Mais de 88 mil clientes da Energisa que moram na zona rural do Tocantins poderão agora realizar autoleitura das suas contas de energia. Até agora as leituras eram realizadas a cada três meses, o que ocorre com permissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devido às longas distâncias. Isso, no entanto, é ruim para os clientes rurais, que não conseguem ter uma visão mais detalhada dos próprios gastos.
A autoleitura chega como forma de contornar essa situação, fazendo com que os clientes controlem os gastos e não tenham a conta de luz com base em uma média dos últimos três meses. Confira como fazer a autoleitura:
Antes de tudo, é importante que o cliente anote o número que aparece no visor do relógio de energia. Depois, entre em contato com a Energisa, informe o número da unidade consumidora – disponível na conta luz – e repasse a medição.
Esse contato pode ser feito pelo aplicativo Energisa ON, pelo whatsapp da Gisa (63 99222-6664), pelo site da Energisa (energisa.com.br) e ainda pelo 0800 721 3330. Os dados devem ser informados até três dias antes da data da próxima leitura – indicado na conta de energia – ou seguir as datas informadas pelo Calendário Rural.
Se o cliente não fizer a autoleitura, a Energisa fará uma média dos últimos 12 meses, conforme prevê a Resolução Normativa 414/2010.