Os 5 melhores bairros para morar em Porto Alegre

Por Redação IQ 360

Conhecida por sua excelente culinária e ricos aspectos culturais, Porto Alegre é uma cidade que esbanja charme, modernidade e qualidade de vida. Fundada em 1772 como Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, a cidade tem quase 1,5 milhão de habitantes. Portanto, saber quais são os melhores bairros de Porto Alegre é essencial para quem quer adquirir um imóvel na cidade.

Às margens do lago Guaíba, a cidade conta com morros, baixadas e áreas planas. Ou seja, variedade não falta na cidade, e é possível encontrar regiões muito diversificadas entre si. De acordo com dados da prefeitura da cidade, existem 81 bairros registrados na cidade, de acordo com a lei, sendo alguns deles mais recentes e outros mais antigos.

Para ajudá-lo a selecionar as regiões da cidade que mais atendem ao seu perfil, separamos abaixo uma lista com os cinco melhores bairros da cidade. Confira e comece agora mesmo a planejar a compra ou investimento de seu imóvel!

Petrópolis

A proximidade com o Jardim Botânico da cidade já é um atrativo e tanto quando o assunto é o bairro Petrópolis. Isso porque toda a região conta com áreas bastante arborizadas, o que compõe um clima bastante agradável e aconchegante dentro da metrópole gaúcha.

A quantidade de parques e praças também chama a atenção pelas possibilidades de lazer, aspecto que torna a região conhecida como um dos melhores bairros de Porto Alegre, sobretudo para famílias ou pessoas que gostam de contato com a natureza.

Embora seja predominantemente residencial, o bairro oferece uma rede comercial composta por padarias, farmácias, mercados e escolas. Ou seja, é possível realizar grande parte das atividades diárias sem mesmo precisar se deslocar.

Em termos de alimentação, as ofertas de restaurantes também são interessantes e chamam a atenção pela qualidade dos pratos e variedade de itens disponíveis.

Boa Vista

Localizado na Zona Norte da capital gaúcha, Boa Vista não só é um dos melhores bairros de Porto Alegre como também é um dos mais tradicionais. Fundado ainda na década de 1960, o bairro nasceu do loteamento de terras rurais que ainda existiam por ali e conquistou os moradores da cidade, por ser a região que abrigava, no passado, o Solar das Hortênsias, residência oficial de verão do governador do estado.

Com a rápida valorização, o preço dos imóveis subiu e a construção de casas reduziu, em razão da construção de prédios residenciais e comerciais. Por isso, apartamentos e salas comerciais na região são os imóveis mais disputados, por apresentarem um maior valor de compra e serem boas opções de locação.

Em termos de lazer, as praças são responsáveis pela fama atribuída ao bairro Boa Vista como um dos melhores bairros de Porto Alegre. A Praça Japão, por exemplo, é um grande atrativo, com sua arborização intensa e paisagens tranquilas.

Menino Deus

Nomeado a partir da crença de imigrantes portugueses na fé cristã e na capela de mesmo nome construída por eles, o bairro Menino Deus fica na região centro-sul da capital, e é uma das regiões mais nobres da cidade. Desde quando ainda era um povoado, no início do século XX, a região era conhecida por seus casarões e pela alta circulação de carruagens, o que não era comum na época.

De tradição residencial, o bairro foi crescendo com o tempo e, embora ainda seja bastante tranquilo, oferece serviços básicos e comércio forte. As avenidas margeadas pelo rio abrigam os moradores e comerciários em ritmo de interior, com excelentes opções gastronômicas para os amantes dessa arte.

Moinhos de Vento

A moagem de trigo, realizada com moinhos no passado, é uma influência ainda hoje visível no bairro Moinhos de Vento. O parque homônimo, que possui moinhos em sua extensão, é uma excelente dica de passeio para quem quer passar momentos tranquilos na cidade e conferir paisagens bucólicas e sossegadas.

A rua São Gonçalo tem a mesma atmosfera. Coberta por pedras e com árvores de copas que se tocam, a peculiaridade do local fez com que ele se tornasse um ponto turístico da cidade, por possuir uma das ruas mais bonitas do mundo, fato confirmado por moradores da cidade e por turistas que passam por lá.

O bairro é um dos mais valorizados da cidade, pois oferece boa infraestrutura em todos os aspectos – acesso, comércio, segurança. O centro comercial é bastante forte, e os estabelecimentos dali exibem os mesmos ares de luxo e conforto que se observa no restante da cidade. Se estiver pensando em investir por lá, prepare-se para encontrar apartamentos muito grandes, com altos preços e que são os mais cobiçados da cidade.

Bela Vista

Cercado por áreas verdes e por outros bairros nobres da cidade, o Bela Vista cresceu significativamente nas últimas décadas e é, hoje em dia, um dos mais queridinhos de Porto Alegre. Moderno, o bairro tem uma arquitetura bastante diversificada e construções de tirar o fôlego de admiradores de tendências modernas.

Em relação à alimentação, o bairro exibe praticamente um tour gastronômico por todo o mundo, com restaurantes italianos, franceses, chineses e outros. Cafés e pubs também não faltam!

Outros bairros interessantes

O bairro Rio Branco é um conhecido de longa data da capital gaúcha, com suas construções antigas, porém revitalizadas, e prédios modernos e confortáveis. O Centro Histórico também é uma boa opção para quem gosta de movimento e diversão, além de contemplar toda a arquitetura antiga da cidade e ver de perto seus processos de evolução. Já na visada de bairros novos, o Jardim Botânico chama a atenção por seus prédios charmosos e pela boa oferta de comércios.

Comprar um imóvel é uma excelente opção de investimento, tanto para quem quer morar nele quanto para quem quer investir a longo prazo, alugando ou adquirindo um imóvel para a aposentadoria. Para tornar esse sonho realidade sem maiores complicações, veja as soluções de organização financeira que o iq oferece. Todos os seus gastos e receitas em um único app, permitindo, ainda, o pagamento automático de contas. Confira!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)