Como consultar multas pela placa

Por Redação IQ 360

como-consultar-multas

Saber como consultar multas pela placa é algo importante. Seja porque você está pensando em comprar um carro usado e precisa saber a situação dele, ou porque você quer checar se existe alguma multa pendente ligada ao seu veículo.

Pensando nisso, o IQ desenvolveu uma ferramenta gratuita que vai ajuda-lo a consultar multas com mais facilidade e rapidez: o Consulta Placa.

Neste texto, vamos explicar os documentos que você precisa ter em mãos para usar o Consulta Placa.

Quais documentos preciso para consultar minhas multas?

Para consultar se há multas pendentes atreladas ao seu veículo, você precisa dos seguintes documentos:

  • Placa do Carro;
  • Número Renavam

Eles são necessários para que o sistema de busca encontre as informações referentes ao veículo e suas multas.

Como usar o Consulta Placa para ver as multas do carro

O Consulta Placa foi criado para ajudá-lo a encontrar informações sobre veículos com mais facilidade.

Com ele, além de consultar as multas de um carro específico, você consegue também ter mais informações sobre aquele modelo, como valor Fipe, evolução do preço e desvalorização histórica. Também é possível cotar opções de financiamento em diversos bancos e o preço do seguro auto de forma personalizada.

Caso queira saber a procedência do veículo, a ferramenta também apresenta dados importantes, como visualizar a ficha técnica, ver restrições do Detran, IPVA, débitos e o Gravame.

Usar o Consulta Placa para checar multas pendentes é simples, e seguindo esses passos, em menos de dois minutos você encontra a resposta que precisa:

  1. Acesse o Consulta Placa clicando aqui. Na página inicial, é preciso que você informe alguns dados para o sistema poder encontrar as informações sobre a placa do veículo.Assim, coloque a placa do carro, seu nome, email e confirme o protocolo de segurança assinalando o box ao lado da frase “Não sou um robô”. Em seguida, clique em “Pesquisar”:

consulta-placa-home

  1. A próxima página tem as principais informações do veículo. Nela, você pode consultar a ficha técnica e saber o ano do carro, a situação de seu chassi, o valor na tabela Fipe, entre outros dados que podem ajudar, sobretudo se estiver pensando em comprar o automóvel.

consulta placa resultado 1

  1. Arrastando para baixo, você tem acesso ao painel que vai informar as multas vinculadas àquela placa. Mas, atenção: é preciso antes informar o número Renavam. Se você estiver pesquisando sobre um carro que está cogitando comprar, não se esqueça de pedir ao vendedor o Renavam. Após colocar o número, clique em “Pesquisar”.

multas detran renavam

  1. Na sequência, será exibido se o veículo tem multas em aberto.
não há multas
Quando o carro não tem multas, essa será a tela exibida.
multas
Com multas, é uma página como essa que será exibida para você

5. O Consulta Placa também oferece outras funcionalidades para ajudá-lo a comprar um carro usado ou cuidar do veículo, caso já seja seu.
Com ele você pode, por exemplo:

  • Ver o preço na Tabela Fipe e sua variação nos últimos meses:

tabela fipe

 

  • Simular o financiamento do automóvel em diferentes financiadoras, como Porto Seguro, BV Financeira, Santander e Banco do Brasil:

financiamento

  • Simular Seguro Auto cotando valores e podendo contratar o serviço completamente online na plataforma do IQ Seguros, que tem parcerias com seguradoras como a Porto Seguro, Itaú Seguros, Azul e mais 9 parceiras.

seguro auto

Outros lugares para consultar sua multa

Você também pode consultar sua multa no site do Detran de seu estado. Porém, ele não apresenta somente dados de multas, além de ter uma interface pouco intuitiva. Por isso, sempre que quiser saber a procedência de um veículo e demais dados, utilize o Consulta Placa, um produto do IQ totalmente grátis para você.

As informações foram úteis?

Você não achou esse artigo útil.
Nos ajude a melhorar! Como podemos tornar esse artigo mais útil?
Agradecemos pelo seu feedback!

As informações foram úteis?

0 / 5 (0 avaliação)