CVV do cartão de crédito: o que é e para que serve

Por Redação IQ 360

Compras com cartão de crédito na internet são uma grande preocupação para todas as pessoas. Ter a certeza de que ela será feita com segurança e evitar sofrer golpes e fraudes é muito importante na hora de decidir onde e como comprar.

Existem diversos mecanismos e atitudes a serem adotados para garantir a proteção do comprador e o CVV é uma delas. Saiba mais sobre o Código de Segurança dos cartões de crédito e descubra como ele pode proteger você e suas finanças.

Tenha seu cartão de crédito aprovado AGORA!

Veja o passo a passo que criamos especialmente para você! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

O que é CVV do cartão de crédito?

CVV (Card Verification Value) do cartão de crédito é uma sequência de 3 ou 4 números que funciona como uma senha de segurança para compras virtuais. É um código único para cada cartão que aparece impresso, na frente ou verso, e que é pedido para validação de compras on-line.

CVV o que é

Esse código é muito importante para tornar sua compra segura, já que na hora de realizar compras em lojas virtuais, não é possível fazer a leitura da fita magnética ou chip.

Claro, é importante lembrar que a verificação da segurança do site é muito importante contra o roubo desses dados, principalmente quando o número do CVV é digitado.

Onde está localizado o CVV do seu cartão?

A posição do Código de Segurança pode mudar, dependendo da operadora de cartões que você utiliza. Na grande maioria dos casos, no entanto, esse número pode ser localizado na parte de trás do cartão.

O CVV é colocado logo abaixo da faixa magnética, ao final da área para assinatura. É impresso não muito grande e sem alto relevo, ao contrário das demais informações do cartão, uma forma de reduzir as chances de que alguém que não deva consiga vê-lo.

Em alguns poucos casos é possível encontrar esse número na parte frontal do cartão, logo acima ou abaixo do número de identificação do cartão.

Por que o código de verificação é utilizado em compras online?

O código de verificação é uma forma de garantir que apenas o proprietário do cartão possa utilizá-lo para fazer compras on-line. Como mencionamos, compras on-line não possuem um espaço para fazer a leitura do chip e inserir a mesma senha que se utiliza em caixas eletrônicos é um risco muito grande.

Para eliminar essas brechas de segurança em compras em e-commerce é utilizado o CVV. Esse número é inserido entre outras informações de pagamento, como o nome completo do proprietário do cartão, o número do CPF, a data de validade e o número do cartão.

Mesmo que alguém possua as demais informações, que podem ser encontradas em faturas antigas, por exemplo, ela só possui o código de segurança se tiver o cartão em mãos. É para essa medida de segurança que se utiliza o CVV em compras na internet.

Tenha seu cartão de crédito aprovado AGORA!

Veja o passo a passo que criamos especialmente para você! Política de Privacidade

Acesse seu E-mail para baixar o conteúdo.

CVV: o que é realmente seguro com ele?

Apenas quem tem o cartão em mãos tem acesso ao CVV, o que já é um grande avanço no momento de dizer que esse código oferece, sim, segurança para as compras.

No entanto, a segurança que ele oferece depende muito da postura adotada pelo proprietário no momento de utilizar o cartão, escolhendo com cuidado onde realiza as compras.

O código em si é seguro, mas é preciso se proteger de vazamento e roubo de dados on-line. Por isso, sempre lembre-se das dicas:

  • Verifique se existe a imagem de um cadeado ao lado da URL no navegador, é o certificado SSL, que garante que aquele site é protegido.
  • Não insira os dados do seu cartão em computadores públicos ou de outras pessoas.
  • Não envie o CVV por mensagens ou fotos em que ele apareça.
  • Troque as senhas de cadastro nos sites onde realiza compras e nos aparelhos que utiliza com frequência e não utilize senhas fáceis de serem adivinhadas, como aniversários ou sequências 1234.

Com esses passos simples, seu CVV se torna ainda mais seguro para proteger o uso do seu cartão de crédito na internet.

Algumas dicas e informações importantes

Depois de conhecer mais sobre CVV o que é e para que serve, como funciona para a segurança e outros detalhes, ainda é importante destacar que existem algumas coisas que todo dono de cartão de crédito precisa saber.

Grande parte das informações são responsáveis por garantir que esse número se mantenha em segredo e suas compras protegidas:

  • O CVV nunca deve aparecer na sua fatura, se ele aparecer, entre em contato com a operadora para corrigir o problema;
  • O número do código de segurança nunca vem em alto relevo ou em destaque no cartão;
  • O único lugar em que o CVV deve estar impresso é no próprio cartão. Se ele aparecer no contrato ou no envelope onde o cartão é enviado avise a operadora e peça a troca do cartão;
  • Seu código não aparece nos recibos e notas fiscais de compra;
  • Além do campo específico nos e-commerces, você não utiliza o CVV em nenhuma situação. Não forneça em compras presenciais e não passe o número para ninguém.

Proteja suas compras

Após saber mais sobre o CVV, o que é e como funciona, percebemos que a preocupação maior é oferecer formas segura para a realização de compras virtuais.

No entanto, proteger suas compras não depende só de ter um código de segurança e utilizar sites confiáveis, mas do cuidado com seu orçamento e educação financeira.

Para garantir que você sempre possa usar seu cartão de crédito da melhor maneira e não sofrer com fraudes e dívidas, acompanhe os conteúdos do iq e tenha todas as informações sobre cartões de débito, crédito e educação financeira que precisa para melhorar sua vida.