Menu

Conheça a internet 5G e os impactos dessa nova tecnologia no Brasil

O futuro da internet está mais próximo do que você imagina! A internet 5G, que promete revolucionar a conectividade das pessoas, chegou em algumas cidades brasileiras. Até o momento só é possível desfrutar da velocidade superior ao 4G em alguns aparelhos, porém esse é um passo muito importante para as inovações desse tipo de conexão. Confira as previsões dos impactos dessa nova internet no Brasil.

Os impactos da internet 5G no Brasil

A internet 5G é, pelo menos, 20 vezes mais rápida que a 4G, mas seu atrativo vai muito além do conforto do acesso rápido. Os impactos econômicos e tecnológicos do 5G prometem revolucionar a forma como conhecemos a conectividade.

Segundo a pesquisa Why 5G in Latin America, realizada pela Nokia e a Omdia, a internet 5G pode se tornar um dos principais pontos de recuperação econômica pós pandemia. Estima-se que entre 2021 e 2035 o Brasil sofra um impacto positivo de até 1,2 trilhão no Produto Interno Bruto (PIB). A conexão 5G possibilitará o gerenciamento e a conexão de vários serviços com uma camada única de internet, ou seja, vários setores e operações serão otimizados e mais econômicos.

Inovações que o 5G pode trazer para o Brasil

Cidades inteligentes

Pode parecer algo distante, mas o 5G pode tornar possível o sonho das cidades inteligentes, começando por São Paulo e Rio de Janeiro. No trânsito, a nova conexão pode auxiliar no gerenciamento e no tráfego diário, monitoramento de transporte público e na infraestrutura dos semáforos e iluminação pública. Na segurança, o monitoramento de vídeo com reconhecimento facial vai poder ser implementado de uma forma mais eficaz.

Manufatura

Os processos de fábricas e armazéns podem ser otimizados através do 5G. Com implementação de veículos autônomos e a organização de equipamentos e produtos as operações ficam mais seguras, rápidas e econômicas.

Mineração

Por conter várias operações de alto risco aos trabalhadores, a mineração é uma das áreas com mais chances de implementação do 5G. Com o 4G já é possível usar equipamentos em lugares mais arriscados, porém, existem atividades que o sinal e a velocidade não suprem a necessidade. O 5G possui velocidade 20 vezes superior e assim será possível operar veículos e equipamentos de forma remota em locais de maior risco.

Varejo

O setor varejista brasileiro terá grande impacto positivo com o 5G. A experiência do cliente pode ser otimizada, com carregamento de páginas web em segundos, suporte personalizado e formas de pagamento mais rápidas e seguras.

Agricultura

Atualmente são necessárias várias conexões para diferentes atividades. Com o 5G, todas essas camadas seriam unificadas, como: irrigação, coleiras, portões, câmeras, sensores e equipamentos. Além disso, seria possível levar a conexão de internet para diversas fazendas brasileiras que ainda não possuem acesso.

Qual a previsão de chegada do 5G no Brasil?

Um passo importante para a implementação do 5G é o leilão de faixas de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim será possível popularizar em escala o 5G. No total, serão leiloadas quatro faixas em quatro bandas:

  • 700 MHz
  • 2,3 GHz
  • 3,5 GHz
  • 26 GHz

Comparadas às bandas que utilizamos atualmente, as frequências que serão leiloadas são muito maiores, espaço necessário para implementar o 5G. Infelizmente, o leilão foi adiado, devido às complicações da pandemia do coronavirus, mas a previsão é que ocorra no primeiro semestre de 2021.

A popularização do 5G não vai ser imediata: segundo a pesquisa realizada pela Nokia e a Omdia, 25% das linhas de banda larga serão 5G até 2023. Porém, já temos algumas movimentações das operadoras de telecomunicações no Brasil.

A operadora Vivo ativou o 5G em julho, nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia. Já a Claro, que também ativou o 5G em julho, está somente no Rio de Janeiro e São Paulo, até o momento.

A operadora Tim tem previsão para ativar o 5G em algumas cidades ainda em setembro. Já a Oi, ainda não possui previsão para iniciar as ativações.

Por enquanto, o 5G que chegou no Brasil só possibilita acesso mais veloz que o 4G, para os aparelhos que suportam a rede. Conhecida como DSS, se assemelha muito ao caminho utilizado pela internet 4G.

Do 1G ao 4G como a internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam

O 4G, que surgiu em 2010, já foi uma grande evolução da sua antecessora, o 3G. Mais rápida e com uma capacidade maior para realizar downloads e uploads é a rede mais usada atualmente. Durante os anos, cada atualização trouxe diversos benefícios e inovações, confira:

1G – Surgiu em 1980: na época ainda não existia a conexão de internet celular como conhecemos hoje. Semelhante a internet discada, a conexão era direcionada para telefones acoplados em automóveis.

2G – A internet 2G surgiu em 1990 e, diferente do 1G, era direcionada para a conexão de telefones móveis. Muito limitada, possibilitava apenas a troca de SMS e e-mails sem a necessidade de um computador

3G – Em 2001, a internet móvel começou a tomar uma forma mais parecida com o que conhecemos hoje. Usada até hoje em algumas regiões brasileiras, o 3G possibilitou os downloads, chamadas de vídeo, acesso a sites e partidas de jogos online.

4G – A internet que usamos atualmente surgiu em 2010 e está disponível para 95% da população brasileira. O 4G possibilitou que mais pessoas se conectassem ao mesmo tempo de forma rápida, garantindo vídeo conferências, downloads e uploads com maior rapidez.

Gostou do artigo e quer acompanhar as principais novidades de finanças, tecnologia e inovação? Assine a newsletter do iq e aproveite!

Iq360 Servicos de Informacao e Tecnologia Ltda. CNPJ: 30.247.128/0001-15
Rua Fidêncio Ramos, 308 - Torre A - 5º andar Vila Olímpia - São Paulo, SP, Brasil
Atendimento contas.contato@iq.com.br
IQ 360 - todos os direitos reservados
Voltar para o topo