Pontos na CNH: entenda o que são e quando expiram

Por Redação IQ 360

Agente_trânsito_multa

Se você está prestes a renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deve estar preocupado com as multas que pode ter acumulado. Os pontos acumulados na carteira de motorista são fundamentais no momento da renovação. E como consultar a pontuação? Fique tranquilo, neste texto o IQ vai explicar direitinho o que são os pontos da sua CNH, como eles funcionam e quais os meios para consultá-los.

O que são os pontos da CNH e como funcionam?

Os pontos da CNH sinalizam as infrações de trânsito que os condutores fizeram em determinado período, ou seja, as multas que receberam. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, as infrações são classificadas quanto à gravidade. Elas são divididas em 4 categorias – leve, média, grave e gravíssima. Para cada um desses tipos de infração é atribuída uma pontuação de 3, 4, 5 ou 7 pontos, respectivamente.

O condutor perde o direito de dirigir se acumular 20 pontos ou mais no período de 1 ano. Caso o motorista ultrapasse a pontuação permitida, terá o direito de dirigir suspenso temporariamente. O prazo pode ser de seis meses a um ano sem poder conduzir veículos.

É válido lembrar que o pagamento das multas não retira os pontos da CNH. Os pontos têm um prazo para expirar.

Quando os pontos da CNH expiram?

Essa é uma confusão bastante comum. As pessoas acreditarem que os pontos expiram a cada virada de ano. Infelizmente não é assim que funciona. Os pontos da sua CNH não vão expirar no dia 31 de dezembro, eles expiram contados 12 meses da data da infração.

Por exemplo, se um motorista cometeu uma infração média (4 pontos) em outubro de 2018, esses pontos expiram em outubro de 2019. Se nesse período o condutor cometer outra infração, os pontos serão somados aos da infração anterior. E, claro, os pontos não irão expirar ao mesmo tempo.

Como consultar pontos na CNH?

Os pontos da sua CNH podem ser consultados de duas maneiras: pessoalmente ou online. A primeira, e mais tradicional, é preciso ir até o Detran ou em algum órgão de atendimento rápido do seu Estado, como o Poupatempo em São Paulo.

No entanto, a forma mais simples e prática atualmente é consultar os pontos pelo site do Detran do seu Estado. É preciso fazer um cadastro rápido e preencher algumas informações para consultar a pontuação. O IQ fez uma lista para ajudá-lo: