Guiabolso é seguro? Saiba o que avaliar!

Por Redação IQ 360

guiabolso

Na corrida pela organização financeira, muitos brasileiros ainda sentem dificuldade para entender como poderiam organizar seu quadro de finanças de maneira adequada. É com o intuito de auxiliar a população brasileira que, em 2012, alguns jovens começaram a pensar o GuiaBolso.

O GuiaBolso é um site e, também, aplicativo, cuja função é controlar como e onde estão sendo os gastos de seus usuários.  A ideia é que eles possam lançar todas as suas receitas e gastos para organizá-los com mais eficiência.

O grande lance é a facilidade com a qual se utiliza o aplicativo. Além de ser muito intuitivo, o site consegue preencher automaticamente seus dados de gastos e receitas, porque ele tem acesso à sua conta bancária e a seus cartões de crédito.

Sim, você não tem o trabalho de preencher manualmente cada saída ou entrada de sua conta. Além disso, é possível ter mais de uma conta cadastrada sem dificuldade. O negócio aqui é a praticidade.Agora, como saber se o GuiaBolso é seguro?

Segurança e criptografia

Pode parecer coisa de alta patente, ou só para temas importantíssimos, brigas de estado etc., mas a criptografia hoje é utilizada para que usuários comuns tenham seus dados assegurados. Desde informações financeiras a e-mails cujo tema é segredo.

Mas, afinal de contas, o que é criptografia? Nada mais é do que um sistema de algoritmos matemáticos que codificam dados do usuário para que apenas o destinatário possa lê-los.

Ela embaralha a informação que precisa ser protegida e, assim, reforça a segurança da mensagem ou conteúdo.

É muito comum a utilização de criptografia em períodos de guerra, quando agências de inteligência precisam se comunicar e, assim, criam sua própria linguagem. O cinema se aproveita bastante dessa ideia para gerar enredos interessantes, inclusive alguns nos quais a principal missão do herói é decifrar um código inimigo.

No caso de nosso assunto de interesse, o GuiaBolso se utiliza de criptografia para que as informações de seus usuários estejam seguras. Apenas o usuário da conta cadastrada consegue ver o que acontece em sua conta.

Nenhum funcionário do GuiaBolso tem acesso às informações dos usuários. Além disso, o site é certificado pela Norton / Verisign, empresa de muito renome na área de segurança da internet. Ainda em dúvida se o GuiaBolso é seguro?

Reputação

Com mais de quatro anos de existência, o GuiaBolso possui como sócios investidores nacionais e estrangeiros. São alguns deles a C, do Banco Mundial, o fundo latino-americano Kaszek Ventures, dos americanos Ribbit Capital, Omidyar Network, QED Investors, Valor Capital e do brasileiro e.Bricks.

O GuiaBolso é seguro? Em todo esse tempo de funcionamento, a empresa não teve nenhum caso de invasão de conta ou clonagem. São mais de 2 milhões de usuários que não tiveram suas informações vazadas.

Além disso, o aplicativo tem uma ótima nota no Reclame Aqui, sendo 9 a nota geral e 8.6 a nota que foi dada pelo consumidor.

Quais os termos de contrato do Guiabolso?

Os termos de contrato de qualquer serviço são determinantes na hora de adquirir um serviço ou recusá-lo. Quando o serviço em questão envolve acesso a informações bancárias, a coisa fica ainda mais séria.

O GuiaBolso é seguro porque os termos de uso do aplicativo são preocupados em estabelecer que o usuário entenda a segurança que terá com a utilização do serviço. Além de esclarecerem o funcionamento do site.

O usuário criará um login e senha de acesso confidenciais, somente o consumidor poderá acessar seu login. O site orienta que, caso o consumidor entenda que esse sigilo foi comprometido, isso deve ser informado imediatamente ao GuiaBolso.

É explícito nas condições de uso que o site não “movimenta ou de qualquer forma interfere nos ativos e contas bancárias informadas pelo Usuário. As senhas e/ou códigos de autorização informados pelo Usuário se limitam a permitir que o Guiabolso colete os Dados Financeiros junto a cada instituição financeira informada pelo Usuário”.

O GuiaBolso, em sua política de privacidade, lembra que, ao fazer anúncios publicitários, ele processa informações de maneira codificada e automatizada. Sendo assim, pode indicar produtos que auxiliem na gestão financeira de seu usuário sem divulgar seus dados propriamente.

Caso o utilizador queira excluir sua conta, o site apagará os dados pessoais em questão “de forma que seja realizada a Anonimização de todos os dados coletados, isto é, não restarão informações no Guiabolso que possam indicar a identidade do Usuário.”

Sendo assim, é possível perceber que o site é preocupado com o sigilo das informações de seus usuários e pretende, exclusivamente, auxiliar aqueles que desejarem na organização de sua vida financeira, oferecendo a facilidade e praticidade de seu aplicativo.

Garantias e taxas

Para utilizar o GuiaBolso não é necessário pagar taxas ou mensalidades. Assim, para ter a praticidade do aplicativo não é necessário adicionar gasto algum à sua planilha.

Naturalmente, o GuiaBolso não se responsabiliza pelas decisões financeiras de seus usuários. Sua proposta é organizar os gastos dos usuários de maneira que eles possam refletir de maneira mais adequada sobre sua saúde financeira.

Além disso, pode ser que as funções contidas no aplicativo não atendam às necessidades mais específicas de certos usuários. Quanto a isso, o site não se responsabiliza.

 O Sistema de acesso do Guiabolso é seguro?

Apesar de você precisar disponibilizar sua senha de acesso digital à conta bancária, o GuiaBolso não consegue movimentar sua conta ou fazer transações. O aplicativo consegue apenas visualizar o que você faz com sua conta.

Vale lembrar que, para fazer transações bancárias, é preciso de mais do que apenas essa senha digital. É necessária a utilização da senha de sua conta bancária, aquela que você entra no caixa eletrônico, que você usa para fazer transferências e saques. O site não tem acesso a essa senha, sendo assim, não consegue fazer movimentação alguma.

Avaliação final

De maneira geral, o GuiaBolso é seguro e tem se mostrado em constante desenvolvimento. Vale a pena se utilizar de seus serviços para otimizar a organização de suas finanças e, a partir disso, melhorar sua saúde financeira.

Além do mais, a IQ está aqui para ajudá-lo a entender melhor como você pode ser um ótimo financista e saber qual o seu perfil de gasto, além de descobrir qual a melhor atitude a ser tomada dentro desse perfil.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)