iCarros: como comprar um carro na plataforma

Por Maria Teresa Lazarini

icarros-como-comprar-carros

Até pouco tempo atrás, pessoas que quisessem comprar um carro precisavam buscar uma concessionária, pontos de revenda ou até mesmo recorrer aos antigos cadernos classificados. Mas a tecnologia se tornou uma aliada para facilitar a vida dos motoristas: plataformas online como o iCarros conectam aqueles que querem vender um veículo com quem quer comprar um carro. Para se beneficiar dessa facilidade, aprenda neste artigo como negociar um carro no iCarros.

iCarros: como funciona?

Com mais de 12 anos de atuação no mercado brasileiro de automóveis, o iCarros é uma plataforma online de compra e venda de veículos. Por meio do site do iCarros ou do aplicativo, um comprador consegue encontrar o carro que deseja. Para isso, ele deve informar o modelo, a marca, o ano de fabricação e o preço que estima pagar no novo veículo. É possível escolher se deseja ver apenas carros 0km, usados ou ofertas com financiamento.

Selecionando as preferências para o automóvel, o comprador pode comparar os diversos anúncios postados no portal. Caso ele se interesse por um dos carros anunciados, o contato entre ele e o comprador é direto: por meio de email ou SMS, as duas partes da negociação discutem preço e fecham a compra, sem precisar da intermediação do iCarros.

Por ser uma empresa do Itaú, o iCarros disponibiliza um Simulador de Financiamento Itaú para que os futuros compradores possam saber qual será o valor da parcela do financiamento do carro que deseja. Caso queira tirar o financiamento do papel, o interessado deve fazer uma proposta para o Itaú analisar o crédito. Após pedir o financiamento, é preciso aguardar a aprovação.

Como o próprio nome demonstra, o foco do iCarros é o veículo. No entanto, a empresa também criou os sites iMotos e iCaminhões, que disponibilizam o mesmo serviço de compra e venda para esses diferentes tipos de veículos.

Passo a passo de como comprar um carro no iCarros

Para comprar um carro pela plataforma do iCarros, primeiro é preciso clicar na aba “Comprar”, que aparece como a primeira opção no topo do site. Na página principal de compra de veículos, o iCarros disponibiliza os principais anúncios, que já servem como uma primeira busca por carros à venda.

No entanto, é mais fácil e prático filtrar a sua busca. Caso você já tenha um modelo de carro que deseja comprar, é possível especificar exatamente as características que tem em mente. Se as únicas especificações que você tem são modelo e marca, isso não é um problema: basta informar o que deseja na página do iCarros que a plataforma faz o serviço de encontrar as melhores ofertas.

O iCarros permite filtrar a busca em 14 quesitos. Em seções como preço e ano do modelo, é possível escolher um valor mínimo e máximo, a fim de consultar um maior número de anúncios. Veja, a seguir, como você pode filtrar a busca:

  • Cidade/Estado;
  • Marcas/Modelos;
  • Financiamento (com ou sem);
  • Preço;
  • Ano do modelo;
  • 0km/Seminovo;
  • Categoria;
  • Câmbio;
  • Blindagem;
  • Combustível;
  • Acessórios opcionais.

Após filtrar as preferências do carro que deseja comprar, o iCarros mostra diversas opções para você escolher. Caso alguma desperte o seu interesse, existem duas opções para tentar adquirir o veículo: enviar uma proposta ou fazer um financiamento, como no exemplo abaixo:

Fonte: iCarros

Não importa a opção selecionada (enviar proposta ou financiamento), o iCarros redirecionará você para a mesma página de solicitação. Nela, você deverá preencher alguns dados pessoais para que o vendedor conheça o seu perfil. Além disso, já é possível verificar as principais informações do veículo em questão, como ano, acessórios e contato do vendedor. Se você se interessar pelo veículo, clique em “simular financiamento”, como no exemplo abaixo:

Fonte: iCarros

Depois de preencher a simulação, você deverá aguardar o contato do vendedor ou ligar para ele, a fim de combinar uma possível venda.

SAIBA+IQ: 4 dicas para comprar um carro barato

Aplicativo iCarros

Todas as funções do site do iCarros também estão disponíveis no aplicativo da empresa. Pelo app, é possível simular um financiamento, comprar um carro anunciado, verificar a tabela FIPE, consultar o catálogo iCarros de modelos 0km e também conferir notícias automotivas.

O aplicativo iCarros pode ser baixado tanto em celulares Android como em iPhones. Na loja GooglePlay, o aplicativo está com nota 4,4, em uma escala de 0 a 5. O resultado foi quantificado a partir de avaliações de mais de 85 mil usuários. Já na App Store, a reputação é ainda melhor: 4,6 estrelas a partir de 28 mil avaliações.

iCarros é confiável?

Por atuar no mercado brasileiro há mais de 12 anos e por ser uma empresa do Banco Itaú, o iCarros é considerado uma plataforma confiável de compra e venda de carros. O portal certifica-se da segurança de dados dos usuários: todas as operações realizadas no site são confidenciais, ou seja, o iCarros não compartilha os dados cadastrais com terceiros. Como selo de segurança, o site do iCarros foi certificado por Verisign e Certisign.

O iCarros é considerado como um dos principais portais de compra e venda de veículos da internet. Mensalmente, a plataforma recebe cerca de 13 milhões de visitantes, garantindo visibilidade para os anúncios.

Para saber o que os clientes do iCarros pensam da plataforma, é recomendado analisar a página da empresa no Reclame Aqui. De outubro de 2018 a março de 2019, o iCarros recebeu apenas 53 reclamações. Mesmo com o baixo número de reclamações para uma empresa desse porte, o índice de solução não é rápido, quantificado em 84%, o que é considerado como regular no portal. Além disso, apenas 64% dos clientes voltariam a fazer negócio com o iCarros. No entanto, a empresa está com nota 7,7 no Reclame Aqui e respondeu 100% das reclamações postadas.

Se você pensa em comprar um carro seminovo ou usado, vale a pena consultar as multas, histórico, ficha técnica, preço FIPE e muito mais na ferramenta Consulta Placa do IQ. Com o número da placa, você tem acesso às informações que precisa sobre o carro que vai comprar. Faça sua pesquisa gratuita abaixo.