Como economizar energia com ar condicionado (GUIA)

Por admin

Todo mundo quer ficar em uma temperatura agradável, mas ninguém quer pagar uma conta de energia altíssima.

Por isso, é importante saber como economizar energia com ar condicionado. Você tem ideia do que precisa fazer?

Muita gente acredita que precisa desligar o aparelho e pronto. No entanto, há outras formas de reduzir a conta sem precisar abrir mão desse conforto. Em certas regiões, se trata de um aliado importante para manter a qualidade de vida.

E é sobre o que fazer para economizar e continuar o usando o ar que vamos falar no artigo a seguir. Boa leitura!

ENTENDA COMO O ALTO CONSUMO IMPACTA NA CONTA DE LUZ

Houve um tempo em que um aparelho de ar condicionado custava muito caro. Atualmente os preços estão bem mais em conta. Infelizmente, porém, o alto consumo do equipamento permanece em alta. E muito disso está relacionado ao seu uso inadequado ou descuidado.

Segundo o Anuário Estatístico de Energia Elétrica de 2018, produzido pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética, do Governo Federal), a média de gasto brasileiro fica em torno de 157,9 KWh por mês. Entretanto, esse valor pode dobrar se o ar condicionado ficar ligado 4h por dia. Dessa forma, qualquer economia será bem-vinda para reduzir custos. E a verdade é que dá pra cortar as despesas entre 30 e 50% sem precisar se sacrificar.

Uma boa forma de compreender a extensão do gasto do equipamento é o chuveiro elétrico. Se você deixar no modo verão, há menos gasto, certo? Com o ar condicionado há estratégias que são semelhantes e podem baixar o custo sem comprometer a eficiência.

SAIBA COMO ECONOMIZAR ENERGIA COM AR CONDICIONADO

Antes de pensar em como economizar energia com ar condicionado é importante compreender seu funcionamento.

O que acontece é que a maioria das pessoas acha que se deixar a temperatura super baixa, vai conseguir resultados mais rapidamente. Na prática, isso significa colocar 17º, esperando que o ambiente baixe de 30 graus rapidamente. E essa configuração não só não vai funcionar como vai fazer você gastar mais.

O ideal nessa situação, de acordo com o engenheiro de sistemas Felipe Brochier é colocar na temperatura de 23 graus. Esse segredinho vai refrescar o local e ainda economizar cerca de 50% naturalmente.

O que acontece é que vai acontecer uma redução da diferença entre as temperaturas internas e externas. Com a carga térmica menor, o condicionador vai precisar trabalhar menos. Além disso, há um aumento da diferença de temperatura de troca entre o fluído refrigerante e o ar. Consequentemente a troca de calor trocado aumenta. Essa combinação de fatores reduz o gasto.

Para quem duvidar, vale até mesmo fazer um teste. Ligue o ar por algumas horas na temperatura de 17º e anote os kWh gastos. Depois faça o mesmo procedimento, mas com 23º. O número de kilowatts gastos será bem diferente. Sem dúvida uma maneira concreta de fazer diferença no orçamento.

VEJA OUTRAS DICAS SIMPLES PARA ECONOMIZAR

Além da estratégia de escolha de temperatura, há como economizar energia com ar condicionado de outras formas.

Com um pouco de cuidado e atenção, a conta será menor.

Escolha um modelo certificado

É importante ficar atento a aparelhos com preços muito atraentes. Avalie sempre qual é a classificação do Selo Procel. Essa certificação é fornecida pelo Inmetro e avalia o consumo de energia de A (excelente) até E (ruim). Leve essas indicações como base para garantir economia.

Prefira equipamentos mais modernos

Se você está pensando em trocar seu aparelho ou adquirir um novo, considere as versões mais modernas. Modelos com timer, por exemplo, representam uma oportunidade importante de economizar. A função permite que você controle o momento de aumentar a intensidade e a hora de desligar.

Faça uma instalação adequada

A base de um ar condicionado consiste em retirar o ar quente do ambiente e colocar para fora. No entanto, se a instalação não estiver correta, essa troca pode ser prejudicada. Se o equipamento não conseguir realizar o procedimento, o motor vai acabar sendo forçado além de suas forças. E o gasto energético será maior.

Avalie a potência ideal

Uma sala de 35m² com 3 pessoas e uma tevê precisa de uma potência maior do que de um quarto de 2m² com uma pessoa. Da mesma forma, um escritório cheio de aparelhos eletrônicos e uma equipe de 10 pessoas também demanda um ar condicionado mais potente. Logo, é indispensável fazer o cálculo correto para não gastar mais do que o necessário para suas necessidades.

Mantenha portas e janelas bem fechados

Depois de considerar o chuveiro, pense agora no funcionamento da geladeira. Se a porta fica aberta por muito tempo, o eletrodoméstico precisa compensar o ar quente entrando e trabalhar mais. Deixar portas e janelas fechadas permite que o ar condicionado não precise compensar a perda de ar frio, gastando menos.

Desligue em ausências duradouras

Tudo bem que você queira chegar em casa e se refrescar. Entretanto, se você vai passar horas fora de casa, é indispensável deixar o aparelho desligado. Há como economizar com ar condicionado por meio desses desligamentos. No entanto, se a ausência for de apenas alguns minutos, até meia hora, é melhor manter ligado. O liga desliga constante demanda mais energia.

Limpe e troque os filtros regularmente

Manter os filtros sujos e sem manutenção impede o funcionamento correto do equipamento. O resultado é que o motor terá que compensar a dificuldade aumentando o gasto. Por isso, lembre-se de fazer uma limpeza mensal durante o período de uso mais intenso no verão, e a cada dois meses no inverno. A dica vale inclusive para quando não estiver sendo usado com regularidade.

Em resumo, saber como economizar energia com ar condicionado não é nada complicado. Com cuidado a detalhes do funcionamento, é possível reduzir a conta consideravelmente. E melhor ainda, continuar aproveitando o equipamento regularmente, sem mudanças significativas no seu bem-estar.

Você gostou das nossas dicas? Tem alguma outra sugestão que fez diferença no seu orçamento? Então aproveite para deixar um comentário! Vamos ficar felizes em saber quais são as suas estratégias para economizar energia!

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)