Curitiba: os 5 melhores bairros para viver e investir

Por Redação IQ 360

curitiba-melhores-bairros

Conhecida como a cidade ecológica do Brasil, Curitiba conquistou moradores e visitantes com suas ruas limpas, arborizadas, seguras e repletas de estabelecimentos comerciais tradicionais e respeitados. Com uma população estimada de 1,9 milhão de habitantes, a cidade, além de ser a capital do estado, é a maior do Paraná. Por esses e outros motivos, melhores bairros não faltam para quem quer se mudar para Curitiba ou, então, adquirir um imóvel para investimento.

Apesar da modernidade de sua infraestrutura, a cidade foi fundada em 1693, quando suas maiores atividades econômicas giravam em torno da mineração e da agropecuária. A chegada de imigrantes, ao longo do século XX, desencadeou o processo de urbanização. Esse processo ocorreu de maneira bastante ordenada e planejada, o que fez com que a cidade se desenvolvesse como um todo para atender às demandas da crescente população.

Hoje em dia, a cidade mantém a perspectiva humanista em sua extensão e oferece espaços de lazer, cultura e artes, em confluência com as empresas e serviços que abriga. Para que seja possível escolher um local interessante, em uma cidade onde todas as regiões parecem agradáveis, separamos abaixo os cinco melhores bairros de Curitiba para se viver e se investir. Confira!

Centro

Agitado e com uma vida noturna intensa, o Centro de Curitiba é repleto de apartamentos aconchegantes,  com bastante espaço, o que faz sucesso entre os jovens que vão morar na cidade.

Ao contrário de muitas regiões urbanas centrais, que exibem prédios mais antigos, a arquitetura por lá é extremamente moderna e agradável, fazendo bonito aos olhos de quem passeia pelas ruas movimentadas com todos os tipos de comércio.

A região conhecida como Boca Maldita é um reduto de cafés e restaurantes agradáveis, sendo um local de grande movimento para casais, grupos de amigos e famílias que querem desfrutar de momentos de tranquilidade em meio a correria de uma grande cidade. Já a Praça Osório é conhecida por suas feiras de artesanato e exposições diversificadas e interessantes.

Quem gosta de atividades culturais e história não pode deixar de conhecer o Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, e o Teatro Guaíra, na Rua XV de Novembro.

Cabral

Conhecido por mesclar estabelecimentos comerciais com áreas residenciais de médio e alto padrão, o bairro Cabral oferece uma excelente infraestrutura para quem mora ou precisa passar por lá, já que a região abriga um terminal de ônibus com linhas para diversas partes da cidade.

É no Cabral que está sediada a Faculdade de Artes do Paraná, que oferece cursos e opções culturais de música, teatro, dança e cinema, entre outras. O Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná também fica por lá, e concentra uma grande quantidade de estudantes que moram no bairro pela facilidade de acesso. Ou seja, a facilidade de locação de imóveis em um dos melhores bairros de Curitiba é garantida por aqui.

Bigorrilho

Também conhecido como Champagnat, o Bigorrilho é um bairro com forte influência da imigração europeia. Suas ruas largas abrigam a maior concentração de prédios da cidade, sendo, assim, uma das regiões mais verticalizadas e que mais recebe investimentos de pessoas que querem morar lá, pela comodidade de estar próxima a um centro econômico importante, ou mesmo para estabelecimento de negócios no local.

Apesar da modernidade, o bairro possui ainda o conhecido Parque Barigui e a Igreja dos Passarinhos, pontos turísticos da cidade, que oferecem bons espaços de lazer e de sossego para seus moradores.

Vale a pena conhecer a região e perceber que o agito dos dias de semana não fazem com que o bairro deixe de ser seguro ou perca a tranquilidade necessária, uma vez que quem vive por lá considera a região extremamente agradável.

Batel

A Praça da Espanha e a Praça do Japão, ambas com elementos que remetem aos países que lhe dão nome, são pontos turísticos conhecidos da capital paranaense, que fazem com que a região que os abriga, o Batel, seja conhecido como um dos melhores bairros de Curitiba.

A oferta de espaços verdes, combinados com fortes aspectos culturais, encanta a todos e torna única a experiência de viver ou passear na região. Já a avenida do Batel é parada obrigatória para quem vai ao bairro, oferecendo grandes opções de bares e restaurantes em meio às construções históricas e impressionantes.

Além desses pontos, o bairro aloja áreas predominantemente residenciais e com imóveis de alto padrão. Casas grandes e apartamentos espaçosos figuram a lista de imóveis mais comuns no local, sendo ótimas opções para quem quer constituir família na região ou viver com mais tranquilidade depois de mais velho.

Água Verde

Localizado próximo ao Batel, o Água Verde também é considerado, em Curitiba, um dos melhores bairros, o qual possui uma estrutura predominantemente residencial. Além disso, estabelecimentos comerciais, como escritórios e empresas, também têm caído nas graças da região e instalado seus negócios por lá, constituindo, assim, uma área com inúmeros imóveis comerciais.

A grande quantidade de áreas verdes e de praças torna o bairro também muito procurado por famílias, já que a tranquilidade e as amplas opções de lazer são interessantes para crianças.

Ainda, o bairro conta com um SESC e com o estádio Joaquim Américo, que foi completamente reformado para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 e, por isso, exibe uma excelente infraestrutura.

A facilidade de acesso é outro diferencial, já que o bairro está próximo do centro da cidade, sendo um trajeto rápido de carro, assim como há diversas linhas de ônibus para atender à demanda de locomoção.

Morar nos melhores bairros de Curitiba ou escolher um desses bairros para ser seu objeto de investimento pode se tornar realidade, por meio de planejamento e organização. Qualquer que seja o seu objetivo, o iq ajuda você a organizar suas contas, alinhar seus pagamentos e descobrir quais são as melhores maneiras de aplicar e investir seu dinheiro. Confira nossos produtos e comece agora mesmo a planejar a compra do seu imóvel!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)