Autoescola: escolha a melhor e fuja de golpes

Por Emily Moura

melhor-autoescola

Tirar a primeira ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um processo bem conhecido entre os brasileiros maiores de 18 anos. Tudo começa com aulas teóricas, em que o aluno aprende sobre direção defensiva e primeiros socorros. Após o período das aulas, vem a prova teórica com 30 questões e a necessidade de acertar 70% das questões. Finalmente, acontecem as aulas no volante e a tão esperada prova prática.

Para obter êxito em todas as etapas, é importante, além de atenção e compromisso, matricular-se em uma boa autoescola. Nós do IQ preparamos dicas que podem ser fundamentais para você não cair em golpes ou em autoescolas ruins. Confira:

Como escolher uma boa autoescola?

Lembre-se, tanto na prova teórica como na prática, você só verá o que foi ensinado. Por isso, é fundamental escolher uma escola responsável com a aprendizagem dos alunos.

Confira se a autoescola é credenciada: toda autoescola deve ser credenciada pelo Detran. Geralmente, o comprovante do credenciamento fica visível na recepção. Caso precise, você pode perguntar sobre o credenciamento ou conferir no site da autoescola. Se ela não for credenciada, suas horas de aula não serão aceitas pelo Detran. Isso impossibilitará a sua participação no exame teórico e no prático.

Verifique o índice de aprovação: procure saber o índice de aprovação da sua autoescola. A maioria das autoescolas podem ser verificadas no site do Detran. Assim, você consegue ter uma ideia sobre a reputação da autoescola. Como cada cidade conta com um site diferente, a verificação pode variar. Por exemplo, no Detran de São Pulo, você tem três formas de checar o índice de aprovação de uma autoescola: pelo nome, pela região ou baixando um arquivo com a listagem de todas elas.

SAIBA+IQ: Tudo o que você precisa saber sobre a placa padrão Mercosul

Pesquise e desconfie: faça orçamentos em várias unidades da sua região e compare os preços. Mas lembre-se que o valor da autoescola não deve ser o seu principal critério. Se uma autoescola apresentar valores muito diferente dos concorrentes, desconfie e questione o motivo do preço ser tão baixo.

Não aceite fraudes: infelizmente, ainda é muito comum encontrar escolas que ofereçam o “quebra”, que nada mais é do que pagar para ser aprovado automaticamente, sem realizar as provas. Se você fizer um orçamento ou na hora de fechar o negócio algum funcionário da autoescola oferecer métodos ilícitos, não aceite e procure outro estabelecimento. Autoescolas envolvidas em fraudes podem perder seu credenciamento, o que prejudicará o seu aprendizado e comprometerá a sua aprovação.

Confira se a autoescola trabalha com veículos adaptados: caso você tenha algum tipo de deficiência física que necessite de um carro adaptado, verifique previamente se a sua autoescola dispõe de veículos equipados. Geralmente, entre as adaptações estão: câmbio automático, rampas, assentos de elevação, prolongamento de pedais, volante com pomos giratórios e central elétrica, comandos universais de aceleração e frenagem.

Procure bons professores: pergunte a outros alunos sobre as aulas. Em alguns estabelecimentos, é comum que o professor coloque filmes prontos na aula. Exija aulas com qualidade e orientação. Se possível, solicite uma aula experimental para ver as condições da sala e como o curso é ministrado. Peça um feedback aos alunos tanto das aulas teóricas com das práticas.

Verifique os veículos da autoescola: peça para ver as condições dos veículos da autoescola, se são novos e se contam com equipamentos de segurança em perfeito estado. Confira se existem extintores e pedais no assento do carona, para o instrutor. Lembre-se que, provavelmente, este mesmo veículo será usado no dia da sua avaliação.

Disponibilidade de aulas: antes de começar, verifique a disponibilidade de turmas e aulas práticas. Isso ajuda a calcular o tempo do seu processo de aprendizagem. Ajustar essa agenda vai ajudar a sua passagem pela autoescola ser a mais breve possível.

Aulas no percurso da prova: o percurso da avaliação será sempre o mesmo, por isso pergunte se a autoescola faz pelo menos uma aula no percurso da prova para que você se familiarize com os desafios.

Como encontrar uma autoescola?

Se quiser conferir mais informações sobre as autoescolas da sua região, consulte o site do Detran do seu Estado:

Acre – http://www.detran.ac.gov.br/
Alagoas – http://www.detran.al.gov.br/
Amapá – http://www.detran.ap.gov.br/
Amazonas – http://www.detran.al.gov.br/
Bahia – http://www.detran.ba.gov.br/
Ceará – http://www.detran.ce.gov.br/
Distrito Federal – http://www.detran.df.gov.br/
Espírito Santo – http://www.detran.es.gov.br/
Goiás – http://www.detran.go.gov.br/
Maranhão – http://www.detran.ma.gov.br/
Mato Grosso – http://www.detran.mt.gov.br/
Mato Grosso do Sul – http://www.detran.ms.gov.br/
Minas Gerais – http://www.detran.mg.gov.br/
Pará – http://www.detran.pa.gov.br/
Paraíba – http://www.detran.pb.gov.br/
Paraná – http://www.detran.pr.gov.br/
Pernambuco – http://www.detran.pe.gov.br/
Piauí – http://www.detran.pi.gov.br/
Rio de Janeiro – http://www.detran.rj.gov.br/
Rio Grande do Norte – http://www.detran.rn.gov.br/
Rio Grande do Sul – http://www.detran.rs.gov.br/
Rondônia – http://www.detran.ro.gov.br/
Roraima – http://www.detran.rr.gov.br/
Santa Catarina – http://www.detran.sc.gov.br/
São Paulo – http://www.detran.sp.gov.br/
Sergipe – http://www.detran.se.gov.br/
Tocantins – http://www.detran.to.gov.br/

SAIBA+IQ: Descubra como o preço do seguro auto é calculado

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)