possa realizar seus objetivos e metas com facilidade e segurança. Confira nossos artigos e ferramentas e fique cada vez mais perto de seus sonhos!