Zona Azul: o que é e como funciona

Por Redação

Já ouviu falar na Zona Azul? Com o aumento do número de veículos nas grandes cidades nos últimos vinte anos, o governo brasileiro seguiu a tendência mundial e institucionalizou o estacionamento rotativo nas ruas e avenidas. A chamada Zona Azul é aquela em que é preciso pagar um valor para estacionar por tempo determinado em uma área de grande circulação e, com isso, estimular que o mesmo espaço possa ser ocupado por outros veículos.
A medida foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em 2008. Desde então, as capitais brasileiras vêm adotando a Zona Azul principalmente no centro das cidades. Algumas localidades do interior com grande concentração populacional e uma quantidade expressiva de carros, motos e caminhões, também passaram a implementá-la. Assim, não é mais possível deixar o carro estacionado o dia inteiro nesses perímetros controlados.
No começo, uma boa parte da população foi contrária à medida, acreditando que se tratava apenas de mais uma forma de arrecadação abusiva para quem tem veículo próprio, privatizando o espaço público. Com o passar dos anos, essa percepção mudou bastante e a aceitação é bem maior. A rotatividade de veículos também permitiu que as vagas próximas a hospitais, centros comerciais e outros estabelecimentos com fluxo contínuo de pessoas e automóveis ficassem disponíveis mais rapidamente.

Zona Azul: como funciona

Nos primeiros anos de funcionamento, os motoristas usavam um talão de cartões impressos, nos quais deveriam indicar o tempo de permanência do veículo e o pagamento em algum ponto de venda específico. O comprovante de quitação deveria ficar visível, dentro do veículo, para a checagem dos agentes de trânsito. Hoje, esse cartão já é digital na maioria das cidades e existem aplicativos em que é possível adquirir pontos pré-pagos.
Em São Paulo, por exemplo, os motoristas usam o Cartão Azul Digital (CAD), que libera o estacionamento por um período de 30 minutos, 1 hora, 2 horas ou 3 horas. O valor da hora estacionada é de R$ 5, o mesmo praticado na maioria das cidades brasileiras, em média. No total, são mais de 40 mil vagas disponíveis na Zona Azul paulistana e as estatísticas mostram que, durante o horário previsto, cerca de quatro veículos ocupam a mesma vaga no mesmo dia.
O horário de cada Zona Azul possui uma determinação específica conforme a área e os locais próximos, como parques, praças etc. Algumas funcionam de segunda a sexta-feira, outras incluem sábados, domingos e feriados em horários diferenciados.
Se o veículo extrapolar o tempo máximo permitido para deixar o carro na vaga, poderá receber uma multa grave de R$ 127, mais cinco pontos na carteira de habilitação do condutor, e ainda corre o risco de ser guinchado.