Perdeu sua última declaração do IR? Saiba como obter a segunda via

Por Redação IQ 360

segunda-via-imposto-de-renda

Se você entregou a declaração com alguma informação errada, ou com algo faltando, pode ser que a Receita Federal requeira que você retifique as informações.

Nesse caso, será necessário ter o número do recibo da declaração a ser corrigida, e acessar o mesmo programa de envio do formulário ou pelo site do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC). O prazo máximo de retificação é de 5 anos, e o contribuinte poderá fazê-lo em qualquer época do ano.

O recibo da declaração fica salvo no computador ou celular em que o formulário foi preenchido. Ele é um arquivo de formato .DEC ou .REC, cujo nome contém o número do CPF do contribuinte. Sendo assim, a maneira mais simples de recuperar a declaração anterior é buscar pelo próprio CPF no computador ou celular.

Caso o computador ou celular tenham sido perdidos, ou caso o arquivo não esteja salvo, os contribuintes que precisam do recibo terão que percorrer um caminho mais difícil. Para a emissão do novo recibo no eCAC, a Receita exige que o contribuinte tenha o Certificado Digital para emitir um novo recibo. Se não tiver, será necessário agendar um horário em um dos postos de atendimento da Receita, e solicitar, presencialmente, uma cópia da declaração.

Assim, existem três maneiras de tirar a segunda via da declaração de Imposto de Renda, sendo:

  • Pelo programa ou app da Receita Federal, resgatando os recibos que tem salvo em sua memória;
  • Online, caso o contribuinte tenha o Certificado Digital;
  • Presencialmente, se dirigindo a algum posto de atendimento.

Mas atenção: se a declaração a ser corrigida estiver sob procedimento de fiscalização ou na malha fina, não será possível fazer nenhuma correção. O caminho certo, nesse caso, é comparecer à Receita para prestar esclarecimentos.

Como tirar a segunda via pelo programa da Receita Federal

Como apontado, o programa da Receitanet, com o qual são entregues as declarações, também permite a recuperação de segundas vias dos impostos. Basta procurar os arquivos cujo nome contém o CPF do contribuinte e possuem as extensões .DEC (que é para a declaração) ou .REC (para os recibos), abrí-los e solicitar a impressão, recuperando assim a segunda via da declaração do ano respectivo.

SAIBA+IQ: Algumas despesas podem reduzir o pagamento de IR; veja quais

Como tirar a segunda via online

O contribuinte pode tirar sua segunda via online acessando o portal do eCAC e fazendo a solicitação. É um processo simples, porém, para acessar o site, é preciso possuir o Certificado Digital – que é exigido para que você consiga cadastrar uma senha na plataforma.

SAIBA+IQ: Quem precisa declarar o Imposto de Renda? Essa e outras dúvidas em um vídeo especial

Como tirar a segunda via presencial

É o pior dos cenários, mas caso você não possua os arquivos dos anos anteriores nem um Certificado Digital, como mostrado, é preciso comparecer em um dos postos de atendimento da Receita.

Para isso, é preciso agendar uma data no site da Receita Federal ou pelo telefone 146, válido em qualquer parte do território nacional. No dia, é necessário estar com documento com foto, como RG e CNH. Documentos sem foto não serão aceitos pelos servidores da Receita.

SAIBA+IQ: Principais dúvidas relacionadas à declaração do IR

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!