Como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?

Por admin

calcular quanto vou gastar de combustível

Viajar de carro é uma alternativa bastante comum. Com ela, você tem autonomia com os horários, pode aproveitar as paradas do trajeto para conhecer outros lugares e não precisará alugar um veículo ou contar com outros meios de transporte quando chegar ao destino.

Porém, uma pergunta recorrente entre os viajantes é: como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem? A resposta é fundamental para que você faça um bom planejamento dos gastos para aproveitar o passeio da melhor forma.

Pensando nisso, preparamos este guia ensinando como fazer o cálculo do gasto de combustível em uma viagem. Acompanhe!

Cálculo de gastos de combustível: 4 fatores que influenciam

O cálculo do consumo de combustível na viagem varia de acordo com diversos fatores relacionados ao próprio veículo e à forma de uso. Continue a leitura e confira esses principais fatores!

1. Motor

A potência do motor do veículo geralmente faz com que ele aumente os gastos de combustível. Porém, essa é uma questão bastante complexa e varia de acordo com cada modelo de carro.

Normalmente, ao lançarem os modelos, as montadoras divulgam informações sobre equipamentos, segurança e consumo, para que o consumidor consiga avaliar esses quesitos com mais tranquilidade.

2. Tipo de combustível

O combustível usado influencia no gasto por 2 motivos: o preço praticado pelos postos e a média de consumo no veículo. Existem diversas opções, cada uma com características específicas:

  • Gasolina comum, aditivada ou premium;
  • Etanol comum e aditivado;
  • Gás natural veicular (GNV);
  • Diesel S-10, aditivado e premium.

Portanto, quem deseja economia precisa avaliar esses fatores no momento de comprar o veículo. Quem tem carro flex pode alterar o combustível escolhido ao longo do tempo, após calcular qual oferece o melhor custo-benefício.

Para isso, considere a autonomia do veículo com cada opção e o valor gasto. Em geral, o etanol tem um rendimento inferior ao da gasolina, então, mesmo com o preço atrativo nem sempre é mais vantajoso. Normalmente, o álcool compensa quando o custo for, pelo menos, 30% inferior.

3. Calibragem dos pneus

Pode até não parecer, mas a calibragem dos pneus influencia na autonomia do veículo. São eles que entram em contato com a estrada e isso gera atrito, porém, quando estão descalibrados, a superfície que encosta no chão é maior. Isso aumenta a resistência do pneu ao rolamento e, consequentemente, o consumo de combustível. O mesmo problema acontece quando as rodas estão desalinhadas.

4. Ar-condicionado e janela aberta

Provavelmente você já ouviu falar que o ar-condicionado aumenta o consumo de gasolina, mas você sabia que as janelas abertas também gastam mais combustível? Essa é uma alternativa comum para economizar, mas talvez não funcione como você espera.

De acordo com pesquisas feitas pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE), dos Estados Unidos, em velocidades acima de 80 km/h, as janelas abertas reduzem em até 20% a eficiência do combustível, enquanto o ar-condicionado reduz em 10%.

Como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem: passo a passo

Calcular quanto você vai gastar com combustível na viagem pode parecer complicado, mas é bastante simples. Para explicar, montamos um passo a passo com dicas e exemplos. Confira!

Confira a autonomia do veículo

O primeiro passo é verificar qual é a autonomia do veículo, ou seja, quantos quilômetros ele roda com um litro de combustível. Alguns carros têm marcadores que apresentam essa informação, mas se não for o seu caso, é fácil calcular. Siga estes passos:

  • Encha o tanque;
  • Zere o hodômetro parcial, que medirá a distância percorrida;
  • Utilize o carro para circular normalmente;
  • Reabasteça o veículo e anote quantos litros foram necessários para completar o tanque.

Depois, você verifica a distância indicada no hodômetro e divide pelo número de litros utilizados. Por exemplo, se você rodou 140 km e completou o tanque com 10 litros, a autonomia é de 14 km/l.

Também é preciso ter atenção à diferença de autonomia dentro da cidade e na estrada: dirigir em rodovias gasta menos combustível. Assim, para ter uma margem de segurança adequada ao planejar os gastos, considere o consumo médio na cidade.

Calcule a distância entre os destinos

O próximo passo é calcular a distância entre os destinos. Use o GPS ou aplicativos como o Google Maps ou o Waze. Eles permitem que você crie rotas personalizadas, de acordo com o meio de transporte escolhido, e apresentam as alternativas, caso deseje fazer algum desvio ou parada.

A dica para não ter imprevistos é planejar os passeios e incluir as rotas no cálculo, caso pretenda ir de carro. Lembre-se de que os gastos da viagem não envolvem apenas as despesas de ida e de volta. Com base na distância determinada, você calculará quantos litros de combustível serão necessários.

É bem simples: divida a distância total pela autonomia do veículo. Se o percurso total terá 1.120 km e o carro faz 14 km/l, serão necessários 80 litros para a viagem.

Veja o custo do combustível

Finalmente, é hora de verificar qual o preço do combustível. A dica, aqui, é pesquisar como é a variação de custo pelo trajeto, porque, provavelmente, a viagem exigirá que você reabasteça. Faça uma média dos valores encontrados e multiplique pelo total de litros que serão utilizados.

Seguindo os exemplos dados, se você precisará de 80 litros de gasolina e supondo que o custo está em R$ 4,20 o litro, você gastará R$ 336 em combustível para a sua viagem.

Dicas para gastar menos combustível na viagem

Depois de entender como calcular quanto será gasto de combustível na viagem, a dúvida mais frequente é saber como economizar! Com os custos do combustível cada vez mais altos, conseguir reduzir o consumo é importante para diminuir as despesas da viagem ou garantir mais dinheiro disponível para fazer passeios. Existem algumas dicas simples que você deve seguir:

  • Faça uma revisão no carro antes da viagem;
  • Calibre os pneus;
  • Escolha o combustível correto;
  • Reduza o uso do ar-condicionado;
  • Evite andar com os vidros abertos.

Pronto! Agora você já sabe como calcular quanto vai gastar de combustível na viagem. Mas para ter o melhor planejamento possível para o trajeto, não se esqueça de incluir despesas com pedágio e alimentação, assim, você não terá imprevistos financeiros.

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)