Como economizar bateria do celular? 10 dicas preciosas

Por Redação IQ 360

Como economizar bateria do celular

Uma das maiores reclamações e dificuldades que o usuário de smartphones tem é em relação à duração da bateria.

Esta preocupação não é para menos, afinal de contas, grande parte de nossas vidas atualmente depende do bom funcionamento do aparelho e, consequentemente, da longevidade de sua bateria.

Se compararmos os smartphones recentes com modelos antigos, podemos perceber uma evolução na autonomia de bateria. Isso pode ser um ótimo passo das fabricantes em relação aos pedidos de seus usuários. No entanto, cada vez mais atividades são realizadas no celular. Ou seja, apesar das melhorias, ainda existe aquela preocupação de conseguir chegar ao fim do dia com o celular ligado.

Isso sem falar que, os smartphones que rodam com Android, às vezes, se assemelham a um Opala 87, dadas as devidas proporções da comparação. Mas, mesmo assim, é possível diminuir o consumo de recursos e garantir algumas horas extras de utilização sem precisar instalar aplicativos de gerenciamento.

Sendo assim, nós preparamos para você algumas dicas sobre como economizar bateria do celular. Fique atento, podem ser simples, mas são imprescindíveis para uma melhora no desempenho do aparelho.

Exposição

Uma das coisas que podem influenciar em como economizar bateria do celular é a exposição. Seu smartphone, apesar de todas as melhoras na resistência, ainda não é à prova de tudo.

À primeira vista, pode ser que ao derrubar ou expor seu celular a temperaturas irregulares você não perceba que o tenha danificado.

Mas expô-lo à umidade ou altas temperaturas pode ir lentamente prejudicando o desempenho de sua bateria e, inclusive, estragá-la de vez. Sendo assim, tenha cuidado com o armazenamento de seu telefone.

Desativar funções desnecessárias

Há muitos aplicativos ou funções do próprio celular que mesmo quando fechadas ficam rodando em segundo plano. Isso quer dizer que elas continuam ativas, buscando atualizações, promoções ou redes, depende da função do aplicativo.

Ao continuar funcionando em segundo plano, esses aplicativos continuam consumindo bateria do celular. Assim, vale a pena encerrar a utilização deles.

Escolha quais dessas funções são realmente necessárias e mantenha-as, e as demais, feche efetivamente. Isso vai fazer uma grande diferença no desempenho da bateria de seu celular.

Brilho da tela

Deixe o brilho de tela adaptativo sempre ligado. Assim é possível reduzir o brilho da tela de forma autônoma, de acordo com o seu padrão de utilização nos ambientes com alta ou pouca luminosidade. Isso significa que o sistema vai aprender quais são os horários e situações em que você precisa de mais brilho na tela para fazer a configuração automaticamente.

Fechar apps após uso

É muito comum ver pessoas apenas minimizando os aplicativos do celular depois de utilizá-lo, e quando vai perceber, tem pelo menos umas 10 abas abertas, cada uma com um app ou função diferente ativa.

Essa postura prejudica em muito a utilização da bateria. Como é extremamente desnecessária, visto que quando quiser abrir o aplicativo novamente, não há dificuldade alguma e não há tanta diferença no tempo necessário para sua utilização.

Assim, sempre que terminar de utilizar uma função ou aplicativo, feche-o. Tenha certeza de que ele não foi apenas minimizado.

Usar recursos de economia de bateria

Outra atitude comum da maioria dos usuários é utilizar o modo de economia de bateria apenas quando o celular está com pouca carga e é de extrema urgência que se mantenha o aparelho ligado.

Mas, a dica é que você utilize no dia-a-dia, não só em casos de urgência. Isso fará com que sua bateria renda mais e você não passe aperto quando precisar de um pouco mais de tempo com o celular ligado.

O recurso coloca aplicativos para hibernar, interrompe serviços de localização quando a tela está desligada, bloqueia o comando “Ok, Google”, reduz o brilho da tela, entre outros métodos para economizar bateria.

Tempo de desativar tela

Reduza o tempo para bloqueio de tela. Pode ser meio chato no começo, mas logo você se acostuma a desbloqueá-la apenas quando necessário.

Isso ajuda você a não deixar a tela aberta consumindo bateria sem necessidade – uma dica essencial na hora de saber como economizar bateria do celular.

Cuidado com serviço de localização

Fique atento à utilização do serviço de localização. Muitos aplicativos que utilizamos no dia-a-dia pedem para habilitar esta função e, muitas vezes, não precisamos que todos os aplicativos fiquem calculando onde estamos.

Assim, o ideal a fazer é habilitar esta função apenas àqueles aplicativos que são essenciais para você e que fazem um uso imprescindível do serviço de localização.

Checar histórico de uso de bateria

Ao checar o histórico do uso de bateria você vai saber o que mais consumiu seu celular ao longo do dia. Também saberá quando deve dispensar o uso de certos aplicativos ou funções, ou mesmo terá conhecimento de como seu celular se comporta, com relação à bateria, com certas funções.

Modo avião

Mesmo com todos esses cuidados, todos podem se encontrar em situações em que a bateria do smartphone está muito perto de acabar. Nesse caso, o ideal é ativar o Modo Avião ou mesmo desligar o aparelho. Dessa forma, em caso de emergência, você pode acessar a internet ou fazer chamadas rápidas.

Apps de gerenciamento de bateria

Caso ainda não esteja satisfeito com os recursos nativos do Android, alguns aplicativos externos disponíveis de graça na Google Play Store prometem economizar carga e podem ajudar na tarefa.

Pesquise por esse aplicativos cuja função é finalizar aplicativos que executam tarefas em segundo plano para reduzir o consumo por parte desses programas e melhorar a autonomia da bateria.

Não deixe seu celular carregando a noite inteira

Esta é a mais difícil. Mas é importante para saber como economizar bateria do celular e vale a pena. É muito comum para a  maioria dos usuários deixar o celular carregando a noite toda. Esta atitude pode parecer inofensiva, mas na verdade, está incorreta.

Deixar o celular carregar a noite inteira, ou permitir que a bateria chegue a zero com frequência, podem prejudicar o desempenho da bateria e ela pode ficar viciada. Por último, pode ser que seu telefone esteja realmente com problemas ou tenha vencido o prazo de validade. Neste caso pode ser melhor considerar comprar outro.

Para isso, o iq te dá as melhores dicas sobre como planejar uma compra e organizar melhor sua receita.