Campinas: os 5 melhores bairros para morar e investir

Por admin

Campinas: os 5 melhores bairros

Combinando ritmo de metrópole com elementos do interior, Campinas é a terceira maior cidade de São Paulo, ficando atrás somente da capital e de Guarulhos. A população de cerca de 1,9 milhões possui um conhecido polo econômico, industrial e educacional, estando a 99 km da capital do estado.

A cidade tem uma região metropolitana própria, composta por mais de 20 municípios que, juntos, somam mais de 3,2 milhões de pessoas. A região também é responsável por 8,75% do PIB (Produto Interno Bruto) do estado, movimentando bilhões de reais com suas atividades.

Outro ponto positivo está relacionado às instituições ensino que são referência. A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) tem mais de 34 mil alunos matriculados em cursos de graduação e oferece formações em praticamente todas as áreas de conhecimento. PUC, UNIP, Universidade São Francisco, ESAM e Policamp são exemplos das mais de 16 instituições de ensino superior da cidade.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Campinas é de 0,805, o que é classificado como muito alto. O índice cresceu significativamente nas últimas décadas e indica que a cidade é uma boa opção de moradia hoje em dia e que isso só tende a se consolidar ainda mais nos próximos anos.

Por tudo isso, adquirir um imóvel na cidade é uma boa maneira de investir dinheiro ou mesmo de firmar moradia na cidade. Confira abaixo os melhores bairros de Campinas e comece agora mesmo a se planejar!

Bairros de Campinas

Centro

Repleto de opções de transporte, o Centro de Campinas é um excelente local para quem precisa se deslocar pela cidade. Casais que trabalham em locais distantes costumam optar pela região pela facilidade de acesso.

Quem trabalha e estuda também pode achar vantajoso firmar residência por lá, já que a oferta de ônibus é grande e permite chegar com rapidez e facilidade a diversos pontos da cidade.

O comércio é outra vantagem. A Treze de Maio é praticamente uma versão reduzida da 25 de março, de São Paulo, e oferece lojas de praticamente todos os segmentos com preços competitivos. A oferta de restaurantes, padarias e lanchonetes também é alta, oferecendo interessantes pontos de encontro e variedades culinárias para todos os gostos.

 

Jardim Chapadão

Região residencial da cidade, o Jardim Chapadão é considerado um dos melhores bairros de Campinas pela qualidade de sua infraestrutura e pela localização privilegiada.

Com ruas arborizadas e casas de alto padrão, muito comumente usadas como escritórios e clínicas, o bairro é majoritariamente residencial e é uma pedida para famílias com filhos. A oferta de escolas é excelente e a proximidade com a Pedreira do Chapadão oferece uma ótima oportunidade de lazer para os pequenos.

Quem gosta de ficar em contato com a natureza, correr ou andar de bicicleta, também pode gostar da região. O bairro é bastante tranquilo e permite a execução de exercícios na rua sem grandes movimentações de trânsito.

Apesar de ser uma região residencial, oferece excelente estrutura comercial, com padarias, mercados e restaurantes. Vale a pena conferir o bairro e verificar as suas opções de imóvel, já que a grande diversidade de casas e apartamentos com preços variados  pode atender a diversas possibilidades e objetivos.

 

Taquaral

Conhecido de longa data dos campineiros, o Taquaral figura como um dos melhores bairros de Campinas e um ponto turístico da cidade, já que a Lagoa localizada aí é um dos melhores passeios da cidade.

Com playgrounds, bosques, aparelhos de ginástica, lanchonete, charmosos bondinhos, muito espaço verde e os famosos pedalinhos, o Parque Taquaral é um dos maiores complexos de lazer da cidade e da região. Vale a pena passear por lá e sentir-se em tranquilidade e sossego mesmo em meio ao ritmo acelerado da cidade.

O bairro em si oferece uma excelente estrutura para seus moradores. Casas e apartamentos disputam espaço na região, que também apresenta uma vida boêmia agitada e ótimas opções para quem quer aproveitar para ir a um restaurante ou barzinho para curtir  o clima do bairro.

 

Barão Geraldo

Barão Geraldo é, na verdade, não só um bairro, mas um distrito de Campinas. Com população estimada de quase  50 mil pessoas, a região é conhecida por abrigar a UNICAMP, a PUC e o  Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

Juntos, compõem um dos maiores polos de tecnologia do país. O Hospital de Clínicas da Unicamp e o Centro Infantil Boldrini completam o cenário fazendo  com que a região seja um dos melhores bairros de Campinas por sua oferta de serviços e instituições.

Como o bairro abriga muitos estudantes, é como viver em uma cidade do interior. Bicicletas, pedestres, crianças e jovens circulam sempre pelas ruas de Barão, em meio às ruas cheias de árvores e flores.

Durante os finais de semana, os inúmeros bares e restaurantes locais oferecem opções agitadas para os mais baladeiros, embora seja possível encontrar ambientes familiares para quem busca mais tranquilidade.

 

Cambuí

Localizado próximo ao Centro da cidade, o Cambuí é o queridinho de Campinas. O bairro de alto padrão conta com prédios residenciais de luxo, com imóveis espaçosos e vista privilegiada. O bairro é o lar das famílias mais tradicionais da cidade e dos famosos que vivem pela região.

Com inúmeras escolas, o bairro é uma ótima opção para famílias, já que é tranquilo e oferece opções de lazer nas proximidades. Hospitais e restaurantes também não faltam por ali, tornando-se um verdadeiro refúgio para quem vive e trabalha nos entornos.

O Cambuí também é conhecido por seus bares e baladas. Os estabelecimentos mais tradicionais da cidade estão por lá, sendo ótimas opções para quem quer ir a um restaurante sofisticado, a um bar com música ao vivo ou dançar com bandas e DJ’s.

Gostou das dicas? Então acesse o iq para mais conteúdos sobre finanças pessoais e educação financeira.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)