Dok Despachante é confiável?

Por Redação IQ 360

O Dok Despachante é uma empresa que presta serviços de despachante online desde 2006. Com escritório no interior de São Paulo, o Dok auxilia os seus clientes com serviços relacionados ao Detran, como transferência de documentos e regularização do veículo, por exemplo.

A empresa é especializada em despachante de trânsito, o que significa a realização de processos burocráticos que envolvam o Detran. A promessa da Dok Despachante é de atendimento totalmente online e pagamento facilitado no cartão de crédito.

Mas afinal, o que é um despachante?

O despachante é o profissional que encaminha e acompanha o trâmite de documentos em repartições e serviços públicos. A atividade já é comum há anos e a figura do despachante se tornou essencial para muitas pessoas que querem evitar a burocracia que alguns serviços exigem.

Todos os processos do Detran podem ser resolvidos sem auxílio de um profissional, no entanto há quem prefira pagar o despachante. Além de mais prático, contratá-lo acaba sendo também uma economia de tempo – o que é ainda melhor se for online.

Dok Despachante: serviços disponíveis

O Dok Despachente realiza os seguintes serviços:

  • Licenciamento veicular;
  • Segunda via de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Segunda via de Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  • Emplacamento de veículo 0km;
  • Transferência de veículo;
  • Regularização de carro rebaixado
  • Regularização de motor.

Quem pode contratar o Dok Despachante

Qualquer pessoa maior de 18 anos e que possua um veículo registrado no estado de São Paulo pode contratar online os serviços do Dok.

Mas serviços como a regularização de carro rebaixado, emissão de segunda via de CRLV e CRV, transferência de veículo e documentos de compra e venda só estão disponíveis para quem reside na cidade de Sorocaba – sede da empresa.

Dok Despachante: avaliação dos clientes

De acordo com avaliação do Reclame Aqui, o Dok Despachante tem uma reputação regular entre os clientes, com nota de 6,1 em uma escala de 0 a 10. Nos últimos 6 meses, respondeu a 96% das reclamações feitas e solucionou 85% dos problemas de seus consumidores.

O que chama a atenção, apesar do alto índice de resolução dos problemas, é que apenas 30% dos clientes que tiveram problemas voltariam a fazer negócio com a empresa.

Vale a pena contratar o Dok Despachante?

Depende.  Em muitas situações vale sim a pena acionar um despachante, seja por economia de tempo ou para evitar dores de cabeça. Porém, isso envolve custos. O despachante é um intermediário entre você e o órgão público, e justamente por fazer essa ponte o profissional cobra taxas adicionais – que não costumam ser baratas.

Se você quer algo mais econômico e não se importa em gastar um tempo com isso, você pode optar por fazer todo o trâmite por conta própria. Portanto, avalie a sua situação e faça as contas em relação aos custos do despachante para saber se vale ou não a pena contratá-lo.

Outra boa estratégia é conversar com pessoas que já passaram pela mesma situação em que você está passando e entender qual é o processo que enfrentará, caso opte por fazê-lo sem auxílio. Diante disso, avalie o quanto isso demandará do seu tempo e faça uma escolha consciente.