Como funciona a Estante Virtual?

Por Redação IQ 360

como-funciona-estante-virtual

Criada em 2005 pelo administrador carioca André Garcia, a Estante Virtual é um portal que reúne sebos do Brasil inteiro. Em 2017 a startup foi comprada pela Livraria Cultura.
Em maio de 2018 o site oferecia acesso a mais de 16,5 milhões de livros semi-novos e usados. No Estante Virtual é possível encontrar ainda livros raros e esgotados por até 50% o valor de um equivalente em uma livraria tradicional.
São cerca de 4 milhões de usuários cadastrados, que geram uma venda de cerca de 10 mil livros por dia, ou 1 livro comprado a cada 5 segundos. O número de vendedores também é grande, sendo 2,5 mil contabilizados até maio de 2018.

Como funciona a Estante Virtual

A Estante Virtual tem como missão conectar leitores, interessados na compra ou venda de livros, promovendo uma verdadeira ampliação da diversidade literária por meio de um acesso mais democrático à leitura.

A plataforma é tecnológica, reúne diversos acervos em um único portal, e oferece inúmeras obras para leitores de todos os gêneros literários.

Por que comprar na Estante Virtual?

Porque a Estante Virtual oferece aos compradores e vendedores de livros a maior diversidade literária possível, para todos os estilos de leitores. Ao comprar na Estante Virtual, além de adquirir exemplares a um preço mais justo, você valoriza o pequeno negócio e pratica o consumo consciente e sustentável.

Principais motivos para vender na Estante Virtual

É seguro vender na Estante Virtual! O site tem o compromisso de garantir segurança e privacidade, tanto para os compradores quanto para os vendedores. Por meio do certificado SSL (Secure Sockets Layer), o site garante uma venda tranquila para todas as partes.

O vendedor pode conferir todos os detalhes no portal pelo link “Nossas Garantias”, em que a Estante Virtual mostra como o pagamento é processado via Paypal e pela Moip, empresas já bem consolidadas no mercado e que seguem os rigorosos padrões de segurança PCI (Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento).

A compra da Estante Virtual pela Livraria Cultura em 2017

Em 2017, a Livraria Cultura anunciou a compra total da plataforma Estante Virtual. Na época, o Marketplace estava em grande ascensão no mercado brasileiro. Empresas como Amazon e Submarino permitiam a venda de produtos em seus sites por outros varejistas. A Livraria Cultura, atenta a isso, percebeu que precisava de uma plataforma de Marketplace aberta a esse segmento.

A aquisição da Estante Virtual teve como objetivo possibilitar à Cultura esse salto e integração ao Marketplace.

A compra da Estante Virtual pela Magazine Luiza em 2020

Em 2020, a varejista Magazine Luiza fechou a compra da plataforma Estante Virtual, que pertencia à Livraria Cultura. Um negócio que custou R$ 31,1 milhões. A Magalu levou a melhor no leilão realizado como parte da iniciativa de recuperação judicial da Cultura.

Dicas para comprar na Estante Virtual

Utilize os filtros de pesquisa! O site oferece diversos filtros para pesquisar a fundo antes de fechar uma compra na Estante Virtual. Além disso, cada livro cadastrado conta com uma descrição feita pelo próprio vendedor, em que consta o estado de conservação do exemplar, o ano de edição e a editora.

Vale a pena ficar de olho nos pequenos detalhes para garantir a melhor compra possível.

Como funciona a Estante Virtual: Saiba gastar melhor seu dinheiro com livros!

Além de saber como funciona a Estante Virtual, é fundamental ter apoio de quem sabe qual o melhor cartão de crédito para cada caso e como organizar o pagamento de contas. Navegue pelo site para saber tudo sobre o iq e suas soluções.