Despachante online: economia de tempo ou furada?

Por Redação IQ 360

documento_veículo

O despachante é o profissional que encaminha e acompanha o trâmite de documentos em repartições e serviços públicos, como em 2ª via do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e retirada da carteira de habilitação, por exemplo. A atividade já é comum há anos, a novidade é que agora é possível contratar o profissional online.

Alguns serviços relacionados aos veículos são burocráticos, e o despachante é um auxílio para aqueles que não desejam ou que não têm conhecimento para realizar esses processos. Além disso, contratar o profissional acaba sendo também uma economia de tempo – o que melhora com a possibilidade de fazê-lo online.

SAIBA+IQ: Transferência de veículos: documentos necessários e taxas

Quais serviços são oferecidos pelo despachante?

Os despachantes realizam uma série de serviços em que é necessário, em muitos casos, encaminhar documentos ou se deslocar até o Detran. Dentre eles, estão:

  • Consulta de situação do veículo;
  • Emplacamento;
  • Alteração de placa;
  • Segunda via de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Transferência de documentos;
  • Alteração de características do veículo;
  • Documento de compra e venda.

SAIBA+IQ: Vai comprar um veículo usado? Fique atento para não ser enganado

Quanto custa um despachante?

Não há valores fixos para o serviço do despachante. Os preços mudam de acordo com a região e também de profissional para profissional. O preço pode variar até 700% entre um despachante e outro, segundo noticiado pelo G1 Minas.

Usando como base a tabela de honorários do Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná (Sindepar) podemos notar que os preços variam de acordo com o serviço prestado – vão de R$ 35 para consultas na internet a R$ 400 para aquisições judiciais, por exemplo.

SAIBA+IQ: O erro mais comum das férias: não fazer a revisão no veículo

Principais despachantes online

Atualmente há dois principais sites que oferecem os serviços de despachante, o Dok Despachante e o Meu Despachante.

O Dok Despachante é uma empresa com escritório no interior de São Paulo. Desde 2006 auxilia os seus clientes com serviços relacionados ao Detran, com a proposta de atendimento totalmente online e pagamento facilitado no cartão de crédito.

Para contratar o Dok é necessário que o veículo seja de São Paulo – o licenciamento veicular é feito online para todo o Brasil.

Mas, procedimentos como regularização de carro rebaixado, emissão de segunda via, transferência de proprietários e documente de compra e venda só estão disponíveis para quem reside na cidade de Sorocaba – sede da empresa.

De acordo com avaliação do Reclame Aqui, a Dok Despachante tem uma reputação regular entre os clientes com nota de 6,1 em uma escala de 0 a 10. Nos últimos 6 meses respondeu a 96% das reclamações feitas e solucionou 85% dos problemas de seus consumidores, o que chama a atenção é que apenas 30% dos clientes que tiveram problemas voltariam a fazer negócio com a empresa.

A empresa de Sorocaba-SP atua no setor de despachante online desde 2016 e atende clientes de todos os municípios paulistas. Por meio de parceria entre despachantes, Detran e Mercado Pago a promessa do Meu Despachante é solucionar problemas com veículos de forma mais rápida e prática.

A empresa notifica os seus clientes quando os prazos de pagamentos impostos e outros títulos estão próximos, além de resolver questões pendentes com o veículo, como multas, seguro obrigatório, licenciamento e outros débitos.

Na avaliação do Reclame Aqui, o Meu Despachante apresenta uma boa reputação entre os clientes e recebeu nota 7 em uma escala que vai até 10. Nos últimos seis meses respondeu a todas as reclamações feitas pela plataforma, e tem um, índice de resolução dos problemas de 77,9%. No entanto apenas metade, 51%, dos clientes voltaria a fazer negócios com a empresa.

SAIBA+IQ: Conheça 10 situações que podem ocorrer ao ter de acionar o seguro e o que fazer em cada caso

Vale a pena contratar um despachante online?

A resposta é: depende. Tudo varia de caso para caso. Em muitas situações vale sim a pena acionar um despachante, seja ele online ou não – se optar pelo online, certifique-se de que o site é realmente íntegro, pesquise no Reclame Aqui e peça recomendações para clientes antigos.

A contratação do profissional pode representar uma economia de tempo e, além disso, o despachante sabe exatamente os caminhos para que sua solicitação seja cumprida com mais agilidade. Porém, essa facilidade tem um custo. O despachante é um intermediário entre você e o órgão público, e justamente por fazer essa ponte o profissional cobra taxas adicionais.

Se você quer algo mais econômico e não se importa de gastar um tempo com isso, pode optar fazer todo o processo por conta própria. Portanto, avalie a sua situação e faça as contas em relação aos honorários do despachante para saber se vale ou não a pena contratá-lo.

SAIBA+IQ: Descubra como o preço do seguro auto é calculado

 

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!